Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Contexto

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Contexto - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Proporcionar ao interessado em Língua Portuguesa e Literatura o conhecimento de tendências de estudos, através da apresentação de pesquisas de ponta em diferentes áreas no campo geral das Letras.

    - Proporcionar ao profissional que utiliza o português, escrito e oral, o aprofundamento de seus conhecimentos sobre a língua, para a efetiva construção de sentidos e para a eficaz utilização dos mecanismos lingüísticos e culturais, em suas necessidades comunicativas.

    - Desenvolver a capacidade de investigação, focalizando como áreas principais de aprofundamento e atuação o ensino da língua portuguesa - numa perspectiva de letramento, levando em conta elementos socioculturais, inclusive os que contemplem a especifidade regional - e a análise do texto, chegando ao âmbito literário.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados e interessados em Língua Portuguesa
  • Titulação
    Especialista em Língua Portuguesa - Texto e Contexto
  • Conteúdo
    Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Contexto Campus Universitário da Região dos Vinhedos - Bento Gonçalves
    Disciplinas e Ementas
    - Texto Não-Literário e Contexto ( 75 horas-aula) Ementa: Os tipos e os gêneros textuais. Atores de textualidade envolvidos na construção do sentido. Leitura e produção de gêneros textuais na perspectiva sócio-interacionista e suas contribuições para o ensino e para a formação geral do público leitor.
     - Texto Literário e Contexto ( 75 horas-aula) Ementa: Estudo de gêneros, obras e autores representativos da Literatura Brasileira dos séculos XX e XXI. O texto literário como objeto estético e social. A concepção de leitura e a formação de leitores mais competentes. Reflexão acerca da literatura no contexto escolar. A metodologia do ensino da literatura e o desenvolvimento da sensibilidade do educando. Planejamento e análise de propostas de ensino de literatura.
     - Texto em Construção - A Construção Morfossintática do Texto (75 horas-aula) Ementa: Estudo da estrutura interna dos verbos (raiz, vogal temática e desinências modo-temporal e número-pessoal) e dos nomes (raiz, prefixos e sufixos, desinências de número e gênero, e vogal temática). Distinção entre classes gramaticais (critério mórfico, sintático e semântico). Análise da estrutura da locução verbal (aspecto). Comparação entre a concordância verbal na língua padrão e não-padrão. Aplicação desses conteúdos nos ensinos Fundamental e Médio, através da análise de textos.
     - Texto e Diversidade - Língua Padrão e Diversidade (75 horas-aula) Ementa: Morfossintaxe e contexto. Verificação da diversidade na língua padrão. Levantamento de formas não-padrão e seus correspondentes na língua padrão: o uso de nexos em contexto. Reflexão sobre intencionalidade e construção frasal. Comparações intertextuais em diferentes momentos e espaços, com ênfase nos recursos morfossintáticos empregados. Reflexão sobre a língua enquanto multiplicidade de opções. Investigação sobre a concordância como marcador social.
     - Metodologia da Pesquisa (15 horas-aula) Ementa: Significado da investigação científica em letras: relação entre o objeto e investigação científica. Referenciais teóricos e métodos de investigação. A distinção dos tipos de pesquisa científica. Planejamento e desenvolvimento da pesquisa em diferentes ambientes. Estruturação de projetos de pesquisa e de elementos norteadores do trabalho de conclusão

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber o valor do curso, as formas de pagamento, a duração e se esse curso abre tanto no primeiro quanto no segundo semestre e como e o processo seletivo. "

Aline para Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Contexto

Santa Catarina

Outro curso relacionado com letras

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |