Especialização em Filosofia

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Filosofia

  • Modalidade
    O curso de Especialização em Filosofia é realizado de forma presencial.
  • Duração
    A carga horária é de 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    Após o curso o aluno recebe o certificado de Especialista em Filosofia.
  • Considerações
    O curso de Especialização em Filosofia tem como objetivo a formação de profissionais especialistas no estudo, pesquisa e compreensão de questões éticas e políticas de nosso tempo. Dessa forma, esta instituição forma profissionais com participação efetiva de modo crítico e justo na sociedade, principalmente em discussões como pessoas éticas. Durante o curso o aluno estudo temas voltados aos pensamento dos principais filósofos como Platão, Sócrates, Hobbes, Locke, Rousseau, entre outros.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais bacharelados ou licenciados de qualquer área que estejam interessados no conhecimento e desenvolvimento do pensamento filosófico a partir da Ética e Filosofia Política.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar em pesquisas de estudo dos comportamento e pensamentos da sociedade baseado nos pensamentos de grandes Filósofos, afim de desenvolver um trabalho com ética e responsabilidade filosófica.

Comentários sobre Especialização em Filosofia - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    A linha de estudos Ética e Filosofia Política caracteriza um campo de estudo essencial à sociedade. A criação social e política pode ser teoricamente analisada desde um ponto de vista filosófico, por meio da análise das estruturas políticas predominantes nas sociedades antigas e modernas. Por sua vez, as estruturas políticas estão perpassadas pela discussão ética, cujos fundamentos podem ser procurados na natureza fundamental do ser humano ou na própria criação social dos homens. A procura por princípios éticos caracteriza uma atividade fundamental daqueles preocupados em gerar equilíbrio nas relações e a justa distribuição dos bens. A linha de estudos Semântica e Epistemologia propicia a investigação das bases teóricas para múltiplas disciplinas. A reflexão filosófica acerca do conhecimento, que remonta à Antiguidade, aos primórdios da Filosofia, envolve a análise da sua linguagem e permite esclarecer aquilo que participa da atividade humana de conhecer em geral e de transmissão de conhecimentos. Ao discutir e apresentar alternativas teóricas de explicação do fenômeno do conhecer e sua dependência de relações intersubjetivas mediadas lingüisticamente, a Epistemologia abre um horizonte de investigação fecundo, que pode e deve ser utilizado por todas as áreas do saber humano.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Bacharéis e licenciados de todas as áreas que tenham interesse em discutir e desenvolver habilidades e competências filosóficas a partir de estudos nas áreas de Ética, Filosofia Política, Epistemologia e Filosofia da Linguagem.
  • Titulação
    Especialista em Filosofia
  • Conteúdo

    Especialização em Filosofia

    Disciplinas e ementas

    Disciplinas do Núcleo Comum
    4 disciplinas de 30 horas-aula - carga horária total: 120 horas-aula

    Disciplinas da Linha de Estudos Ética e Filosofia Política
    2 disciplinas de 60 horas-aula e 4 disciplinas de 30 horas-aula - carga horária total: 240 horas-aula

    Disciplinas da Linha de Estudos Semântica e Epistemologia
    2 disciplinas de 60 horas-aula e 4 disciplinas de 30 horas-aula - carga horária total: 240 horas-aula

    Ao concluir estudos do Núcleo Comum, o estudante deverá optar por uma das duas linhas de estudos oferecidas pelo curso. Durante o segundo semestre do curso, enquanto iniciam as disciplinas das linhas de estudos 1 ou 2, os alunos devem escolher os orientadores para seus trabalhos de conclusão.

    Disciplinas do Núcleo Comum

     - FILOSOFIA TEÓRICA E FILOSOFIA PRÁTICA NO PENSAMENTO GREGO (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos dois grandes domínios em que, inaugural e tradicionalmente, se dividiu o pensamento filosófico clássico: o da filosofia teórica, incluindo a metafísica e a teoria da ciência, e o da filosofia prática, incluindo as doutrinas éticas e políticas da Antigüidade. Avaliação das questões relativas à unidade e à maior ou menor autonomia desses dois domínios.

     - LÓGICA E TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO (30 horas-aula)
    Ementa: Determinação do objeto principal da lógica: as estruturas argumentativas, seus componentes e suas regras. Apresentação da distinção entre lógica sentencial e lógica de predicados. Estabelecimento de relações entre as formalizações da lógica matemática e problemas semânticos relativos à função dos termos presentes nessa formalização (nomes, predicados, etc.). Questionamentos acerca do uso da noção de verdade na lógica. Apresentação dos vários tipos de argumentação possíveis: válidos, não-válidos, explicativos, retóricos.

     - INTRODUÇÃO À ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução e investigação de problemas e concepções fundamentais da ética e filosofia política a partir da análise de textos filosóficos clássicos e/ou contemporâneos, estabelecendo relações entre as diferentes correntes de pensamentos.

     - INTRODUÇÃO À TEORIA DO CONHECIMENTO (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo do conhecimento como uma temática filosófica através da apresentação dos problemas do conhecimento em seus diversos aspectos. Introdução ao debate filosófico do tema a partir dos principais filósofos. Esclarecimento dos elementos básicos das propostas de resolução dos problemas do conhecimento e estabelecimento de um diálogo crítico entre as diferentes correntes filosóficas.

    Disciplinas da Linha de Estudo Ética e Filosofia Política

     - O CONTRATUALISMO MODERNO (60 horas-aula)
    Ementa: Estudo das teorias do contrato social. Exposição e comentário das obras dos grandes pensadores da tradição contratualista: Hobbes, Pufendorf, Locke, Rousseau e Kant. Discussão do contraste entre as chamadas teorias do direito natural moderno e as teorias clássicas da lei natural. Apresentação dos conceitos modernos de estado de natureza, de pacto e contrato social, de direitos do homem, de consentimento, de obrigação, de sociedade civil, de vontade geral, de soberania. Indicação da herança contratualista do pensamento político contemporâneo.

     - TEORIAS ÉTICAS DA FILOSOFIA MODERNA (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das três grandes correntes éticas da filosofia moderna. As teorias do sentimento moral: Hume, Hutcheson, Adam Smith. A filosofia moral de Kant. O utilitarismo de Bentham e John Stuart Mill. O conceito de simpatia e as teorias do sentimento moral. O conceito kantiano de vontade livre e a teoria do imperativo categórico. Egoísmo, busca da felicidade e moral utilitarista com o hedonismo universalista. Discussão do contraste de princípio entre essas três grandes correntes do pensamento político moderno. Indicação da herança utilitarista no pensamento ético contemporâneo. As raízes kantianas do debate contemporâneo sobre o princípio de universalidade.

     - A ÉTICA DAS VIRTUDES (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos diferentes modelos teleológicos da ação moral. Análise da obra Ética a Nicômaco e as suas interpretações, estabelecendo relações com outros modelos éticos.

     - PRINCIPAIS CORRENTES DA FILOSOFIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das principais correntes da filosofia política contemporânea. Definição, análise e estabelecimento de relações entre o liberalismo, o comunitarismo, o marxismo, a escola de Frankfurt e o neo-contratualismo.

    PROBLEMAS DE ÉTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (60 horas-aula) -
    Ementa: Análise das principais teorias da justiça. Caracterização dos conceitos de identidade e diferença na ética. Compreensão dos temas ligados à bioética e ao meio ambiente. Estudo das implicações da ética na tecnologia.

     - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM FILOSOFIA (30 horas-aula)
    Ementa: Compreensão e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para capacitar e possibilitar (1) a compreensão dos aspectos e processos epistemológicos, metodológicos, ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano, especialmente na filosofia e nas ciências; (2) a análise histórica e sistemática da natureza e da função da ciência (a) as descobertas, problemas, hipóteses e teorias, (b) os critérios epistemológicos e (c) os procedimentos lógicos e metodológicos na produção de conhecimento.

    Disciplinas da Linha de Estudos Semântica e Epistemologia

     - TEORIA DA CIÊNCIA NA FILOSOFIA ANTIGA (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo da filosofia antiga e do surgimento da episteme como elemento de aglutinação da prática científica grega e mesmo posterior. Aprofundamento dos elementos relativos à postura filosófica com o desenvolvimento da relação entre a discussão filosófica e a descrição ontológica do ente como coisa. Apresenta-se o plano inicial do surgimento das ciências no ocidente com os elementos filosóficos gregos que se mantém no surgimento científico moderno e contemporâneo.

     - O PROBLEMA DO CONHECIMENTO NA MODERNIDADE (30 horas-aula)
    Ementa: Apresentação e introdução histórica ao estudo das teorias do conhecimento produzidas na época moderna. O racionalismo moderno e o conhecimento. Dúvida, cogito, provas da existência de Deus e conhecimento dos objetos físicos em Descartes. A teoria de Leibniz das idéias e do conhecimento. A tradição empirista: a teoria das idéias e do conhecimento perceptual em Locke. A teoria das idéias e o ceticismo de Hume. O Idealismo de Berkeley. A filosofia crítica de Kant: a doutrina transcendental dos elementos. A doutrina das categorias e a analítica dos princípios.

     - AS TEORIAS DO SIGNIFICADO E DA VERDADE NO NASCIMENTO DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo da temática filosófica da verdade a partir do legado aristotélico-tomista da verdade como adequação entre inteligível e sensível. A verdade compreendida como uma propriedade da linguagem filosófica e não do real sensível. A proposta da verdade como correspondência em suas modificações e críticas: a questão do critério de verificação e da evidência. A formalização da verdade através da linguagem lógica e as implicações semânticas.

     - FENOMENOLOGIA E TEORIA DO CONHECIMENTO (30 horas-aula)
    Ementa: O estudo da fenomenologia em suas bases husserlianas fundamentais e naquilo que se refere à teoria do conhecimento. A fenomenologia compreendida como movimento filosófico, e não apenas como método de investigação. A crítica do psicologismo e do relativismo historicista mediante uma nova concepção da relação sujeito-objeto: a estrutura intencional da consciência. A fenomenologia como nova teoria do conhecimento: o mundo da vida e o acesso às coisas mesmas; a constituição intencional dos objetos do conhecimento. Filosofias fenomenológicas: Heidegger, Sartre, Merleau-Ponty, e Levinas. A compreensão da implicação da fenomenologia nas ciências humanas.

     - PROBLEMAS DE SEMÂNTICA E EPISTEMOLOGIA CONTEMPORÂNEOS (60 horas-aula)
    Ementa: Exposição das dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem. Apresentação das diferenças entre a visão logicista e a filosofia da linguagem ordinária e entre o reducionismo e o holismo semântico e epistemológico. Abordagem da questão fundamental do conhecimento: a justificação da verdade de afirmações de saber. Distinção entre externalismo e internalismo. A renovação de problemas clássicos da filosofia: empirismo, racionalismo, ceticismo, a partir da virada lingüística ocorrida no século XX.

     - SEMINÁRIO E PESQUISA FILOSÓFICA (30 horas-aula)
    Ementa: Compreensão e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para capacitar e possibilitar (1) a compreensão dos aspectos e processos epistemológicos, metodológicos, ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano, especialmente na filosofia e nas ciências; (2) a análise histórica e sistemática da natureza e da função da ciência (a) as descobertas, problemas, hipóteses e teorias, (b) os critérios epistemológicos e (c) os procedimentos lógicos e metodológicos na produção de conhecimento.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber o valor das mensalidades do curso de mestrado em filosofia. Eu também gostaria de ser informado sobre a possibilidade de bolsas remuneradas pela UCS. "

Gabriel para Especialização em Filosofia

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber o valor da mensalidade do mestrado e também queria ser informado em relação aos horários de aula se são diurnos no período da manha ou tarde, ou noturnos. por fim gostaria de saber se há bolsas remuneradas disponíveis, auxilio, moradia, alimentação e transporte. "

Gabriel para Especialização em Filosofia

Rio Grande do Sul

"Eu estou concluindo minha graduação de bacharel em filosofia este ano, e estou começando a pesquisar os cursos de pós-graduação. Eu gostei muito deste e gostaria de maiores informações a respeito do curso(quanto a preço, quantos dias no mês). "

Verônica para Especialização em Filosofia

Santa Catarina

"Por gentileza, estou muito interessado em cursar uma especialização em filosofia, e para tanto gostaria de mais informações a respeito, como datas para inscrição e início, e valores. "

Maygon para Especialização em Filosofia

Paraná

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |