Especialização em Vitivinicultura

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Vitivinicultura - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Capacitar profissionais para atuar em todos os segmentos do setor vitivinícola como a tecnologia enológica, viticultura e gestão e marketing, a fim de melhorar a qualidade e competitividade dos vinhos e derivados da uva e do vinho.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Agrônomos, Tecnólogos em Enologia, Biólogos, Farmacêuticos-Bioquímicos, Engenheiros químicos, Químicos, Engenheiros de Alimentos e áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Vitivinicultura
  • Conteúdo

    Especialização em Vitivinicultura

    Disciplinas e Ementas

    - Direito e Legislação Vitivinícola (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução ao direito: princípios, hierarquia de normas, interpretação das normas, direito nacional e tratados internacionais. Tratados internacionais relacionados ao vinho. Legislação aplicada ao vinho no Brasil. Direito comparado da legislação aplicada ao vinho. Propriedade intelectual aplicada ao vinho: indicações geográficas, marcas, cultivares e patentes. A tributação do vinho. Contratos utilizados na comercialização da uva, do vinho e insumos. Direito Penal: falsificações, fraudes, e outros delitos. Direito do Consumidor: fornecedor, consumidor, responsabilidade do fornecedor no fornecimento de produtos.

    - Marketing Vitivinícola: Mercado Brasileiro, Sul-americano e Mundial (30 horas-aula)
    Ementa: O marketing do vinho: definições e princípios. Análise da evolução dos mercados mundiais e suas implicações nas decisões de marketing da vinícola: mercado brasileiro, sul americano e mundial. A importância da marca e os distintos elementos de marketing que permitem criar capital de marca. Efeitos de certas variáveis de marketing que afetam a criação de capital de marca na indústria vitivinícola: a seleção dos mercados, agentes/distribuidores, a administração do portfólio de marca e produtos da vinícola. Como criar capital de marca através do manejo adequado da relação distribuidor/vinícola e a importância que tem o turismo e venda direta na criação da mesma.

    - Gestão Vitivinícola (30 horas-aula)
    Ementa: Apresentar os princípios da Administração Estratégica do Agronegócio Vitivinícola, fornecendo elementos e técnicas para a construção e o acompanhamento do processo de planejamento e administração nas organizações. Análise de Negócios e Cadeias Agroindustriais. A Administração Estratégica do Agronegócio: Escolas e Conceitos Fundamentais. Fundamentos da Estratégia Competitiva. O Processo de Construção do Plano Estratégico. A Administração. Estratégica do negócio vitivinícola. Indicadores de desempenho da organização, controle de resultados. Estudo de casos.

    - Sistema de Qualidade na Produção de Vinhos (30 horas-aula)
    Ementa: Apresentação do HACCP. Conceito, benefícios e razões para seu uso. Preparação inicial para o HACCP. Implementação do plano de HACCP. Análise dos perigos e medidas preventivas. Identificação dos pontos críticos de controle. Estabelecer os procedimentos de monitorização. Estabelecer ações corretivas. Verificar a implementação e adequação do plano. Estabelecer procedimentos de registros. Legislações e Normas existentes. Modelos de certificação. Integração com outros sistemas de gestão. Modelos de certificação APPCC utilizados.

    - Viticultura I (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução, classificação, distribuição de viticultura, implantação de vinhedos, formação de mudas, solos, sistemas de produção e colheitas. Influência das diferentes práticas culturais sobre a qualidade da matéria prima e suas alterações. Causas que determinam as perdas quantitativas e qualitativas nos estágios de pré e pós-colheita.

    - Viticultura II (30 horas-aula)
    Ementa: Ciclo anual da vinha. A poda. Crescimento dos ramos. O ritmo da morfogênese. A dormência. Relação entre o ciclo do aparelho vegetativo e do aparelho reprodutor. Os meristemas da vinha, brotos axilares, construção do ramo e correlações entre brotos. Fertilidade e frutificação. Equilíbrio dos aparelhos vegetativos e reprodutores. Micropropagação e melhoramento in vitro. Reguladores de crescimento. Sistemas de condução. Radiação solar. Potencial hídrico. Fotossíntese da videira. Multiplicação. Poda. Porta enxerto. Incidência do clima no desenvolvimento e maturação da vinha. O clima da Serra Gaúcha, região da campanha e nordeste brasileiro. Microclima hídrico. Qualidade de alimentação em água da vinha. Incidência sobre a planta. Zoneamento vitícola.

    - Genética da Videira (30 horas-aula)
    Ementa: Bases moleculares e citológicas da hereditariedade (mitose e meiose). Herança monogênica, segregação independente, ligação gênica, herança multifatorial, herença citoplasmática, herança quantitativa. Melhoramento genético da videira. Biologia molecular em videiras.

    - Fitossanidade da Videira (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das principais pragas da videira. Insetos de solo: pérola da terra e filoxera, coxonilhas do tronco, pragas da parte aérea: as que danificam os frutos. Sintomatologia das principais doenças bióticas e abióticas da parte aérea e raiz nas variedades de uvas viníferas e americanas. Noções básicas sobre a epidemiologia das doenças da videira. Medidas de controle. Monitoramento de doenças. Estratégias anti-resistência de fungos a fungicidas. Tecnologia de aplicação. Fundamentação em fungicidas. Fisiologia do parasitismo. Estudo de casos.

    - Composição da Uva e Transformações do Vinho (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das substâncias aromáticas provenientes da uva, sua evolução e importância na qualidade do vinho. Substâncias aromáticas provenientes da fermentação. Substâncias aromáticas provenientes do envelhecimento, função e importância na qualidade do vinho. A estrutura e reatividade dos compostos fenólicos do vinho. Defeitos aromáticos dos vinhos. A composição mineral dos vinhos.

    - Microbiologia e Bioquímica das Fermentações (30 horas-aula)
    Ementa: As leveduras na vinificação. O metabolismo das leveduras. As condições de desenvolvimento das leveduras. Bioquímica da fermentação alcoólica. Formação dos compostos secundários da fermentação alcoólica. As bactérias lácticas. O metabolismo das bactérias lácticas. O desenvolvimento das bactérias lácticas no vinho. Fermentação maloláctica. As bactérias acéticas. A fermentação acética.

    - Tecnologia das Vinificações e Tratamentos do Vinho (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo da uva e sua maturação. Transformações da uva após a colheita. A vinificação em tinto. A vinificação em branco. Vinificações especiais. A maturação dos vinhos e os fenômenos do envelhecimento. Os tratamentos de estabilização e clarificação dos vinhos: colagem. A clarificação dos vinhos por filtração e centrifugação. A estabilização dos vinhos por processos físicos.

    - Análises Química e Sensorial (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das análises básicas do vinho empregando técnicas gravimétricas. Análises das substâncias voláteis do vinho e derivados através de técnicas de Cromatografia Gasosa. Análises dos componentes não voláteis do vinho e derivados por métodos que utilizam a Cromatografia Líquida de Alta Precisão (HPLC). Técnicas especiais de análises para a caracterização e pesquisa de fraudes: Análises Isotópicas. A degustação. Mecanismos e práticas da degustação. Características gustativas e vocabulário. Exercícios de degustação. As fichas de degustação. O ambiente dos testes sensoriais e outros fatores que influenciam a avaliação sensorial. Degustação de vinhos brancos e tintos. Degustação de vinhos especiais.

    - Metodologia de Pesquisa em Vitivinicultura (30 horas-aula)
    Ementa: Ciência e conhecimento científico. Diferença entre ciência e tecnologia. A Pesquisa científica. As teorias científicas e a validação da pesquisa. Tipos de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa: definição e classificação. Problema e problemática - aprimoramento das hipóteses. Estudos exploratórios e referencial teórico. O método de pesquisa: definição do método, tipos de métodos, coleta de dados, definição de amostra. Análise dos dados e conclusões. As normas da ABNT. Elaboração de um projeto de pesquisa e de um relatório de pesquisa.

    - Tópicos Especiais - Palestras com professores estrangeiros (30 horas-aula)
    Ementa: Palestras de professores estrangeiros e nacionais com temas atuais específicos.
    Temas possíveis: marketing vitivinícola, denominações de origem, novos conhecimentos de compostos responsáveis pela qualidade e defeitos do vinho, vinho e saúde, entre outros.

    - Orientação para o Trabalho de Conclusão do Curso
    Ementa: Noções sobre metodologia de pesquisa e orientação sobre a forma de elaboração do trabalho de conclusão do curso (artigo).

     

Outro curso relacionado com ciências agrícolas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |