Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa

  • Modalidade
    Modalidade semi-presencial para as aulas.
  • Duração
    O curso tem duração de dois anos.
  • Certificado Oficial
    Um diploma de Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa é entregue ao aluno na conclusão.
  • Considerações
    A Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa objetiva a promoção da especialização dos profissionais que atuam com o Francês, oferecendo uma profunda atualização em teoria e metodologia. Os assuntos abordados nas disciplinas estão relacionados a temas culturais dos países que falam francês, fazendo uso de material didático atual e que prima pela inovação. Nas aulas os estudos se concentram na Literatura Francesa e produtos literários advindos de outros países que também falam esse idioma. O curso é dividido em 4 partes: Aperfeiçoamento das Competências Orais e Escritas em Língua Francesa, Literaturas de Expressão Francesa, Metodologia e Pesquisa. As aulas são realizadas inteiramente em francês, com incentivo aos aluno na participação de eventos científicos e publicação de pesquisa.
  • Dirigido a
    Estudo dirigido a graduados em qualquer área do conhecimento, e que fale bem a língua francesa.
  • Área de atuação
    Essa formação permite atuação na área de ensino de Literatura, em escolas e universidades. É possível trabalhar em Aliança Francesa e Presidência da República Federativa do Brasil.

Comentários sobre Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa - Semi-presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    A demanda por profissionais qualificados em Francês tem aumentado progressivamente nos últimos anos por vários fatores, como por exemplo a instalação de grandes empresas francesas no país, a ampliação de oferta de vagas para professores do idioma na rede pública e particular de ensino, além do crescimento do mercado de trabalho para tradução de obras da língua francesa e francófona. Apesar disso, os estudantes que desejam continuar a sua formação em Francês só encontram cursos de pós-graduação stricto sensu, voltados especificamente para a pesquisa e para a atuação no ensino superior. Para preencher essa lacuna, o renomado Departamento de Francês da PUC-SP está promovendo o primeiro curso de Especialização lato sensu em Francês, denominado "Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa". Com corpo docente altamente qualificado e reconhecido internacionalmente na área, o curso integra pesquisa e ensino e propicia a reflexão crítica de práticas pedagógicas no trabalho com o Francês como língua estrangeira, capacitando os participantes para atuar em áreas específicas, como o ensino a distância. O objetivo é promover a especialização dos profissionais de língua francesa, propiciando o aprofundamento e a atualização em nível teórico e metodológico. Os conteúdos das diferentes disciplinas abordam questões da cultura dos países de língua francesa de forma transversal com o uso de material didático atualizado e inovador. Além da literatura da França, serão estudadas as produções literária de outros países de língua francesa, como a Argélia, o Marrocos, a Tunísia, a Suíça e a Bélgica, entre outros. Com duração de dois anos e carga horária de 390 horas, o curso é dividido em quatro núcleos: "Aperfeiçoamento das Competências Orais e Escritas em Língua Francesa", "Literaturas de Expressão Francesa", "Metodologia" e "Pesquisa". Parte do curso será oferecida a distância, com base na sólida experiência com essa metodologia de ensino desenvolvida pelos professores há mais de dez anos. O curso será ministrado integralmente em língua francesa. Ao final do curso, os participantes deverão defender oralmente um mémoire (monografia) redigido em língua francesa. Os alunos serão incentivados a participar de eventos científicos e publicar suas pesquisas na área com o apoio do GIEF - Grupo de Pesquisa Interfaces do Ensino do Francês.
  • Dirigido a
    Graduados em qualquer área do conhecimento, com bom nível de língua francesa.
  • Titulação
    Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    NÚCLEO I: APERFEIÇOAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORAIS E ESCRITAS EM LÍNGUA FRANCESA


    - Língua Francesa: compreensão e expressão oral
    - Língua Francesa: leitura e produção de textos*
    - Especificidades do Texto em Francês*

    NÚCLEO II: LITERATURAS DE EXPRESSÃO FRANCESA

    - Literatura Francesa
    - Literaturas Francófonas
    - Estudos Críticos de Literaturas de Expressão Francesa

    NÚCLEO III: METODOLOGIA


    - Didática do FLE - Francês Língua Estrangeira
    - Evolução da Didática do FLE -Francês Língua Estrangeira
    - Francês para Fins Específicos
    - FLEAD - Francês Língua Estrangeira a Distância*

    NÚCLEO IV: PESQUISA


    - Metodologia de Pesquisa*
    - Orientação de Monografia

    * estas disciplinas serão oferecidas a distância, online.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber se é possivel fazer esse curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa à distância, estou em João Pessoa. Sou formada em Letras e estou retomando os meus estudos depois de uma temporada na França. Fui professora de francês em Campina Grande, fazendo parte de um projeto da UFPB, para a reabilitação dessa língua nas escolas da rede publica. "

Rossana para Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa

Paraíba

"Gostaria de um pouco mais de esclarecimentos sobre o curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa: 1. Qual a carga horário do curso? 2. Sendo este curso semi-presencial em quanto tempo se deve finalizá-lo? 3. Quais as opções de dias e horários da semana deverá ser a presença na universidade? 4. Como é o processo seletivo? 5. Qual o preço do curso? "

Elaine para Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa

São Paulo

"Sou formada em Letras com habilitações em literaturas e língua portuguesa, e o meu objetivo era fazer Letras afim de conseguir habilitação em língua francesa até por que já tenho vários cursos em língua francesa. Moro em Macapá. Nesse momento gostaria de saber qual a possibilidade em fazer minhas pós online em língua francesa, e seus respectivos valores. "

Lêda para Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa

Amapá

Outro curso relacionado com Francês

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |