Graduação em Design de Moda

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Design de Moda - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Design de Moda.

    Arte & Design

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 3 anos e meio
    Campus e turno: Campus Tijuca: manhã e noite | Campus Barra: manhã e noite

    Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 381, de 22/3/2000

    Modalidades dos cursos: Presencial

    Descrição:

    Primeiro curso superior de moda na cidade do Rio de Janeiro a obter reconhecimento pelo MEC e a oferecer uma formação que engloba todas as etapas que constituem a cadeira criativa e produtiva de moda.

    O curso tem como diferencial sua grande experiência no ensino superior, tendo sido o primeiro no estado do Rio. Vantagem para a vida acadêmica: O aluno convive em um ambiente universitário que permite a experimentação de outras áreas, incluindo as do design.

    O curso tem forte enfoque na construção do pensamento crítico com disciplinas que relacionam a moda além da construção de objetos: com a sociedade, a cultura, as artes e a história. Outro ponto forte é a tradição de formação empreendedora que contribui para a alta taxa de empregabilidade: disciplinas com ênfases em desenvolvimento de produtos, gestão, mercado e comunicação fornecem ao aluno ferramentas de visão de negócios.

    O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se como um ponto ímpar, já que o aluno participa diretamente da pesquisa, desenvolvimento e construção de produtos de moda, permitindo uma visão completa do processo. Pensar, pesquisar, analisar, gerir e produzir, munido destas experiências o aluno pode optar por qual setor seguir.


    Diferenciais UVA:

    • Curso integrante da Escola Design UVA, criada em 2009, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade entre os cursos de Moda, Design de Interior e Design Gráfico;
    • Mais de 73 desfiles realizados pelos alunos e professores do curso;
    • Incubadora de Empresas voltada para Moda;
    • Eventos, visitas e exposições acontecem com frequência sempre com a participação ativa dos alunos de moda e empresas parceiras;
    • Realização de um evento ao final de cada semestre para apresentação dos formandos ao mercado de Moda. Esse evento envolve pesquisa, criação e execução de peças, e os alunos põem em prática tudo o que aprenderam nas salas de aula e nas aulas de laboratório;
    • Parceria do Escritório Modelo de Design com a Empresa Junior Salto para desenvolvimento de projetos.
    • O curso oferece, constantemente, palestras, cursos de extensão e workshops gratuitos para alunos devido a boa relação da coordenação com alunos discentes e profissionais do mercado de moda (Ex- Semana 20 anos curso de moda – foi oferecido média de 20 workshops e 6 mesas redondas com convidados externos, Semana do design e arquitetura média 16 workshops e 8 palestras com os melhores profissionais do Rio de janeiro)
    • Única escola de moda convidada para participar do backstage no desfile da Coleção Cruise 2017 da Marca Louis Vuitton.


    Projetos de pesquisa que envolvem práticas fora de sala de aula:

    Projeto Denim Lab: O DenimLAB visa promover o desenvolvimento técnico e o conhecimento empírico sobre o denim no campo do design de produto e consumo de moda, usado como referência em todo o Brasil inclusive foi apresentado no exterior - único na cidade do Rio de Janeiro;


    Projeto TI - Teci lab (Tecidoteca): Uma das mais bem equipadas da cidade do Rio de Janeiro - O teciLAB (Tecidoteca/ Estampoteca) foi idealizado a partir da observação e das necessidades dos alunos do Moda que precisam de um espaço para ter contato com materiais têxteis e técnicas de estampagem. É um local de pesquisa e experiência técnica, visual e tátil, com esses materiais aberto não apenas para alunos da UVA e sim para qualquer interessado neste ramo de conhecimento. Nosso projeto conta com parcerias das maiores de empresas têxteis do Brasil que nos mantém atualizados constantemente com materiais recém-lançados e permite visitas técnicas para que o aluno entenda todo o processo de fabricação;


    Eventos que envolvem práticas fora de sala de aula:

    Design em Movimento (apenas campus Barra): Design em movimento de moda, com caráter experimental como forma de incentivo aos alunos a apresentar seus projetos de final de ano. Este evento visa apresentar os criadores do Curso superior de moda para toda Universidade assim como convidados externos atuantes no mercado de trabalho. Toda estrutura (iluminação, som, modelos etc.) do evento fica sob a responsabilidade dos alunos. Este evento foi reativado em 2018.2 e teve a presença média de 500 convidados externos e internos. Todo projeto feito com recursos próprios e 100% organizado pelos alunos.


    Mercado de Trabalho:

    O mercado de trabalho para o profissional de Moda apresenta diversas oportunidades. Este profissional poderá atuar nas áreas de Pesquisa e Criação, Modelagem e Confecção; na Indústria e Varejo, Marketing e, naturalmente, na produção de desfiles e editoriais de moda.

    O eixo Rio-São Paulo ainda concentra as melhores oportunidades de trabalho, já que as grandes indústrias e lojas de moda estão concentradas nesses dois estados. Mas outras regiões se destacam como polos têxteis e de moda importantes, abrindo inúmeras oportunidades profissionais.

Outro curso relacionado com moda

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |