Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa

  • Modalidade
    Modalidade semi-presencial para as aulas.
  • Duração
    O curso tem duração de dois anos.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa é entregue ao aluno na conclusão.
  • Considerações
    A Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa objetiva a promoção da especialização dos profissionais que atuam com o Francês, oferecendo uma profunda atualização em teoria e metodologia. Os assuntos abordados nas disciplinas estão relacionados a temas culturais dos países que falam francês, fazendo uso de material didático atual e que prima pela inovação. Nas aulas os estudos se concentram na Literatura Francesa e produtos literários advindos de outros países que também falam esse idioma. O curso é dividido em 4 partes: Aperfeiçoamento das Competências Orais e Escritas em Língua Francesa, Literaturas de Expressão Francesa, Metodologia e Pesquisa. As aulas são realizadas inteiramente em francês, com incentivo aos aluno na participação de eventos científicos e publicação de pesquisa.
  • Dirigido a
    Estudo dirigido a graduados em qualquer área do conhecimento, e que fale bem a língua francesa.
  • Área de atuação
    Essa formação permite atuação na área de ensino de Literatura, em escolas e universidades. É possível trabalhar em Aliança Francesa e Presidência da República Federativa do Brasil.

Comentários sobre Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa - Semi-presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    A demanda por profissionais qualificados em Francês tem aumentado progressivamente nos últimos anos por vários fatores, como por exemplo a instalação de grandes empresas francesas no país, a ampliação de oferta de vagas para professores do idioma na rede pública e particular de ensino, além do crescimento do mercado de trabalho para tradução de obras da língua francesa e francófona. Apesar disso, os estudantes que desejam continuar a sua formação em Francês só encontram cursos de pós-graduação stricto sensu, voltados especificamente para a pesquisa e para a atuação no ensino superior. Para preencher essa lacuna, o renomado Departamento de Francês da PUC-SP está promovendo o primeiro curso de Especialização lato sensu em Francês, denominado "Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa". Com corpo docente altamente qualificado e reconhecido internacionalmente na área, o curso integra pesquisa e ensino e propicia a reflexão crítica de práticas pedagógicas no trabalho com o Francês como língua estrangeira, capacitando os participantes para atuar em áreas específicas, como o ensino a distância. O objetivo é promover a especialização dos profissionais de língua francesa, propiciando o aprofundamento e a atualização em nível teórico e metodológico. Os conteúdos das diferentes disciplinas abordam questões da cultura dos países de língua francesa de forma transversal com o uso de material didático atualizado e inovador. Além da literatura da França, serão estudadas as produções literária de outros países de língua francesa, como a Argélia, o Marrocos, a Tunísia, a Suíça e a Bélgica, entre outros. Com duração de dois anos e carga horária de 390 horas, o curso é dividido em quatro núcleos: "Aperfeiçoamento das Competências Orais e Escritas em Língua Francesa", "Literaturas de Expressão Francesa", "Metodologia" e "Pesquisa". Parte do curso será oferecida a distância, com base na sólida experiência com essa metodologia de ensino desenvolvida pelos professores há mais de dez anos. O curso será ministrado integralmente em língua francesa. Ao final do curso, os participantes deverão defender oralmente um mémoire (monografia) redigido em língua francesa. Os alunos serão incentivados a participar de eventos científicos e publicar suas pesquisas na área com o apoio do GIEF - Grupo de Pesquisa Interfaces do Ensino do Francês.
  • Dirigido a
    Graduados em qualquer área do conhecimento, com bom nível de língua francesa.
  • Titulação
    Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    NÚCLEO I: APERFEIÇOAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E ESCRITAS EM LÍNGUA FRANCESA


    - Língua Francesa: compreensão e expressão oral
    - Língua Francesa: leitura e produção de textos*
    - Especificidades do Texto em Francês*

    NÚCLEO II: LITERATURAS DE EXPRESSÃO FRANCESA

    - Literatura Francesa
    - Literaturas Francófonas
    - Estudos Críticos de Literaturas de Expressão Francesa

    NÚCLEO III: METODOLOGIA


    - Didática do FLE - Francês Língua Estrangeira
    - Evolução da Didática do FLE -Francês Língua Estrangeira
    - Francês para Fins Específicos
    - FLEAD - Francês Língua Estrangeira a Distância*

    NÚCLEO IV: PESQUISA


    - Metodologia de Pesquisa*
    - Orientação de Monografia

    * estas disciplinas serão oferecidas a distância, online.

Outro curso relacionado com francês

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |