Graduação em Letras

Solicite informação sem compromisso Faculdades Tecsoma

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Letras

  • Modalidade
    As aulas do curso de Graduação de Letras são presenciais.
  • Certificado oficial
    Diploma de graduação emitido pela instituição.
  • Considerações
    O profissional de letras é responsável por pensar a linguagem, ou o estudo científico da linguagem. A Faculdade de Letras tem como objetivo formar um profissional para atuar não só no magistério, mas em tradução e interpretação, acessoria cultural, editoração de textos, crítica literária, pesquisa linguística e no trabalho com a alfabetização. O estudante contará ainda com uma formação que lhe permitirá estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do espírito reflexivo em seus alunos. Além disso, o futuro profissional poderá promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e fazer veicular o saber através do ensino de publicações ou de outras formas de comunicação. Quanto à formação pedagógica, o licenciado em Letras deve conhecer os princípios e técnicas da didática geral contemporânea; Familiarizar-se com o conhecimento teórico e aplicado de Psicologia que tenha por principal objetivo melhor interação professor/aluno; Ter contato com as principais correntes do pensamento filosófico voltado para a educação; Compreender as principais correntes do pensamento sociológico no que diz respeito aos temas que se referem à educação; Ter noções gerais de administração escolar e Dominar a teoria, os métodos e técnicas aplicados à língua portuguesa no processo de produção do conhecimento.
  • Dirigido a
    Interessados em obter uma formação que permita perceber e intervir nos problemas da região em que vive; propor soluções; ter macro-visão dos problemas nacionais e estar atento ao processo de universalização que a humanidade tem experimentado contemporaneamente.
  • Área de atuação
    Estará apto para trabalhar como redator e revisor, além de atividades de secretaria executiva em instituições nacionais e estrangeiras. Desevolver atividades de análise e crítica literária bem fundamentadas, bem como o auxiliam na produção de textos de qualquer natureza.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Letras - Presencial - Viçosa - Minas Gerais

  • Objectivos
    Segundo a lei nº 9.394/96, o ensino superior deve estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo (art. 43,1); incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive (art. 43, III); promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação (art. 43, IV); estimular o conhecimento dos problemass do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. (art. 43, VI).
  • Conteúdo
    Nem sempre o objeto de estudo de um curso universitário vem claramente estampado no seu nome, embora alguns sejam mais facilmente identificáveis. Isto ocorre com o curso de Letras. O que quer dizer "faço Letras"? Frase sempre comum entre os estudantes universitários desta área, quando questionados sobre o curso que fazem. Ora, quem faz Letras, no mínimo são pintores ou calígrafos. Às vezes atém pensam que quem faz letras sabe muitas línguas ou serão professores de português. Afinal, qual o objeto de estudo de um profissional de Letras? Um profissional de letras se ocupa da linguagem, ou do estudo científico da linguagem. Uma Faculdade de Letras tem como objetivo formar um profissional que vai atuar não só no magistério, mas em tradução e interpretação, acessoria cultural, editoração de textos, crítica literária, pesquisa linguística e no trabalho com a alfabetização. Terá uma formação que lhe permitirá estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do espírito reflexivo em seus alunos; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e fazer veicular o saber através do ensino de publicações ou de outras formas de comunicação.

    PERFIL ESPERADO DO EGRESSO

    1. Quanto à formação de cunho geral:
    • O licenciado do Curso de Letras deverá ter condições de perceber e intervir nos problemas da região em que vive; propor soluções; ter macro-visão dos problemas nacionais e estar atento ao processo de universalização que a humanidade tem experimentado contemporaneamente.

    2. Quanto à formação de cunho técnico específico, o licenciado deve Ter:
    * Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico das línguas portuguesa;
    * Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades lingüísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros da linguagem;
    * Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e funcionamento de uma língua, em particular, da língua portugues;
    * Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, através da análise de diferentes teorias, além de aplicar os resultados daí advindos na problemas de ensino/aprendizagem da língua portuguesa;
    * Domínio ativo e crítico de um repertório representativo das literaturas produzidas na línguas portuguesa;
    * Capacidade de relacionar a produção literária nacional com a literatura universal;
    * Domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições em que a escrita se transforma em literatura;
    * Domínio do repertório de termos especializados, através do quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura;
    * Capacidade de atuar como professor, pesquisador e consultor e utilizar as diferentes manifestações lingüísticas possíveis, sendo usuário, enquanto profissional, do padrão culto;
    * Capacidade de desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros literários e registros lingüísticos, e fomentar o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, culturais e estéticas;
    * Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área e a utilização de novas tecnologias.

    3.     Quanto à formação pedagógica, o licenciado em Letras deve :

    * Conhecer os princípios e técnicas da didática geral contemporânea;
    * Familiarizar-se com o conhecimento teórico e aplicado de Psicologia,  que tenha por principal objetivo melhor interação professor/aluno;
    * Ter contato com as principais correntes do pensamento filosófico voltado para a educação;
    * Compreender as principais correntes do pensamento sociológico no que diz respeito aos temas que se referem à educação;
    * Ter noções gerais de administração escolar;
    * Dominar a teoria, os métodos e técnicas aplicados à língua portuguesa no processo de produção do conhecimento.  

    4.     No exercício da profissão, o profissional deve:

    * Estar apto a exercer atividades de redator e revisor, além de atividades de secretaria executiva em instituições nacionais e  estrangeiras.
    * Compreender que sua formação humanista e estética contribuem para análise e crítica literária bem fundamentadas, bem como o auxiliam na produção de textos de qualquer natureza.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de informar se tem o curso de licenciatura em letras português e literatura a distancia em Viçosa-MG quando terá vestibular, qual o endereço e telefone para contato? "

Maria para Graduação em Letras

Minas Gerais

"Gostaria de informações sobre o mestrado em letras. Eu tenho faculdade de letras/português e inglês, pós-graduação em gestão e agora quero me ingressar no mestrado. "

Soraya para Graduação em Letras

Minas Gerais

"Fiz o curso superior de licenciatura curta em letras. Eu gostaria de saber se teria que participar do processo seletivo de vocês e se no caso, a faculdade eliminaria algumas matérias? Quando será o processo seletivo? "

Rina para Graduação em Letras

Minas Gerais

"Queria fazer um curso de letras a distancia. Eu queria saber se a universidade oferece esta modalidade de ensino, e no meu caso como moro no exterior se poderia cursá-lo. "

Maria para Graduação em Letras

Minas Gerais

"Eu gostaria e saber se vocês têm graduação de letras - inglês/português? Atualmente curso o 2º período de letras na fundação educacional presidente Castelo Branco, em e por motivos profissionais estou de mudança para outro município e gostaria de saber como são os procedimentos para transferência. "

Weverton para Graduação em Letras

Espírito Santo

"Essa faculdade é em Curitiba? Eu queria informações sobre curso de letras português inglês e espanhol também e se esta possui algum tipo de fôlder. "

Cristiani para Graduação em Letras

Paraná

Outro curso relacionado com ensino da linguagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |