Especialização em Genética Humana

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Especialização em Genética Humana

  • Modalidade
    A Especialização em Genética Humana é realizada de forma presencial, com aulas semanais.
  • Duração
    O curso de Genética Humana tem carga-horário de 390 horas.
  • Certificado oficial
    Especialista em Genética Humana,
  • Considerações
    Os estudos na área da genética humana avançaram muito nos últimos anos, especialmente com a popularização de exames de DNA e o Projeto Genoma. O curso de Especialização em Genética Humana tem como objetivo aprofundar conceitos nessa área, assim como manter reciclar o profissional da área médica e científica sobre as novidades de uma área que a cada dia apresenta novas descobertas. A PUC do Paraná oferece programas de saúde voltados para a comunidade local.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a profissionais graduados na área de saúde e ciências, tais como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem,Biologia, entre outros.
  • Área de atuação
    O profissional especialista em Genética Humana terá mais conhecimentos sobre essa área, o que o auxiliará em sua atuação profissional.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Genética Humana - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Genética Humana
  • Conteúdo
    Especialização em Genética Humana

     Proposta
    O Curso se propõe a revisar conceitos básicos de genética humana e atualizar o profissional nos grandes avanços ocorridos nos últimos anos na área de genética.

       Público

    Biólogos, Bioquímicos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Enfermeiros, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos, Odontólogos, Profissionais de Educação Física, Advogados.

    Aula inaugural: dia 14/05/2010 às 19h30 no Auditório Mario de Abreu - CCBS (bloco verde)

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 22h15min
    Sábado - 08h20min às 12h00min
    Sábado - 14h20min às 18h00min


       Periodicidade

    Semanal

       Carga Horária

    390 horas

       Disciplinas
    • Bioinformática para Geneticistas

      Páginas da Internet relevantes. Bioinformática em Projeto Genoma. Bioinformática em Análise Genética. Navegadores de Genoma (Map Viewer, Ensembl, UCSC). Bases de dados de DNA, proteínas e de expressão gênica. Ferramentas on-line.

      Carga horária: 30
    • Citogenética Humana

      A importância do conhecimento da citogenética dentro do estudo da genética humana para o auxílio e desenvovimento da ciência básica e aplicada.

      Carga horária: 45
    • Diagnóstico de Doenças Genéticas

      diagnóstico clínico e laboratorial das principais anomalias genéticas com discussão e análises práticas de casos clínicos.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

      Carga horária: 15
    • Etica

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Fundamentos de Genética Molecular

      As origens da genética e da biologia molecular. A estrutura molecular dos ácidos nucléicos. A estrutura e a organização dos genes ao longo da molécula de DNA. Expressão gênica. Transcrição. Tradução. Controle da expressão gênica. Replicação do DNA. Dano e Reparo do DNA. Influência fenotípica das alterações no material genético. Bases moleculares das características monogênicas e poligênicas. Controle do ciclo celular. Apoptose.

      Carga horária: 45
    • Genética Bioquímica

      Introdução aos erros inatos do metabolismo com identificação das principais desordens, incluindo discussão de casos clínicos, diagnóstico e tratamento das doenças. Introdução aos erros inatos no período neonatal. Demonstração das técnicas de triagem no período neonatal.

      Carga horária: 30
    • Genética de Populações e Evoluções

      Teorias e formulações matemáticas essenciais à dinâmica dos genes nas populações. Descrição dos mecanismos de evolução

      Carga horária: 30
    • Genética do Câncer

      O conhecimento da base genética dos mecanismos dos processos neoplásicos, o controle do crescimento celular, bem como, o estudo de síndromes familiais que predispõe um indivíduo ao câncer.

      Carga horária: 15
    • Genomica Estrutural e Funcional

      Genômica estrutural. Genômica Funcional. Projeto Genoma Humano.

      Carga horária: 30
    • Imunogenética

      Definições imunológicas, genéticas e moleculares. Imunogenética das Imunoglobulinas e do receptor de células T. Genética do sistema complemento. Genética de citocinas. O complexo MHC: estrutura composição e função dos principais genes envolvidos na resposta imune. Associação entre genes HLA e doenças. Importância da imunogenética em transplantes.

      Carga horária: 15
    • Introdução à Genética

      ESTA DISCIPLINA CONSTARÁ NA INTRODUÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, CONTENDO UM BREVE HISTÓRICO DA GENÉTICA, OS AVANÇOS OCORRIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS, E EXPLICAÇÕES DE COMO TRANSCORRERÁ O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Padrões de Herança

      os padrões de herança monogênicos clássicos; Herança autossômica; herança ligada ao X; dominancia; recessividade; expressão fenotípica; padrões de herança não clássicos;métodos de averiguação; herança multifatorial; mosaicismo; teoria do limiar; riscos de recorrência.

      Carga horária: 15
    • Tópicos Especiais em Genética Molecular

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria que me enviassem todas as informações possíveis sobre a Especialização em Genética Humana, como por exemplo, valor da mensalidade, período de inscrições, como são os encontros e a partir de que período do curso de graduação poderíamos efetuar a inscrição. "

Josirene para Especialização em Genética Humana

Piauí

"De acordo com o imenso interesse que tenho em genética humana, gostaria de obter mais informações a respeito da Especialização em Genética Humana, isto é, gostaria de ser informada a respeito da data de inscrição e documentos necessários. "

Lucicleide para Especialização em Genética Humana

Amazonas

"Estou terminando o curso de ciências biológicas e gostaria de saber mais sobre esta Especialização em Genética Humana, e quais seriam os procedimento para eu fazer. "

Joadria para Especialização em Genética Humana

Mato Grosso

Outro curso relacionado com ciências médicas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |