Especialização em Psicomotricidade

Solicite informação sem compromisso PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Psicomotricidade

  • Modalidade
    Curso presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante será Especialista em Psicomotricidade.
  • Considerações
    A Especialização em Psicomotricidade promovida pela PUC RIO GRANDE DO SUL é ministrada no formato presencial. O curso tem como missão a preparação de especialistas para atividades de prevenir, avaliar e intervir em psicomotricidade por meio de referências teóricas e práticas. Nessa formação o participante identificará os fenômenos que facilitam e inibem o desenvolvimento psicomotor dos indivíduos. O participante receberá os seguintes conhecimentos durante a formação: crescimento e desenvolvimento urbano, desenvolvimento neurológico da criança, formação pessoal do psicomotricista, intervenção educativa precoce, psicomotricidade escolar e clínica e relações familiares e interpessoais.
  • Dirigido a
    Curso destinado a profissionais com formação superior em Educação Física, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • Área de atuação
    As vagas se encontram em atividades de fisioterapia, pedagogia, educação física e terapia ocupacional.

Comentários sobre Especialização em Psicomotricidade - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Preparar especialistas nas áreas de prevenção, avaliação e intervenção psicomotora através de um referencial teórico-prático que possibilite o conhecimento dos fenômenos inibidores e facilitadores, que implicam direta ou indiretamente no desenvolvimento psicomotor da pessoa, bem como a aquisição e ou revisão de procedimentos metodológicos que promovam a sua evolução, capacitando para uma ação pedagógica que prioriza a noção de inter-relação de fatores internos e externos do desenvolvimento humano.
  • Dirigido a
    Profissionais com formação superior em Educação Física, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e outras áreas afins. Os alunos receberão o certificado de Especialização em Psicomotricidade.
  • Conteúdo
    Conteúdo Programático

    Crescimento e Desenvolvimento Humano:
    Estudo da relação entre crescimento e desenvolvimento humano. O desenvolvimento humano e o controle do movimento. Fatores que interferem no desenvolvimento, da influência do processo sócio-cultural ao processo maturacional. Aplicabilidade na Psicomotricidade.

    Desenvolvimento Neurológico da Criança:
    Estudo dos aspectos do desenvolvimento humano infantil considerando normal, relacionando-os com aqueles considerados patológicos (dificuldades e defasagem). Estudo das bases neurológicas, do desenvolvimento anátomo-fisiológico e o funcionamento do sistema nervoso. Análise das relações existentes entre aspectos fisiológicos, psicológicos e os sócio-culturais e as possibilidades de intervenção pedagógica e a temática integração do educando com necessidades educativas especiais.

    Formação Pessoal do Psicomotricista:
    Estudo de casos e experimentação do autoconhecimento, através da leitura de si na relação com os objetos, com os demais e consigo mesmo, através de vivências corporais e reflexões teóricas.

    Intervenção Educativa Precoce:
    Estudo dos fundamentos que embasam e direcionam a proposta de Intervenção Precoce, através da análise teórico-prática e do enfoque reflexivo.

    Metodologia da Pesquisa em Educação Física:
    Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de monografias e demais trabalhos técnicos, bem como em projetos específicos na área empresarial.

    Metodologia da Prática Psicomotriz Educativa:
    Intervenção com crianças em idade de educação infantil, através de vivências que compõem a prática psicomotriz educativa.

    Psicomotricidade Escolar e Clínica:
    Estudo teórico-prático dos principais eixos relativos ao desenvolvimento psicomotor na infância e adolescência, ao campo epistemológico e ético que sustenta os fundamentos da história e da prática da psicomotricidade; relações e articulações possíveis e necessárias entre o desenvolvimento psicomotor e os planos curriculares dos diversos níveis de aprendizagem escolar; introdução à clínica psicomotora; quadros e transtornos psicomotores; relações entre clínica e educação.

    Psicomotricidade Funcional e Relacional:
    Estudo do conceito de Psicomotricidade. Origem e histórico da psicomotricidade. Concepções e vertentes da psicomotricidade. A psicomotricidade Relacional. A psicomotricidade na Europa e no Brasil.

    Relações Familiares e Interpessoais:
    Estudo da constituição e das relações familiares. Dinâmica familiar, crises, famílias com crianças portadoras de necessidades especiais. Estudo das forças internas e externas que atuam no comportamento de grupos e do indivíduo para uma melhor compreensão de como se processam as relações interpessoais.

    Seminário de Projetos:
    Estudo dos temas específicos dos Trabalhos de Conclusão, em reuniões coletivas, instrumentalizando o acadêmico para o desenvolvimento /execução de projetos.

Últimas visitas ao curso

"Estou procurando uma Especialização em Psicomotricidade. Fiz pedagogia, e especialização em educação especial. Trabalho na Apae de Arroio Grande, e estou interessada em seguir meus estudos e tenho grande interesse na área da psicomotricidade. "

Amanda para Especialização em Psicomotricidade

Rio Grande do Sul

"Gostaria de receber informações sobre o período de inscrição para a próxima turma de Especialização em Psicomotricidade. Sou pedagoga, orientadora educacional e psicopedagoga. Tenho interesse em cursar psicomotricidade. Se possível, gostaria de receber informações sobre novas turmas, inscrições, horários, endereço, valores, documentação necessária. "

Claudia para Especialização em Psicomotricidade

Rio Grande do Sul

"Gostaria de obter informações sobre a Especialização em Psicomotricidade. Quando será, horários, dias da semana, e valores. sou da cidade de passo fundo. "

Luciana para Especialização em Psicomotricidade

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com psicologia do desenvolvimento

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |