Especialização em Finanças Corporativas

Solicite informação sem compromisso FASETE - Faculdade Sete de Setembro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Finanças Corporativas - Presencial - Paulo Afonso - Bahia

  • Objectivos
    Oferecer aos gestores da cidade de Paulo Afonso e região conhecimentos sobre a área financeira das empresas para o desenvolvimento técnico e gerencial nas tomada de decisão em ambientes dinâmicos e competitivos. Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos técnicos para que os participantes possam analisar e tomar decisões a respeito de sistemas financeiros, projetos de investimento e operações com mercados corporativos que operam em níveis nacional e estrangeiro.
  • Titulação
    Especialização em Finanças Corporativas.
  • Conteúdo

    Estrutura Curricular
    Teoria Econômica – 30 h/a
    Sistema econômico – Políticas macroeconômicas – Inflação – Demanda agregada – Oferta agregada – Investimentos – Moeda e mercado monetário – Oferta e demanda – Os mercados – Economia da empresa – Funcionamento de uma empresa competitiva – Funcionamento de uma grande empresa – Grandes desafios econômicos.
     
    Matemática Financeira – 30 h/a
    Juros e capitalização simples – Capitalização simples e composta – Desconto e taxa de desconto – Diversos tipos de taxas – Séries de pagamentos – Taxa média e prazo médio – Sistemas de amortização – Sistemas de correção monetária – Utilização de softwares e HP 12-C.
     
    Estatística para Finanças – 30 h/a
    Funções e relações funcionais. Descrição estatística de variáveis. Índices e Taxas. Probabilidade e valor esperado. Média, desvio-padrão, significância, distribuições, testes de hipótestes. Medidas estatísticas aplicadas ao estudo do risco. Distribuição normal. Estimação. Volatilidade. Covariância. Correlação. Análise de Regressão. Análise de séries temporais. Médias móveis e exponenciais. Índices de Bolsas.
     
    Contabilidade – 30 h/a
    A Contabilidade e o Contador; Conceito de Contabilidade; O objeto e o campo de ação da Contabilidade; Finalidade da Contabilidade; Princípios e Convenções Contábeis; Relação da Contabilidade com outras Ciências; Patrimônio: Composição e Variações; Operações Contábeis com: Mercadorias, Folha de Pagamento, Receitas, Despesas, Impostos, etc.; Balancete, Balanço e demais Demonstrações Contábeis; Noções sobre Análise de Balanços.
     
    Contabilidade de Custos – 30 h/a
    Aplicação de custos para a estratégia das empresas. Classificação, critérios de custeamento, e ferramentas gerenciais utilizadas em custos, como a margem de contribuição, taxa interna de retorno, custo de oportunidade, terceirização, custo de reposição, relação custo/volume/lucro. Apresentação das teorias de gestão de custos mais utilizadas pelas empresas de sucesso, como o Custeio Baseado em Atividades (ABC), Gestão Baseada em atividades (ABM), Gestão Econômica (GECON) e Teoria das restrições (TOC).
     
    Administração Financeira – 30 h/a
    Função financeira – Alavancagem operacional e financeira – Técnicas de análise e planejamento financeiro – Síntese da administração do capital de giro – Administração das disponibilidades – Administração dos estoques ou do fluxo de produção – Administração das duplicatas – Apuração do resultado empresarial e variações nos preços – Fluxos de fundos – Administração do capital de giro e inflação – Análise do ponto de equilíbrio – Políticas de dividendos – Expansão e falência.
     
    Análise de Investimentos – 30 h/a
    Conceitos básicos de administração de ativos permanentes – Fundamentos do investimento de capital – Fluxo de caixa incremental – Critérios de avaliação econômica de investimentos – Decisões conflitantes: VAL x TIR – Decisão de investimentos sob restrição de capital – Risco nas decisões de investimentos – Custo das fontes específicas de capital – Mensuração do custo global – Custos marginal ponderado – Custo e estrutura de capital em situação inflacionária – Avaliação de níveis de endividamento – Escolha da melhor estrutura de capital.
     
    Análise das Demonstrações Financeiras – 30 h/a
    Os demonstrativos contábeis: balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Demonstração das origens e aplicações de recursos. Equação fundamental do patrimônio. Origens dos recursos e suas aplicações. Métodos das partidas dobradas. Contas razão, débito, crédito e saldo. Contas patrimoniais. Contas de receitas e despesas. Operação com mercadorias. Avaliação de estoques. Contabilidade industrial. Depreciação. Correção monetária do Balanço. Provisões à análise de Balanço. Objetivos e aplicações. Indicadores de liquidez. Estrutura de Capital e rentabilidade. Análise horizontal e vertical. Inflação e demonstrativos contábeis. Índice – padrão. Introdução à alavancagem financeira. Demonstrações em moeda estrangeira. Ferramentas de análise das demonstrações financeiras.
     
    Planejamento Tributário – 30 h/a
    Gestão dos tributos buscando a redução da carga tributária para o benefício do consumidor final. Entre os tópicos abordados estão: Teoria do Estado; Teoria dos Tributos; Análise do Sistema Tributário Brasileiro; Planejamento; Planejamento Tributário; Ética e Planejamento Tributário.
     
    Finanças Internacionais – 30 h/a
    Administração financeira multinacional – Mercados financeiros internacionais – Riscos internacionais – Administração financeira das empresas multinacionais – Administração de caixa internacional – Fontes de financiamento internacionais – Capital internacional – Câmbio – Sistema financeiro internacional – Balanço de pagamentos – Taxas de juros internacionais – Mercados internacionais “on line”.
     
    Mercados de Capitais
    Os mercados monetários e de capitais. Intermediação financeira. Conceitos e funções da moeda. Criação de moeda pelos bancos. Formação dos juros. As taxas de juros, as empresas e o governo. Estrutura do sistema financeiro nacional. Principais papéis privados e públicos negociados no SFN. Mercados financeiros. Mercado monetário: mercado aberto; SELIC e CETIP; atuação das instituições financeiras no mercado aberto; taxas de juros do mercado monetário, operações de hot money. Mercado de crédito: empréstimos a curto e médio prazos. Duplicatas. Commercial papers. Mercado de capitais: operações de financiamento (repasses); oferta pública de ações; securitização de recebíveis; mercado de bonds e volatilidade; rating das dívidas; warrants; forfaiting, títulos conversíveis, export note, debêntures. Mercado de ações. Ações: valor e rendimentos. Mercado primário e secundário. O processo de abertura de capital. Mercados futuros. Opções. Derivativos. Mercado a termo. Estratégias e principais operações.
     
     
    Metodologia da Pesquisa – 30 h/a
    Ciência: possibilidade e origem – O método científico – A pesquisa científica: tipos – Projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativas, metodologia, resultados e conclusão – Instrumentos de levantamento de dados – Análise e interpretação dos resultados – Normas técnicas de apresentação de relatórios científicos – Monografia – Acompanhamento e orientação dos trabalhos finais para conclusão do curso.
     
    Atividades Complementares – 20 h/a
    Atividades registradas e interdisciplinares a serem desenvolvidas pelos alunos como organização e ou participação em eventos, congressos, simpósios, mesas redondas, seminários, palestras e workshop envolvidos com a temática do curso de Especialização ao longo do curso, a fim de completarem a carga horária da disciplina.
     
    Trabalho de Conclusão de Curso – 60 h/a

    O aluno terá que desenvolver um trabalho acadêmico de conclusão de curso com a orientação de um professor especialista na área em que o trabalho esteja sendo desenvolvido. O trabalho terá que ser apresentado e defendido pelo aluno perante uma banca formada por três professores especialistas na área, sendo um deles o orientador.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber qual o valor, e a periodicidade do curso e o tempo de duração da Especialização em Finanças Corporativas. "

Rodrigo para Especialização em Finanças Corporativas

Pernambuco

"Gostaria de informações sobre a Especialização em Finanças Corporativas(preço, periodicidade, tempo de duração). "

Angelo para Especialização em Finanças Corporativas

Bahia

Outro curso relacionado com finanças

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |