Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

  • Modalidade
    As aulas da Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva são ministradas no Campus de Curitiba da PUCPR.
  • Duração
    O curso de especialização tem no total 390 horas de estudos.
  • Certificado oficial
    Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva.
  • Considerações
    O profissional que realizar o curso de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva terá aulas que o prepararão para o trabalho com pacientes com lesões e disfunções de diversas naturezas, assim como poderá aplicar diversas técnicas à prática desportiva. O campus de Curitiba da PUC do Paraná está totalmente equipado para as aulas nas áreas de Fisioterapia.
  • Dirigido a
    O curso é voltado à formação de pós-graduação de fisioterapeutas.
  • Área de atuação
    O profissional que especialista nessa área da Fisioterapia pode trabalhar em clínicas de reabilitação fisioterápica, assim como em academias e centros desportivos, hospitais, clínicas e policlínicas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Dirigido a
    Fisioterapeutas.
  • Titulação
    Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva
  • Conteúdo
    Proposta
    O Curso visa proporcionar atualização técnico-científica aos profissionais fisioterapeutas para atuarem na área ortopédica, traumatológica e desportiva.

       Público

    Fisioterapeutas.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 07h30min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    390 horas
     Início    Término    Vagas
    15 de abril de 2011   setembro de 2012      40


       Disciplinas
    Disciplinas CH -->
    • Anatomia Palpatória

      Anatomia palpatória das articulações e dos principais músculos do corpo humano.

      Carga horária: 15
    • Aspectos Clínicos e Assist. Fisioterapêutica em Ortopedia e Traumatologia de MMSS

      Discutir os aspectos clínicos das principais patologias e lesões ocorridas em membros superiores. Discutir as principais atuações fisioterapêuticas nas alterações e lesões ortopédicas e traumatológicas dos membros superiores.

      Carga horária: 30
    • Aspectos Clínicos e Assistência Fisioterapêutica em Ortopedia e Traumatologia de MMII

      Estudar os aspectos clínicos das principais patologias e lesões ocorridas nos membros inferiores. Discutir as principais atuações fisioterapêuticas nas alterações e lesões ortopédicas e traumatológicas dos membros superiores.

      Carga horária: 30
    • Aspectos Clínicos e Assistência Fisioterapêutica nas Disfunções da ATM

      Discutir os aspectos clínicos das principais patologias e lesões da ATM e discutir as principais atuações fisioterapêuticas nas alterações e lesões ortopédicas e traumatológicas da articulação têmporo-mandibular

      Carga horária: 15
    • Aspectos Clínicos e Assistência Fisioterapêutica Ortopédica e Traumatologia da Coluna Vertebral

      Estudar os aspectos clínicos das principais patologias e lesões da coluna vertebral e tratamento fisioterapêutico aplicado.

      Carga horária: 30
    • Assistência Fisioterapêutica no Esporte

      Análise das várias modalidades dos esportes sob a óptica fisioterapêutica. Prescrição e controle de exercícios adaptados ao ambiente físico das práticas desportivas. Avaliação e tratamento das lesões e disfunções mais presentes no esporte.

      Carga horária: 15
    • Avaliação e Tratamento pela Dinamometria Isocinética e Baropodometria

      Análise da dinamometria isocinética sob a óptica fisioterapêutica relacionada à ortopedia e desportiva. Avaliação isocinética e prescrição de exercícios isocinéticos adaptados às diferenças individuais, assim como, a análise de laudos referentes a esta modalidade de avaliação. Baropodometria computadorizada como forma de avaliação fisioterapêutica nas diversas enfermidades posturais e de locomoção.

      Carga horária: 30
    • Correção Postural sobre a Bola Suiça

      O curso mostra que a má postura do dia a dia, principalmente a postura sentada leva a um desequilíbrio muscular, provocando um encurtamento das cadeias musculares flexoras e um enfraquecimento das cadeias musculares extensoras. Segundo Brugger estes desequilíbrios pode levar a doenças funcionais. Eu adaptei este método a bola suíça, por tornar o trabalho muito mais dinâmico.

      Carga horária: 15
    • Etica

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Fisiologia do Exercício

      Disciplina de cunho teórico – prático. A qual abordará sobre os processos fisiológicos básicos dos principais sistemas orgânicos em repouso e durante o estresse causado pela atividade física. Destacando as adaptações e alterações fisiológicas desencadeadas pelo esforço físico aeróbio e anaeróbio em diferentes intensidades e durações, tendo como base o estudo da bioenergética, o estudo do sistema cardiorrespiratório, e as alterações agudas e crônicas em respostas aos exercícios aeróbios e anaeróbios.

      Carga horária: 15
    • Hidroterapia Aplicada à Ortopedia, Traumatologia e Desportiva

      conceitos atuais e efeitos terapêuticos em Fisioterapia Aquática; avaliação e fases de tratamento em Hidroterapia em piscina aquecida aplicadas às principais alterações traumato-orto-desportivas; programas de intervenção dos principais métodos de Hidroterapia (Bad Ragaz, Halliwick, Watsu, entre outros) nas disfunções músculo-esqueléticas de tronco e extremidades devido a alterações ortopédicas, traumatológicas e desportivas.

      Carga horária: 15
    • Implicações das Drogas e Primeiros Socorros em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva

      Introdução à farmacologia do sistema músculo-esquelético; farmacocinética e dinâmica dos principais fármacos utilizados no sistema musculoesquelético e suas interferências benéficas e maléficas no tratamento fisioterapêutico. Abordar as principais lesões encontradas nas atividades físicas, enfatizando seu mecanismo de trauma, incidência, diagnóstico, classificação, tratamento e reabilitação. Interar as noções básicas de Primeiros Socorros.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Cientifica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Métodos de Cadeias Musculares (RPG/RPM, Kabat, Isostret.) e Terapia Manual (Mulligan, Pomp. Osteop)

      Estudo e análise da aplicação dos métodos de cadeias musculares e terapia manual em ortopedia, traumatologia e desportiva, incluindo a parte prática dos métodos.

      Carga horária: 75
    • Nutrição Desportiva

      Alimentação, saúde e prevenção do risco de doenças. Macronutrientes, micronutrientes e funções metabólicas. Macro e micronutrientes na prática esportiva. Hidratação. Alimentação, composição corporal e exercício.

      Carga horária: 15
    • Seminário Avançado

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Estou interessada na especialização e fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, em Curitiba. Eu gostaria de saber como é realizado processo seletivo, ou inscrição? Quais os valores, quando ira iniciar, se já iniciou quando terá nova turma? Qual é a mensalidade? "

Daniela para Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

Paraná

"Venho por meio desta solicitação pedir ajuda pois preciso fazer um trabalho cujo o tema é: Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. tópicos: . conceitos e definições importantes sobre seu tema. . principais patologias nesta área específica. . tecnologias associadas ao tratamento nesta área específica. . possibilidades de atuação do fisioterapeuta nesta área específica. "

Rodrigo para Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com fisioterapia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |