Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados - Curitiba - Paraná - PUCPR - Campus Curitiba - I4087

Home>Pós-graduação>Engenharia de Software>Curitiba>Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados - Curitiba - Paraná
 
Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados - Curitiba - Paraná

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Telefone de Contato Ex: 24342243
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba, entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba:
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil Foto
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná Brasil
Foto Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Paraná
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná Brasil
Foto PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná
Centro PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba Curitiba Paraná
Compartilhar esta página sobre Pós-graduação de Engenharia de Software:

Análise da Educaedu

Marina Cunha
Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados
  • Modalidade

    A Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados da PUCPR é presencial.

  • Duração

    Para a conclusão do curso, são necessárias 360 horas/aula.

  • Certificado Oficial

    O título concedido ao aluno é de Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados.

  • Considerações

    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem 5 campi em: Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. Além disso, são 27.000 estudantes entre os mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC que a PUCPR oferece.
    A Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados aperfeiçoa o conhecimento do aluno nessa área. Os Sistemas Eletrônicos Embarcados possuem o controle e a inteligência dentro de um dispositivo eletrônico.
    O estudante aprende a criar novos produtos a partir desse tipo de tecnologia.

  • Dirigido a

    O curso está destinado a pessoas com nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas e Ciências da Computação.

  • Área de atuação

    Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados podem exercer a profissão em lugares como:

    Vale;
    MBR;
    Accenture;
    Unibanco;

  • Salário estimado

    O salário dado para esse especialista está na faixa de 8500 reais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados - Curitiba - Paraná Comentários sobre Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados - Curitiba - Paraná
Diploma:
Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados
Conteúdo:
Proposta

A evolução dos sistemas eletrônicos digitais tornou possível o desenvolvimento de sistemas microprocessados com alto nível de integração, incorporando grande número de funções. Desta forma, Software e Hardware estão contidos diretamente em uma pastilha de silício que serão utilizados em Sistemas Eletrônicos Embarcados, equipamentos e instrumentos.

O objetivo deste curso é capacitar ao estudante a utilizar dispositivos programáveis em eletrônica, como microcontroladores, processador de sinais digitais, dispositivos de comunicação via rede TCP/IP e rede móvel celular, permitindo a criação de produtos inovadores ou a melhora de produtos existentes pela utilização de Sistemas Eletrônicos Embarcados.

Um sistema eletrônico embarcado é uma solução combinada de componentes eletrônicos programáveis (microcontroladores ou dispositivos lógico programáveis) e software dedicado (firmware) interligados com interfaces de entrada e saída, desempenhando as funções operacionais em um produto para o qual foi projetado. O nome de sistema embutido ou sistema embarcado provêm do fato do controle e a inteligência do equipamento estar inserido dentro de um dispositivo eletrônico. Este curso possui um enfoque prático, sendo que mais de 50% do tempo do curso será realizado em laboratório em que o estudante aprenderá a teoria fazendo na prática.

Público

Pessoas que possuam formação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação e Tecnólogos. Profissionais que tenham interesse no desenvolvimento de produtos eletrônicos, envolvendo hardware e software. A facilidade em programação e uma base em eletrônica são importantes para que o estudante tenha um bom desempenho ao longo do curso.

   Local

Campus Curitiba - Prado Velho

   Dias e horários

Sábado - 07h30min às 12h50min
Sábado - 13h30min às 17h10min


   Periodicidade

Semanal

   Carga Horária

360 horas

 Início    Término    Vagas
2 de abril de 2011   março de 2012      24

   Disciplinas
  • Engenharia de Software para Sistemas Embarcados

    Introdução à Engenharia de Software. Modelos de Ciclo de Vida de Software. Produto de Software. Requisito de software. Técnicas de Levantamento de Requisitos. Estudo de Viabilidade. Métricas de Software. Análise de Pontos de Função (FPA). Estimativa de esforço de projeto. Especificação de Sistemas de Software usando Análise Orientada a Objetos. Teste e Revisão de Software. atuais em Engenharia de Software.

    Carga horária: 30
  • Epistemologia

    Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

    Carga horária: 15
  • Etica

    Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

    Carga horária: 15
  • Interfaceamento e Sensores Eletrônicos

    Fundamentos de transdução de eventos e instrumentação; tipos, características e princípio de funcionamento de transdutores

    Carga horária: 30
  • Lógica Combinacional e Seqüêncial

    Introdução - Evolução da Microeletrônica. Introdução a sistemas digitais; Introdução a Circuitos Combinacionais; Sistemas numéricos Conceito de portas lógicas Introdução a Álgebra Booleana Simplificação utilizando Teorema de Karnaugh Somadores, subtratores binários, comparadores de magnitude Multiplexadores; Demultiplexadores; Codificadores; Decodificadores; Decodificadores de sete segmentos Introdução a Circuitos Seqüências Introdução ao funcionamento de latches e flip-flops Contadores Decimais e Binários Registradores

    Carga horária: 15
  • Metodologia Cientifica

    A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico. Procedimento para a condução de pesquisa científica em Eletrônica.

    Carga horária: 15
  • Processamento Digital de Sinais

    - Arquitetura HARVARD - Características dos DSP comerciais - Programação em assembler e C para DSP - Desenvolvimento prático de aplicações com DSP para: áudio, telecomunicações e controle.

    Carga horária: 30
  • Programação em J2ME

    Ambiente de Desenvolvimento Java Características da linguagem Java para J2ME Arquitetura J2ME: 3 J2ME development tools Mobile development for PDAs Manipulação interface com o usuário Armazenamento de dados Programação Client server Programação JTWI e MIDP

    Carga horária: 30
  • Programação em Linguagem C

    - Introdução - Estruturas de dados para sistemas embutidos - Interrupção em C - Tradução C/Assembly - C++ Embutido

    Carga horária: 30
  • Projetos em Lógica Programável

    1 - Introdução a circuitos lógicos programáveis; 2 - Introdução a utilização de ferramentas para utilização de circuitos lógicos programáveis; 3 - Experiências em laboratório utilizando kits de lógica programável 4 - Número de experências: 15

    Carga horária: 15
  • Sistemas Microcontrolados

    - Introdução aos Microcontroladores - Microcontrolador 8051 - Microcontroladores Microchip (PIC) - Microcontroladores Texas MSP430 - Microcontroladores ATMEL

    Carga horária: 45
  • Tecnologias de Comunicação

    Tecnologias Sem Fio de Comunicação Pessoal: Bluetooth e Zigbee Tecnologias Sem Fio de Comunicação Local: Wifi G802.11 Módulos Transmissores e Receptores de Rádio Digital

    Carga horária: 30
  • Tecnologias de Rede TCP/IP e Internet Embarcada

    Modelo OSI. Arquitetura em Camadas. Rede Ethernet. Equipamentos. Conjunto de protocolos Inter Rede IP. Camada de Aplicação

    Carga horária: 30
  • Tópicos Especiais em Sistemas Embarcados I

    Introdução à Lógica programável e HDL. Introdução, evolução, limitações, ferramentas de projeto e utilidade. Modelamento de estruturas em VHDL apresentando os elementos básicos da linguagem com a utilização do software QUARTUS II. Estrutura, desenvolvimento e teste de modelos. Modelamento comportamental e processamento seqüencial. Objetos, tipos, sinais e atributos. Operações lógicas, operadores e atrasos. Arquiteturas múltiplas. Concorrência. Operações seqüenciais. Sub programas, pacotes e bibliotecas.

    Carga horária: 15
  • Tópicos Especiais em Sistemas Embarcados II

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Engenharia de Software: