Ciências Contábeis - A Distância

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Barbara Borges

Barbara Borges

Ciências Contábeis

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Ciências Contábeis é ministrado em modalidade a distância.
  • Duração
    O curso, em sua totalidade, possui 4 anos de duração.
  • Certificado oficial
    Será outorgado um certificado oficial aos alunos aprovados.
  • Considerações
    O curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida é oferecido na modalidade a distância e apresenta um excelente plano de estudos, configurado para proporcionar ao aluno uma excelente graduação, que leva em consideração o empreendedorismo. Durante o curso, o aluno irá ampliar seus conhecimentos sobre questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e em diferentes modelos de organização.
  • Dirigido a
    O curso está indicado para pessoas que gostam de contabilidade e desejam trabalhar nessa área.
  • Área de atuação
    Ao concluir esta especialização, o aluno poderá trabalhar em áreas relativas à Ciências Contábeis.

Comentários sobre Ciências Contábeis - Online

  • Conteúdo
    Graduação Ciências Contábeis.


    MODALIDADE PRESENCIAL.

    Habilitação: Bacharelado

    Duração: 4 anos
     

    O Curso.

    O curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida, possibilita a  formação profissional, desenvolvendo as seguintes competências e habilidades em seus alunos: demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil,elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais, aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis,desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão, entres outras.

    A contabilidade nos dias de hoje é considerada uma ferramenta fundamental nos processos de decisão das organizações. Sua maior importância reside em ser instrumento útil para tomada de decisões, através da elaboração de relatórios, como balancetes, balanço patrimonial, análise econômica e financeira, perícia contábil e auditoria.

    Características:

    •     Prepara profissionais para atuar em empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais e do Terceiro Setor;
    •     Capacita para o empreendedorismo;
    •     Promove formação que permite o exercício de atividades de consultoria;
    •     Prepara o aluno para atuar como auditor, perito contábil ou controller;
    •     Capacita para a compreensão de questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
    •     Capacita para o domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas;
    •     Promove a capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
    Diferenciais UVA.

    •     O Curso de Contábeis através de convênios firmados com empresas e importantes entidades como o Conselho Regional de Contabilidade e a Secretaria da Receita Federal , permite os discentes a aproximação das Práticas Contábeis
    •     Os alunos do Curso de Ciências Contábeis da UVA têm obtido uma excelente aceitação nas empresas públicas e privadas, nas áreas de auditoria , assessoria contábil, controladoria e finanças.
    •     Curso voltado para a formação de Controller com disciplinas voltadas as diversas áreas de contabilidade, controladoria e gestão empresarial
    •     Corpo Docente composto por mestres e doutores com experiência acadêmica no mercado de trabalho atuantes em diversas áreas da contabilidade, atualizados com as normas contábeis de padrão internacional aplicadas no Brasil.
    •     Empresa-Junior participação ativa dos alunos do curso de contábeis
    •     Palestras e Seminários sobre temas atuais na área contábil por profissionais capacitados de empresas públicas e privadas, conselheiro do CRC-RJ e demais profissionais
    •     Incentivo à iniciação científica por meio do PIC UVA, participação ativa dos alunos com trabalhos aprovados
    •     O curso de ciências contábeis, reconhecendo a importância da questão ambiental para o mundo, oferece as disciplinas Ciências Ambientais e Contabilidade Socioambiental com o objetivo do aluno reconhecer os custos e benefícios sociais de uma empresa ambientalmente sustentável de acordo com a legislação ambiental.
         
    Competências e Habilidades.

    •     Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais.
    •     Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
    •     Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
    •     Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
    •     Desenvolver a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
    •     Exercer suas reponsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais.
    •     Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
    •     Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

    Grade curricular e disciplinas.

    A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados.
    De acordo  com o Conselho Federal de Contabilidade, existem 48 atribuições privativas dos profissionais de Contabilidade. O mercado de trabalho apresenta oportunidades diversas em empresas públicas ou privadas de diversos portes.

    O bacharel de ciências contábeis ótimas perspectivas de empregabilidade, pois existem prerrogativas legais que só podem ser exercidas por este profissional e, todas as organizações independente de seu tamanho, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, tem necessariamente que contemplar em seu quadro funcional um profissional contábil, seja direta ou indiretamente.

    O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Há oportunidades em todas as regiões do país. Porém, os salários mais altos estão nas grandes capitais (Rio de Janeiro e São Paulo) e cidades de médio porte do interior. As chances estão em empresas de todos os setores de atuação, incluindo instituições financeiras e multinacionais.

     
    O Curso.

    A ciência da contabilidade é tão antiga quanto outras profissões, existindo registros de transações comerciais em achados arqueológicos de civilizações antigas.

    Lucca Pacciolo (1445-1517) é considerado o pai da contabilidade moderna. Sua teoria de débito e crédito é usada universalmente, no século XXI, para registrar e controlar as operações que envolvem o patrimônio das organizações.

    A contabilidade nos dias de hoje é considerada uma ferramenta fundamental nos processos de decisão das organizações. Sua maior importância reside em ser instrumento útil para tomada de decisões, através da elaboração de relatórios como balancetes, balanço patrimonial, análise econômica e financeira, perícia contábil e auditoria. Pode-se, ainda, avaliar a situação atual e projetar resultados administrativos de uma empresa. Sem estes instrumentos, nenhum dirigente de empresa pode tomar decisões. É a ferramenta fundamental de qualquer organização. Através das informações obtidas pelos registros contábeis, a alta administração das organizações tem condições de desenvolver seu planejamento e sua estratégia para projetar a viabilidade de seu negócio.

    A contabilidade oferece ao bacharel em ciências contábeis ótimas perspectivas de empregabilidade, pois existem prerrogativas legais que só podem ser exercidas por este profissional e todas as organizações, independente de seu tamanho, se públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, tem necessariamente que contemplar em seu quadro funcional um profissional contábil, seja direta ou indiretamente.

    Neste contexto, o profissional de Contabilidade tem ótimas perspectivas na profissão pois, atuando como administrador de dados da organização, ele incide diretamente na arquitetura do sistema de informações gerenciais.

    Características.

    • Prepara profissionais para atuar em empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais e do Terceiro Setor; Capacita para o empreendedorismo;
    • Promove formação que permite o exercício de atividades de consultoria; Prepara o aluno para atuar como auditor, perito contábil ou controller;
    • Capacita para a compreensão de questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
    • Capacita para o domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas;
    • Promove a capacidade crítico-analítica de avaliação quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

    Diferenciais UVA.
    •     Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Atividades Complementares são matérias obrigatórias no curso de Ciências Contábeis;
    •     Existência de convênios de cooperação técnica e de estágio com diversas empresas e organizações da área de Contabilidade;
    •     Todos os professores envolvidos na formação dos alunos atuam no mercado profissional;
    •     Ex-alunos da UVA têm obtido excelente desempenho, não só em instituições privadas, mas também aprovação em concursos públicos;
    •     O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UVA é voltado para o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuação do profissional no competitivo mercado de contabilidade ou para empreender na implantação de sua própria empresa;
    •     Alunos reprovados no primeiro módulo da Graduação EAD poderão cursar as disciplinas sem pagar pela reprovação (válido somente 1 vez, para o primeiro módulo cursado);
    •     Alunos do primeiro módulo podem trocar de curso sem ter que pagar pelo novo curso eleito (válido somente 1 vez, para o primeiro módulo cursado).

    Mercado de trabalho.

    Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem 48 atribuições privativas dos profissionais de Contabilidade. O mercado de trabalho apresenta oportunidades diversas em empresas públicas ou privadas de diversos portes, e o profissional formado em Ciências Contábeis pode assumir cargos de:

    • Contador;
    • Gerente Contábil;
    • Gerente ou Diretor Financeiro;
    • Auditor Interno;
    • Auditor Independente;
    • Consultor Contábil e Financeiro;
    • Perito Contábil;
    • Fiscal Tributário.

    Programa  do curso:

    Ano 1.

    1º Semestre

    - Matemática aplicada
    - Fundamentos de gestão empresarial
    - Contabilidade geral
    - Linguagem, comunicação e discurso
    - Sociologia

    2º Semestre

    - Teoria das organizações
    - Comportamento organizacional
    - Contabilidade comercial
    - Empreendedorismo
    - Raciocínio lógico

    Ano 2.

    3º Semestre

    - Estatística
    - Direito aplicado à gestão
    - Análise econômica e mercado
    - Filosofia
    - Contabilidade de custos

    4º Semestre

    - Contabilidade societária
    - Elaboração das demonstrações contábeis
    - Teoria da contabilidade
    - Matemática financeira
    - Contabilidade de instituições específicas

    Ano 3.

    5º Semestre

    - nálise das demonstações contábeis
    - Economia internacional e comércio exterior
    - Contabilidade gerencial
    - Gestão financeira
    - Práticas profissionais I
    - Atuaria e contabilidade seguros

    6º Semestre

    - Contabilidade internacional
    - Mercado financeiro e de capitais
    - Contabilidade tributária
    - Metodologia científica
    - Práticas profissionais II
    - Contabilidade avançada

    Ano 4.

    7º Semestre

    - Tópicos especiais
    - Planejamento tributário
    - Contabilidade pública e orçamento público
    - Ética profissional e responsabilidade socioambiental
    - Práticas profissionais III
    - Auditoria

     8º Semestre

    - Projeto de atividade
    - Perícia e arbitragem
    - Tópicos especiais
    - Controladoria

Outro curso relacionado com contabilidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |