Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil

Solicite informação sem compromisso Fago- Faculdade de Goiás

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil

  • Modalidade
    As aulas são ministradas presencialmente na sede da instituição.
  • Duração
    São 720 horas/aula
  • Certificado oficial
    Título de especialista em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil.
  • Considerações
    A Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil da Fago- Faculdade de Goiás tem como objetivo oferecer conhecimentos sobre a Psicopedagogia como objeto além de seu histórico e seus fundamentos. Além disso, busca proporcionar aos estudantes uma abordagem psicopedagógica teórica-prática da aprendizagem, orientação sobre a interdisciplinaridade na Psicopedagogia e instrumentação e diagnóstico em Psicopedagogia. O curso oferece ainda um panorâma das teorias da aprendizagem na compreensão e nas práticas psicopedagógicas e conhecimento da Psicopedagogia na instituição escolar, entre outros temas.
  • Dirigido a
    Pedagogos
  • Área de atuação
    Além de trabalhar em escolas, esse profissional pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com as atividades normais de aprendizado. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Dirigido a
    Pedagogos
  • Titulação
    Especiaista em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil
  • Conteúdo

    Disciplinas
     
    Aula inaugural
     
    Psicopedagogia: Histórico e fundamentos

    Ementa:

    Psicopedagogia: objeto, histórico e fundamentos. Abordagem psicopedagógica teórica-prática da aprendizagem. A interdisciplinaridade na Psicopedagogia. Instrumentação e diagnóstico em Psicopedagogia. As teorias da aprendizagem na compreensão e nas práticas psicopedagógicas. Psicopedagogia na instituição escolar.
     
    Sociedade, Cultura e Infância

    Ementa: A construção histórico-social do sentimento de infância. A criança brasileira na Colônia e no império. A infância na história de Goiás. Infância e Educação Infantil. Abordagem histórica e cultural dos jogos e brincadeiras infantis. 
     
    Psicopedagogia Inclusiva: Aprendizagem e desenvolvimento na Educação  infantil (Vygotsky e Wallon)

    Ementa: Concepções sócio históricas de criança e educação infantil. A criança de 0 a 6 anos:Determinantes biológicos e sócio-culturais da aprendizagem. Interações sociais, individuação e linguagem. Formação de conceitos, constituição das emoções e das funções psíquicas: teoria de Vygotsky e Wallon. 
     
    Políticas Públicas e Currículo: Educação infantil

    Ementa: Educação infantil: histórico, currículo e políticas públicas
     
    Psicopedagogia: Aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e Educação Inclusiva

    Ementa: Teorias de Jean Piaget e educação. Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo na teoria de Piaget. A possibilidade da aplicação da abordagem clínica de Piaget na avaliação do desenvolvimento da criança. A psicopedagogia construtivista. Princípios básicos da teoria de Sigmund Freud, Eric Erison e educação. Contribuições teóricas de Piaget, Freud e Eric Erison na educação inclusiva e educação infantil.
     
    Psicopedagogia e Epistemologia Convergente

    Ementa: Teoria de Jorge Visca: vertentes teóricas da epistemologia convergente: Escola de Genebra (piagetiana); Psicanálise (freudiana) e a Psicologia Social (de E. Pichon-Rivière). Papel da epistemologia na educação e na teoria/prática psicopedagógica. Método clínico, epistemologia convergente e processo de ensino-aprendizagem, psicopedagogia e educação inclusiva.
     
    Projetos de Trabalho e Educação Infantil

    Ementa: Propostas didático-pedagógicas em educação infantil. Orientação Metodológica para construção de projetos de trabalho em creches e pré-escolas. Experiências pedagógicas no campo da educação infantil.
     
    Políticas Públicas, Currículo e prática de ensino em atendimento as necessidades especiais

    Ementa: Educação inclusiva: histórico, conceituação e fundamentos no mundo e no Brasil. Análise crítica da proposta da educação inclusiva em meio às políticas públicas e ideologia neoliberal. Legislação, educação especial e educação inclusiva.

    Construção da prática pedagógica inclusiva, planejamento, metodologia, avaliação, Adaptações Curriculares, construção do (PIE) Plano Individualizado de ensino. As Inteligências Múltiplas na avaliação da aprendizagem e o Projeto político Pedagógico e Inclusão. A importância da família no processo educacional.
     

     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber se a fago tem cursos superiores virtual de psicologia. já sou formada em administração de pequenas e medias empresas. aproveito alguma matéria em sala de aula para psicologia? "

Leonice para Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil

Goiás Estado

Outro curso relacionado com psicologia educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |