Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem

  • Modalidade
    O curso é de forma presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 386 horas-aula.
  • Certificado oficial
    A titulação expedida é de Especialista em Nefro-Urologia em Enfermagem.
  • Considerações
    A Nefro-Urologia é a especialidade médica que visa o tratamento clínico de doenças renais. O profissional enfermeiro especializado nessa área, auxilia o médico nos cuidados de pacientes que realizam tratamentos como hemodiálise, cálculos renais, hipertensão arterial, insuficiência renal crônica e aguda nas fases conservadora ou dialítica. A formação qualificada é realizada através de disciplinas e temas importantes e atuais para realização de um ótimo desempenho profissional, onde o aluno participa das aulas de forma presencial e 15% de cada disciplina é realizada a distância.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a profissionais graduados em Enfermagem.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em Hospitais Públicos e Particulares como Hospital Albert Einstein, Hospital Nove de Julho, Sírio Libânes, Hospital São Paulo e Hospital das Clínicas.

Comentários sobre Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Desenvolver competências e habilidades no enfermeiro, necessárias para o cuidado em nefro-urologia. Específicos Especializar o enfermeiro para o cuidado sistematizado contemplando conhecimentos técnico-científicos, instrumental, gerencial e humanístico Refletir criticamente sobre os processos de trabalho e gestão do enfermeiro em nefro-urologia fundamentada no conhecimento científico e na autonomia profissional Capacitar o enfermeiro de nefro-urologia a utilizar sua prática cotidiana de trabalho para derivar novas perspectivas para a reconstrução do conhecimento e do processo de cuidar do paciente adulto em parceria com a família e a rede de apoio
  • Estágios
    Estágios em serviços de Saúde
  • Dirigido a
    Profissionais com curso superior em Enfermagem
  • Titulação
    Especialista em Nefro-Urologia em Enfermagem
  • Conteúdo

    Especialização em Agroecologia

    Disciplinas e Ementas

    MÓDULO 1 


    Gestão de Processos de Trabalho e de Serviços de Saúde em Nefro-Urologia (40 horas-aula)
    Ementa: Disciplina teórico-prática que aborda, sob o enfoque técnico-humanístico, aspectos organizacionais e administrativos dos cuidados em nefrologia, em diferentes cenários de cuidado à saúde. Legislação, políticas públicas de saúde e portarias no Ministério da Saúde em relação à doença renal crônica.

    A Integralidade no Cuidado de Enfermagem em Nefro-Urologia ( 24 horas-aula)
    Ementa: Disciplina teórico-prática que aborda a reflexão sobre aspectos bioéticos, psicológicos e espirituais nas ações de enfermagem e da equipe de saúde em nefrologia. A relação de ajuda entre família/rede de apoio/paciente/enfermagem, como co-participantes no processo de cuidar. Educação em saúde com o paciente e família.

    Pesquisa em Nefro-Urologia (40 horas-aula)
    Ementa: Princípios da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em saúde. Pesquisa em enfermagem em nefrológica e urologia. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos). Orientação do artigo.

    MÓDULO 2 


     Fisiopatologia da Doença Renal e Urológica (36 horas)
    Ementa: Disciplina teórico-prática que aborda conhecimentos de anatomia, fisiologia e fisiopatologia como aspectos fundamentais para o cuidado integral de enfermagem em nefrologia e urologia.

     Avaliação e Diagnóstico de Enfermagem em Nefro-Urologia (40 horas)
    Ementa: Disciplina teórico-prática que aborda semiologia, semiotécnica, imagenologia , análises clínicas, avaliação nutricional, avaliação da dor e levantamento de problemas para a identificação de padrões de anormalidade e o estabelecimento de relações entre a estrutura alterada e a resposta clínica observada no paciente em nefrologia e urologia, para posteriormente, ser elaborado a sistematização da assistência de enfermagem

     Cuidado Sistematizado de Enfermagem em Situações Clínicas e de Intercorrências em Nefro-Urologia (130 horas-aula)
    Ementa: Disciplina teórico-prática que enfoca os diversos aspectos envolvidos no processo de cuidar, de forma a garantir a integridade do cuidado ao paciente com alterações nefrológicas e urológicas.

    MÓDULO 3 


     Estágios em serviços de Saúde (100 horas-aula)
    Ementa: Disciplina prática que oferece ao aluno estágios com pacientes nas situações de promoção, prevenção, curativa e de reabilitação nos aspectos clínicos e intervencionistas necessários ao paciente em nefrologia e urologia.

     Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
    Ementa: Disciplina teórica que enfoca a elaboração de um artigo científico direcionando o tema de acordo com a escolha do aluno. Elaboração de um artigo com temas pertinentes às disciplinas do curso. Os docentes para a orientação serão determinados a partir dos temas escolhidos pelos alunos e as suas respectivas especialidades .


Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber quando inicia a Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem, se precisa ter experiência na área, qual a duração do curso, se é presencial ou não, valor mensal, local de inscrição e das aulas, e para quem não é da cidade, existe algum lugar para ficar caso as aulas sejam nos finais de semana? "

Cristiane para Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber informações gerais( data de início do curso, tempo de duração, preços) sobre o curso de Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem, e de outros cursos que a UCS esteja oferecendo na área de enfermagem. "

Onilde para Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem

Rio Grande do Sul

"Quero informações do tempo em meses da duração do curso de Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem, valor mensal, taxa de inscrição, processo seletivo (se houver), início da próxima turma? "

Cristane para Especialização em Nefro-Urologia em Enfermagem

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com enfermagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |