Home>Pós-graduação>Odontologia>Curitiba>Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva - Curitiba - Paraná
 

Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva - Curitiba - Paraná

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba:
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná Brasil
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná

Análise da Educaedu

Daniela Nogueira
Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva
  • Modalidade

    O curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva tem aulas presenciais a cada duas semanas.

  • Duração

    A carga-horária dessa especialização é de 525 horas.

  • Certificado Oficial

    O profissional, ao fim dos estudos, receberá o título de Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família

  • Considerações

    Com Programa de Saúde da Família foi iniciado há quase 20 anos com o objetivo de organizar os serviços de saúde e levar assistência a famílias de todas as regiões do país. Com isso, o curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva propõe formar profissionais especialmente preparados para atuar na promoção da saúde coletiva e em especial em programas de saúde familiar. Para tanto, o cirurgião-dentista não só aprofunda seus conhecimentos na área odontológica odontológica como também estuda modelos assistenciais, políticas de saúde e a legislação relacionada à atenção odontológica coletiva.

    A Clínica odontológica da PUCPR atende cerca de 400 pessoas por dia, oferecendo gratuitamente atendimento à comunidade. Os alunos da instituição têm atividades práticas com a supervisão de um docente.

  • Dirigido a

    Essa Especialização em Odontologia oferecida pela PUCPR é voltada a cirurgiões-dentistas interessados em aprofundar-se na área de Saúde Coletiva.

  • Área de atuação

    O odontólogo especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família está mais preparado para trabalhar em programas do governo, hospitais e clínicas.

  • Salário estimado

    Alguns dentistas especialistas ganham em torno de R$ 5 mil mensais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva - Curitiba - Paraná Comentários sobre Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva - Curitiba - Paraná
Diploma:
Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família
Conteúdo:
 Proposta

A oferta do curso leva em consideração o aumento da demanda de profissionais capacitados para atuarem de forma resolutiva no diagnóstico, planejamento,gestão, execução e avaliação de saúde bucal coletiva, com ênfase na Promoção de Saúde e no Programa de Saúde da Família.

   Público

Cirurgiões Dentistas, atuantes ou não na área de saúde coletiva.

   Local

Campus Curitiba - Prado Velho

   Dias e horários

Sexta-feira - 07h30min às 12h00min
Sexta-feira - 13h30min às 18h00min
Sábado - 07h30min às 12h00min
Sábado - 13h30min às 18h00min


   Periodicidade

Quinzenal

   Carga Horária

525 horas

 Início    Término    Vagas
25 de março de 2011   junho de 2012      30

 Disciplinas
  • Abordagem de Intervenção na Clínica, na Família e na Comunidade

    Intervenções de promoção de saúde bucal em ambientes coletivos. A prática de promoção de saúde bucal no ambiente familiar, creches, escolas, locais de trabalho, universidades, serviços de saúde. Intervenções de promoção de saúde bucal na clínica. Abordagens, métodos e técnicas de promoção de saúde bucal na clínica.

    Carga horária: 30
  • Bioestatística

    Conceitos Fundamentais. População. Amostra. Estimador. Estimativa. Variáveis Aleatórias discretas e contínuas. Representação Tabular e gráfica. Principais tipos de tabelas e gráficos. Distribuição de freqüências. Medidas de tendência central para dados brutos e agrupados. Média aritmética, média geométrica, mediana e moda. Medidas de posição. Quartis, decis e percentis. Medidas de dispersão absoluta e relativas. Variância, desvio padrão, coeficiente de variação de Pearson. Medidas de assimetria e curtose. Noções de probabilidade. Distribuições de probabilidade discretas: Binomial, Hipergeométrica e Poisson. Distribuições de Probabilidade Contínua: Distribiuição normal e t de Student. Noções de amostragem. Estimação de parâmetros. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Aplicação da Estatística na Epidemiologia e Saúde.

    Carga horária: 30
  • Bioética

    Princípios de bioética. Ètica em pesquisa. Comitês de Ética em pesquisa. Bioética na prática clínica, individual e coletiva. Bioética em ações de saúde coletiva. Bioética sanitária.

    Carga horária: 15
  • Epidemiologia Populacional, Familiar e Clínica

    História Natural das Doenças versus História Social das Doenças; Epidemiologia e sociedade; Epidemiologia como ciência: aspectos históricos e bases teóricas; Epistemologia de “causa” e “risco”: problemas de inferência causal em epidemiologia; Epidemiologia clínica e epidemiologia social; Epidemiologia das desigualdades no processo saúde-doença; A abordagem de risco comum. Medidas de risco. Tipos de estudos epidemiológicos. Causalidade e associação. Sensibilidade e especificidade. Validade e precisão. Possíveis abordagens em um diagnóstico epidemiológico. Ferramentas do Programa de Saúde da Família. Morbidade, mortalidade e fatores de risco. Obtenção e tratamento das informações.Apresentação de dados epidemiológicos.

    Carga horária: 45
  • Epistemologia

    A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

    Carga horária: 15
  • Etica

    A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

    Carga horária: 15
  • Ética e Legislação Odontológica

    A ética profissional em odontologia.Principios de legislação odontológica. Documentação clinica. Banco de dados. Responsabilidade profissional,

    Carga horária: 15
  • Fisiopatologia e Abordagem Clínica das Doenças Bucais

    Epidemiologia das doenças bucais mais prevalentes (cárie, doença periodontal, maloclusão, câncer bucal, trauma, lesões de mucosa bucal, fluorose). Determinantes biológicos, psicológicos, sociais e ambientais das doenças bucais mais prevalentes. Estratégias de controle das doenças bucais mais prevalentes.

    Carga horária: 45
  • Informática em Saúde

    Utilização de microcomputadores. Uso de aplicativos: MS-DOS, WINDOWS, WORD, EXECEL, POWER POINT, voltados para a área de saúde.Reconhecimento da informática como ferramenta de suporte a tomada de decisão e auxiliar no diagnóstico e controle de doenças. Software Básico de Bioestátistica. Instalação do programa Epi Info. Criação de banco de dados e entrada de dados. Utilização de ferramentas do sub-programa Analysis. Utilização de ferramentas estatísticas do sub-programa Statcalc. Utilização de ferramentas para análise de amostras complexas através do sub-programa Csample.

    Carga horária: 15
  • Metodologia Cientifica

    A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

    Carga horária: 30
  • Modelos Assistenciais em Saúde Bucal e Saúde da Família

    A organização do trabalho odontológico; políticas de saúde bucal, particularmente a estratégia de saúde da família; processo social de produção de serviços em saúde bucal coletiva; abordagens dos problemas de saúde bucal no SUS; modelos de atenção em saúde bucal em suas diferentes formas (clínica privada e odontologia institucional).

    Carga horária: 15
  • Planejamento Estratégico Comunitário, Economia da Saúde, Administração de Serviços de Saúde para a Saúde da Família

    Bases históricas e teóricas do planejamento em saúde; metodologias do planejamento em saúde; PES, MAPP, ZOPP O planejamento no Programa de Saúde da Família. Políticas nacionais e internacionais. Noções de economia geral. Aspectos sociais da economia; economia nacional, economia internacional na saúde. Análise de custos. Introdução à Administração em Saúde. Aspectos econômicos da administração em saúde. Administração de recursos financeiros, recursos materiais e recursos humanos. Gestão de serviços de saúde.

    Carga horária: 30
  • Políticas de Saúde e Saúde da Família

    Histórico das políticas de saúde no Brasil. Do modelo sanitarista ao Sistema Único de Saúde e o Programa de Saúde da Família. As bases legais do sistema de saúde no Brasil. Municipalização da Saúde: tendências e perspectivas. O debate internacional sobre a crise e propostas de reestruturação do setor saúde. Crise e saídas para o setor saúde no Brasil: os vários projetos em disputas, com ênfase no Programa de Saúde da Família.

    Carga horária: 15
  • Prática de Saúde Baseada em Evidências

    Meta-análise e epidemiologia clínica: a formação de evidência em ciências da saúde e a prática baseada e evidências; captura da informação científica relevante; princípios e técnicas de avaliação de evidências científicas em odontologia.

    Carga horária: 15
  • Práticas em Unidades Escola/Serviço da PUCPR ProAção

    Integração de conteúdos no desenvolivmento de ações em unidades escola/serviço do ProAção.

    Carga horária: 45
  • Promoção de Saúde

    O conceito de Promoção de Saúde. Estratégias de Promoção de Saúde. Evidências de efetividade de estratégias de Promoção de Saúde bucal. Promoção de Saúde bucal para grupos específicos.

    Carga horária: 15
  • Saúde e Sociedade

    Representações sociais sobre saúde. Determinantes sociais de saúde. Organização social e saúde. O trabalho e a saúde. O impacto de políticas públicas em saúde. Suporte social e coesão social no contexto falmiliar e comunitário. Desigualdades sociais em saúde.

    Carga horária: 15
  • Seminários de Integração

    Seminários temáticos para integração de conteúdos abordados

    Carga horária: 90
  • Tópicos interdisciplinares

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Odontologia: