Especialização em Jornalismo Político

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Jornalismo Político

  • Modalidade
    A especialização em Jornalismo Político é ministrada de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem o total de 366 horas com duração de 18 meses.
  • Certificado oficial
    O aluno obtém um diploma da especialização em Jornalismo Político quando finaliza com êxito o curso.
  • Considerações
    A especialização em Jornalismo Político da Faculdade Alves Farias tem como meta brindar ao profissional conhecimento que o capacite ao trabalho relacionado à política nacional e à participação da sociedade na política. O curso oferece uma visão sobre competências conceituais na área política, enfocando a relação Estado e sociedade civil, tornando o jornalista eficaz para atuar na área do jornalismo político.
  • Dirigido a
    A especialização em Jornalismo Político é direcionada a profissionais com formação superior em Jornalismo.
  • Área de atuação
    Finalizada a especialização em Jornalismo Político, o profissional poderá trabalhar em televisão, jornais,revistas, nas áreas relacionadas à governos, ministérios, secretarias, partidos, órgãos oficiais, política pública, entre outros.

Comentários sobre Especialização em Jornalismo Político - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Objectivos
    Proporcionar ao aluno a apreensão de competências conceituais na área política, mediante o estudo da relação Estado e sociedade civil, mediatizada pela comunicação, tornando-o apto a atuar na área do Jornalismo Político. Possibilitar, mediante disciplinas-base, a compreensão crítico-interpretativa da política no contexto da realidade democrática. Contribuir para a prática de um Jornalismo que tenha como perspectiva a ética, os direitos e deveres da cidadania.
  • Dirigido a
    Jornalistas da área de Jornalismo Político e egressos do curso de Jornalismo.
  • Titulação
    Especialista em Jornalismo Político
  • Conteúdo

    Disciplinas

    Módulo I
    Teoria Política Clássica
    Teoria das formas de governo no Pensamento Político "Clássico". Conceitos de Democracia e República. As várias concepções de Estado e de Política e sua relação com a sociedade civil. Contrato social

    História da Política Brasileira
    Economia colonial: produção e circulação. O impulso estatal para a modernização capitalista no Brasil. O modelo neoliberal na economia e suas conseqüências políticas. Apogeu e crise do modelo populista. Os golpes do Estado Novo (1937) e Militar (1964). Apogeu e crise das oligarquias. Nova República 

    Teoria da Comunicação
    Comunicação e informação jornalística: verticalidade, subjetividade e ressignificação da mensagem. Comunicação, sociedade e cultura: a construção do cotidiano..

    Ética e Jornalismo Político
    Uso e Abuso do Off. Relação com a Fonte. Método Igreja-Estado. Conflitos funcionais e de consciência. Censura externa e autocensura. Para quem trabalham os jornalistas

    Módulo II
    Teoria Política Contemporânea

    As transformações da política. Fronteiras entre público e privado. Repartição de poderes. Conceitos de Habitus e Campo (Capital Simbólico, Político e Cultural). O trade-off político 

    História da Política Goiana 
    Período Coronelístico. Era Caiado e Era Pedro Ludovico. A bipolaridade da política estadual. Goiás na Ditadura Militar. A Redemocratização. Os Partidos Políticos em Goiás. 

    Teorias do Jornalismo
    Do fenômeno social à informação jornalística: fundamentos epistemológicos da produção jornalística. Teorias do espelho, newsmaking, política organizacional, agendamento, gatekeeper e espiral do silêncio.

    Jornalismo Político Online
    O jornalismo de portal (sítios, blogs, etc) e a representação dos fatos políticos. A influência recíproca entre o jornalismo online e o texto jornalístico impresso e eletrônico, na área da cobertura política

    Módulo III
    Mídia e Cobertura Política

    Mídia e agenda política: análise crítica da cobertura política das principais mídias nacionais e locais. A influência no noticiário no alinhamento político, partidário e ideológico das diferentes mídias. Informações em “off” e jornalismo declaratório. A imagens (fotos, charges, etc) e seu conteúdo político-ideológico..

    Marketing Político
    Comparação entre as propagandas políticas internacionais, brasileira e goiana. Análise do planejamento e da execução de campanhas eleitorais. O uso das pesquisas qualitativas e quantitativas. Ênfase na propaganda política eleitoral da televisão. Fatores que influenciam o eleitor na hora do voto

    Fundamentos de Didática do Ensino Superior
    Diferentes funções do ensino superior e a formação de seus professores. Modelos de formação do professor de ensino superior. A didática na formação de professores. Competências para a docência no ensino superior. O processo de ensino e de aprendizagem: o que significa ensinar e aprender. Principais elementos envolvidos no ato de ensinar. Fatores que impulsionam e interferem na aprendizagem de indivíduos adultos. Relação professor-aluno. Introdução ao planejamento de ensino: níveis e abrangências, importância e necessidade; elementos constitutivos. Elaboração de plano de aula

    Módulo IV
    Metodologia da Pesquisa
    Natureza da ciência e da pesquisa científica, Etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Elaboração de projetos de pesquisa.

    Trabalho de Conclusão de Curso (monografia)
    * Trabalho orientado com o propósito de aplicar à prática profissional os conceitos assimilados ao longo do curso.]

Últimas visitas ao curso

"Eu sou formada em jornalismo e me interessei pela pós de vocês e gostaria de saber tudo sobre os valores e se há outras especialidades também. Qual a periodicidade das aulas? Eu moro em Cuiabá-MT e no caso, teria que ir aí para assistir as aulas. "

Camila para Especialização em Jornalismo Político

Mato Grosso

"Estou concluindo a graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo e pretendo fazer especialização em jornalismo politico. Eu gostaria de saber o período da especialização? Quando serão as inscrições? "

Jaqueline para Especialização em Jornalismo Político

Pará

"Sou graduado em direito, inscrito na OAB-GO. Eu faço o curso de jornalismo na FASAM e gostaria de saber se poço fazer o curso de pós-graduação em jornalismo político e marketing político, caso possa, deixo de terminar o curso de jornalismo e faço só pós nas áreas citadas acima. "

Luiz para Especialização em Jornalismo Político

Goiás Estado

"Solicito informações sobre a especialização em jornalismo politico, valor, periodicidade e quando começa? Qual é a duração desse curso? "

Maritza para Especialização em Jornalismo Político

Mato Grosso

"Eu estou me formando em administração de empresas neste meio do ano e gostaria de saber se é possível fazer uma especialização voltada em comunicação ou marketing, porque trabalho em uma rádio, no interior do estado. me mande informações se é possível, quanto paga, entre outros. "

Francio para Especialização em Jornalismo Político

Goiás Estado

"Eu sou formada em relações internacionais e gostaria de saber se este curso é somente voltado para jornalistas. Se fazendo esta especialização seria possível trabalhar como jornalista, ou seja, a especialização oferece o direito de trabalhar como jornalista? "

Larissa para Especialização em Jornalismo Político

Goiás Estado

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |