Especialização em Filosofia e Literatura

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Especialização em Filosofia e Literatura

  • Modalidade
    A Especialização em Filosofia e Literatura que a PUCPR dá é presencial.
  • Certificado oficial
    Especialista em Filosofia e Literatura: esse é o título que o aluno recebe.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Brasil (PUCPR) é classificada como a melhor universidade privada do Paraná. Ela oferece uma rede de bibliotecas, cinco campi, fomento à pesquisa, programas de iniciação científica, projetos de extensão e cursos de língua estrangeira. A Especialização em Filosofia e Literatura é um curso que desenvolve o estudo da literatura e do pensamento filosófico para aproximar o fazer e o pensar. A ideia é que, em vez de um conteúdo histórico, o curso seja mais reflexivo e proponha diálogos e discussões sobre o tema.
  • Dirigido a
    A Especialização em Filosofia e Literatura é um curso voltado para profissionais com formação Ciências Humanas.
  • Área de atuação
    Egressos desta especialização podem atuar em universidades e centros de estudo.

Comentários sobre Especialização em Filosofia e Literatura - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    O Curso de Especialização em Filosofia e Literatura tem por objetivo provocar um maior diálogo entre os que estão, direta ou indiretamente, envolvidos no exercício de atividades ligadas ao ensino e/ou aprendizagem da arte literária e do pensamento filosófico, promovendo assim uma reflexão em torno dessas duas áreas do saber humano que tão de perto se comunicam, sobretudo se pensarmos naquilo que envolve a perquirição em torno da existência humana. Nas palavras de Gilles Deleuze: “não se trata de fazer um romance filosófico, nem de colocar filosofia em um romance. Trata-se de fazer filosofia como romancista, ser romancista em filosofia”. O programa é elaborado com vistas a diminuir a distância entre as hoje muito apartadas esferas do “fazer” e do “pensar”, na esperança de que o curso possa ser, tanto para os interessados em filosofia quanto para os interessados em literatura, um verdadeiro convite ao pensamento. Por essa razão, ao invés de percorrer sistematicamente a história das mais variadas correntes do pensamento filosófico e literário, optamos por um currículo de formação menos extenso, de modo a ceder maior espaço a disciplinas que tematizam questões mais diretamente ligadas a essas duas áreas de interesse, em função do possível diálogo que pode ser estabelecido entre elas.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Embora orbite entre as esferas da filosofia e da literatura, o curso se dirige a todos os profissionais da área de Ciências Humanas, bem como àqueles interessados pela temática literária e filosófica
  • Titulação
    Especialista em Filosofia e Literatura
  • Conteúdo

    Disciplinas:

     
    - A literatura e o pensamento filosófico do início do século XX
    - Epistemologia
    - Ética
    - Filosofia da Literatura
    - Filosofia e Literatura: o trágico 
    - Filosofia iluminista e literatura: a obra de Rousseau
    - Fundamentos da Filosofia: um diálogo entre filosofia e literatura
    - Fundamentos da Literatura Brasileira
    - Lingüística e Semiologia
    - Literatura e Filosofia Contemporânea
    - Literatura e Filosofia na Idade Média 
    - Literatura, Filosofia e Existencialismo
    - Metodologia Científica
    - Nietzsche e a literatura russa

Últimas visitas ao curso

"Eu estou muito interessado em iniciar esta pós-graduação. Por favor enviar informações : - preço - presença (quantidade de aulas por mês) - data de início do curso - data finalização - matérias "

Felipe para Especialização em Filosofia e Literatura

Paraná

"Eu gostaria de fazer especialização em língua portuguesa e literatura brasileira que tem nos campus de curitiba. Será que posso fazer a distância? "

Andreia para Especialização em Filosofia e Literatura

Paraná

"Eu gostaria de ter mais informações sobre a pós-graduação em filosofia & literatura, como quando começa, como se faz para inscrever-se, horário das aulas, em que campus são ministradas as aulas, entre outros. Eu sou formada em comércio exterior porém tenho grande interesse no assunto, por este motivo fico no aguardo de seu contato. "

Eileen para Especialização em Filosofia e Literatura

Paraná

"Se fosse possível, gostaria de receber os programas das seguintes disciplinas ministradas na especialização em filosofia e literatura: "filosofia da literatura"; "filosofia e literatura: o trágico" e "fundamentos da filosofia: um diálogo entre filosofia e literatura". "

Abrahão para Especialização em Filosofia e Literatura

Rio Grande do Norte

"Gostaria de saber: >valor das mensalidades? >quais os dias das aulas presenciais? >se estão abertas as matrículas, e se não estão, quando deverão abrir? >O que garante a qualidade dessa pós? "

Ana para Especialização em Filosofia e Literatura

Santa Catarina

"Gostaria de saber quando haverá uma nova turma do curso de especialização em filosofia e literatura. Eu também gostaria de saber se há algum detalhes sobre o pagamento, pois como não moro em Curitiba, terei muito gasto para me manter na cidade e tenho muito interesse pelo curso. "

Rosimara para Especialização em Filosofia e Literatura

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |