Especialização Linguística e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa

Solicite informação sem compromisso UeFs - Universidade Estadual de Feira de Santana

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização Linguística e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa - Presencial - Feira de Santana - Bahia

  • Conteúdo

    APRESENTAÇÃO

    A disciplina de Língua Portuguesa e a formação do professor nessa área específica têm sido alvo constante de críticas. Geralmente, aponta-se o descompasso existente entre os avanços da ciência linguística e a prática do ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Professores, linguistas, pesquisadores da Educação, estudantes e pessoas de modo geral, frequentemente, abordam questões referentes ao artificialismo presente nas aulas de Língua Portuguesa nas escolas de nível fundamental e médio, criticando uma prática de ensino pouco produtiva para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Nessas discussões, apontam-se, por exemplo, a ênfase excessiva no ensino de uma gramática anacrônica e descontextualizada bem como a tímida presença do texto nas salas de aula, o que leva a um ineficiente trabalho com a leitura e a escrita. Assim, o Departamento de Letras e Artes da UEFS, por meio do Colegiado de Pós-Graduação Lato Sensu em Letras, cumprindo uma de suas funções sociais, a da formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, oferece o curso de Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.

    Nesse sentido, o quadro de professores do DLA encontra-se em condições de contribuir para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas da região, por meio de uma metodologia que proporcione aos alunos, além de conhecimentos teórico-práticos acerca dos estudos linguísticos, uma concepção crítica sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas, superando, assim, visões preconceituosas e mecanicistas do ensino-aprendizagem de línguas.  Desse modo, almeja-se possibilitar aos cursistas condições para que aperfeiçoem a sua prática pedagógica, superando a reprodução do conhecimento com ênfase numa gramática normativa descontextualizada.

    PÚBLICO ALVO

    O Curso de Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, de caráter aberto e presencial, destina-se a graduados, de nível superior, da área de Letras e áreas afins que atuem ou desejem atuar no ensino de Língua Portuguesa, habilitando-os para o ensino, pesquisa e extensão, garantindo-lhes a formação continuada.


Outro curso relacionado com português

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |