Especialização em Engenharia de Software - Curitiba - Paraná - PUCPR - Campus Curitiba - I4006

Home>Pós-graduação>Engenharia de Software>Curitiba>Especialização em Engenharia de Software - Curitiba - Paraná
 
Especialização em Engenharia de Software
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Especialização em Engenharia de Software - Curitiba - Paraná

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Telefone de Contato Ex: 24342243
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba, entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba:
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná Brasil
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná Brasil
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná Brasil
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná
Compartilhar esta página sobre Pós-graduação de Engenharia de Software:

Análise da Educaedu

Lenice Laflor
Especialização em Engenharia de Software
  • Modalidade

    As aulas são realizadas de forma presencial.

  • Duração

    A carga horária corresponde a 360h.

  • Certificado Oficial

    Especialista em Engenharia de Software

  • Considerações

    O programa de Especialização em Engenharia de Software, oferecido pela PUCPR, tem ênfase na qualificação profissional voltada para projeção, desenvolvimento e manutenção de softwares. Entre os conteúdos que fazem parte do programa de estudos do curso, destacamos: Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, Modelagem Orientada a Objetos, Padrões de Projeto, Processo de Desenvolvimento de Projetos, entre outros.

  • Dirigido a

    Este curso está dirigido a profissionais de Informática e áreas afins.

  • Área de atuação

    Empresas de informática, tecnologia, sites, etc.

  • Salário estimado

    O salário médio na área é de R$3.500,00.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Especialização em Engenharia de Software - Curitiba - Paraná Comentários sobre Especialização em Engenharia de Software - Curitiba - Paraná
Objetivos:
O crescimento da demanda no mercado por profissionais de engenharia de software altamente qualificados é notável e irreversível, em particular na área de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Este movimento atinge de imediato as organizações, que estão intensificando (como um fator competitivo importante) cada vez mais o uso de recursos computacionais para agilizar e racionalizar seus processos. A exigência de qualidade de projeto para um software corporativo altamente competitivo passa, inequivocamente, pela correta utilização do paradigma empregado e dos diferentes padrões de análise, projeto e arquitetura. Ela decorre do próprio modelo de evolução de um software, que em geral é projetado, desenvolvido e mantido por equipes ou indivíduos diferentes. É necessário, então, dominar o processo de desenvolvimento de software, para que ele seja competitivo em termos de produtividade e qualidade; fatores imprescindíveis à aceitação de um produto deste gênero. O paradigma da Orientação a Objetos é um padrão de fato. Ele traz muitos benefícios ao processo de construção de sistemas de software. Na fase de desenvolvimento, propicia aumento da produtividade, melhoria de qualidade e redução da complexidade dos sistemas. Durante a fase de manutenção, facilita a introdução de novos requisitos e a realização de modificações nos sistemas, reduzindo custos e prazos. Este curso abordará as metodologias e tecnologias orientadas a objetos, tais como o “Unified Process”, a linguagem UML, programação orientada a objetos, padrões de análise, projeto e arquitetura de software. Serão também abordadas questões ligadas à qualidade de software e gestão de projetos de tecnologia da informação. O conteúdo será ministrado através de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.
Dirigido a:
Profissionais da área de informática responsáveis por gerência, desenvolvimento e manutenção de software, também incluindo administradores de bancos de dados, analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada do paradigma da Orientação a Objetos.
Diploma:
Especialista em Engenharia de Software
Conteúdo:

   Proposta

O crescimento da demanda no mercado por profissionais de engenharia de software altamente qualificados é notável e irreversível, em particular na área de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Este movimento atinge de imediato as organizações, que estão intensificando (como um fator competitivo importante) cada vez mais o uso de recursos computacionais para agilizar e racionalizar seus processos.

A exigência de qualidade de projeto para um software corporativo altamente competitivo passa, inequivocamente, pela correta utilização do paradigma empregado e dos diferentes padrões de análise, projeto e arquitetura. Ela decorre do próprio modelo de evolução de um software, que em geral é projetado, desenvolvido e mantido por equipes ou indivíduos diferentes. É necessário, então, dominar o processo de desenvolvimento de software, para que ele seja competitivo em termos de produtividade e qualidade; fatores imprescindíveis à aceitação de um produto deste gênero. O paradigma da Orientação a Objetos é um padrão de fato. Ele traz muitos benefícios ao processo de construção de sistemas de software. Na fase de desenvolvimento, propicia aumento da produtividade, melhoria de qualidade e redução da complexidade dos sistemas.

 Durante a fase de manutenção, facilita a introdução de novos requisitos e a realização de modificações nos sistemas, reduzindo custos e prazos. Este curso abordará as metodologias e tecnologias orientadas a objetos, tais como o “Unified Process”, a linguagem UML, programação orientada a objetos, padrões de análise, projeto e arquitetura de software. Serão também abordadas questões ligadas à qualidade de software e gestão de projetos de tecnologia da informação. O conteúdo será ministrado através de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.

   Público

Profissionais da área de informática responsáveis por gerência, desenvolvimento e manutenção de software, também incluindo administradores de bancos de dados, analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada do paradigma da Orientação a Objetos.

   Local

Campus Curitiba - Prado Velho

   Dias e horários

Sábado - 08h20min às 12h50min
Sábado - 13h30min às 18h00min


   Periodicidade

Quinzenal

   Carga Horária

360 horas

 Início    Término    Vagas
20 de setembro de 2008   março de 2010      30


Disciplinas
  • Arquitetura de Software

    Introdução à arquitetura de software. Introdução a padrões de arquitetura. Linguagens de descrição de arquitetura. Arquitetura de software organizada em visões.

    Carga horária: 30
  • Engenharia de Requisitos

    O Contexto da Engenharia de Requisitos - visão geral: léxico, processos, técnicas, ferramentas. A Engenharia de Requisitos e sua Aplicação nas Organizações. Fases do Ciclo de Vida de Projeto. Gerência de Projeto. O Contexto da Identificação de Demanda. Estudo de Viabilidade. Modelo Lógico. Modelo Físico. Gerência de Requisitos. Implantação de Gerência de Requisitos. Perspectivas da Engenharia de Requisitos.

    Carga horária: 30
  • Epistemologia

    A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

    Carga horária: 15
  • Ética

    A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

    Carga horária: 15
  • Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação

    Por que os projetos falham? Indicadores internacionais e nacionais sobre o desempenho de projetos. O PMBOK – A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Grupos de Processos na condução de Projetos. Gerência de Escopo. Gerência de Tempo. Gerência de Risco. Gerência de Integração. Gerência de Comunicação. Gerência de Custo. Gerência de Recursos Humanos. Gerência de Aquisição. Gerência de Qualidade. Ferramentas de Apoio ao Gerenciamento de Projetos. Tópicos especiais em Gerência de Projetos.

    Carga horária: 30
  • Interface Homem-Máquina

    Arquitetura de sistemas reativos. Fatores humanos e aspectos de ergonomia. Gerenciadores de janelas. Objetos de interação. Controle de diálogo. Patterns para projetos de interface homem-computador. Estudo de casos.

    Carga horária: 30
  • Metodologia Científica

    A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

    Carga horária: 15
  • Modelagem Orientada a Objetos

    Razões para uso de orientação a objetos. A linguagem UML. Orientação a objetos e ambiente de software. Estudo de caso. Contexto do modelo. A descoberta dos objetos. Técnica de validação de modelos. Documentação do modelo.

    Carga horária: 30
  • Padrões de Projeto

    Estudo dos principais patterns de projeto e programação documentados na Literatura e a sua aplicação em sistemas orientados a objetos, usando a linguagem Java.

    Carga horária: 30
  • Processo de Desenvolvimento de Projetos

    Principais abordagens de desenvolvimento. Conceitos atuais no desenvolvimento de software. Tipos de ciclo de vida. Desenvolvimento de um projeto de software em todas as suas fases.

    Carga horária: 45
  • Processo Unificado

    Engenharia de requisitos. Método Unified Process: ciclo de vida de sistemas orientados a objetos, desenvolvimento iterativo e incremental, desenvolvimento de software em grupo e reutilização de experiências em modelagem.

    Carga horária: 30
  • Programação Orientada a Objetos

    Classe. Interface. Uso de bibliotecas padrão (I/O e serialização). Aplicação e uso de padrões de estrutura de dados (Vetores, Matrizes, Listas Encadeadas, Hash Table, Sort). Uso e contextualização de templates, polimorfismo, herança e agregação.

    Carga horária: 30
  • Qualidade de Software

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Engenharia de Software: