Graduação em Design Gráfico e de Produto

Solicite informação sem compromisso FMU - Cursos de Graduação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Design Gráfico e de Produto - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Graduação em Design Gráfico e de Produto

    Carreira :

    O curso de Design tem como objetivo a formação do futuro designer habilitado a atuar no mercado de trabalho, levando-se em consideração as suas diversas especialidades, de maneira a atender as necessidades dos usuários-consumidores.

    Tudo isso apoiado numa oferta de repertório para o desenvolvimento cultural, espírito crítico, reflexivo, bem como sua capacidade criativa, no que se refere a concepção, desenvolvimento e registro dos projetos em design e na condução do aluno na compreensão dos problemas atuais, abordando temas como: sustentabilidade, cidade, saúde, educação, transporte, moradia, ambiente, entre outros, motivando a busca de soluções em Design.

    O curso de Design da FMU oferece duas habilitações, nas áreas de atuação profissional :

    Em Programação Visual [Design Gráfico] nas áreas de :
    - comunicação e editoração: impressos – livros, revistas, jornais, entre outros e digitais –web, multimídia, animação, interfaces e etc.;

    - nos sistemas de identidade visual corporativa – criação de marcas e suas aplicações em papelaria, uniformes, veículos, entre outros;

    - nos sistemas de orientação e sinalização; embalagens – primárias, secundárias, terciárias e a criação de conteúdo informacional e aplicação de identidade visual em bens de consumo e de produção em geral.

    Em Design do Produto nas áreas de :
    - bens de consumo – mobiliários, eletroeletrônicos, joalheria, embalagens, entre outros,

    - bens de capital: máquinas, equipamentos e acessórios.

    - produtos e componentes em geral para os setores de transporte, esportivos, hospitalares, e outros.

    - no âmbito dos sistemas de produção: produtos e componentes de postos de trabalho e de ambientes: industriais, comerciais, de serviços, e assim por diante.

    - no âmbito dos sistemas domésticos: produtos e componentes de postos de atividade diversos.


    Referência no mercado
    :

    O egresso deverá ser capaz de desenvolver projetos por meio de enfoque transdisciplinar dentro de todo um contexto sócio-econômico-cultural, que tem como atribuições no mercado de trabalho os seguintes requisitos:

    - Capacidade de pesquisa, análise, síntese e tratamento das informações coletadas. Sensibilidade para a compreensão das reais necessidades e aspirações dos usuários, traduzindo-os para a materialização de objetos que venham a suprir estas necessidades da melhor maneira possível, tanto em termos estéticos, quantos funcionais e econômicos.

    - Conceituação do projeto, através de elementos informacionais que conduzirão ao Design ou ao re-design de produtos.

    - Domínio das linguagens bidimensionais e tridimensionais, como ferramentas essenciais para a concepção, desenvolvimento e registro do projeto.

    - Conhecimento e domínio de diversas metodologias que norteiam todo o processo de Design: da estrutura do briefing à pesquisa e da conceituação a concepção e registro do projeto.

    - Conhecimento e constante atualização sobre materiais, processos , técnicas, tecnologias, comportamento e código do consumidor e das condições do mercado de modo geral.

    - Capacidade de planejamento, organização e gestão do projeto e dos recursos humanos envolvidos.

    - Compreensão do Design gráfico e do produto dentro de uma visão histórica, evolutiva e atual voltada para as implicações culturais; econômicas, políticas e sociais.

    Programa inovador :

    A estrutura curricular do curso de Design apresenta um conjunto de competências e habilidades no processo de formação do aluno que o faz transitar pelas variadas disciplinas, articulando conceitos e informações que concorrem para o desenvolvimento do pensamento criador, crítico e multidisciplinar por parte do discente, em razão da integração dos múltiplos conhecimentos por meio de projetos integrados.

    O desenvolvimento do currículo permite ao aluno a compreensão conteúdos adquiridos no início do curso, como por exemplo: os conhecimentos das disciplinas como Dimensões e Sistemas, História da Arte, Ergonomia e Ciências Sociais instrumentalizando a dinâmica de disciplinas posteriores como as relativas aos Projetos em Design.

    O curso está estruturado do seguinte modo :

    Formação Básica   – composta por 04 semestres comuns as duas habilitações

    Formação Profissional   – nas habilitações:  Programação Visual ou Design do Produto nos 03 últimos semestres.

    O curso de Design conta com uma infraestrutura de salas de aulas, laboratórios de informática e oficinas que atendem as necessidades dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

    Foco no resultado final :

    O curso estimula nos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades, para que sejam capazes de encontrar sempre a melhor solução em seu trabalho, tanto do ponto de vista estético quanto funcional.

    A profissão na prática :

    Os alunos participam de projetos internos e externos sob a supervisão de professores com experiência no mercado profissional, aprendendo na prática com desafios que enfrentarão no mercado de trabalho.

    Ato Autorizativo
    : Portaria nº 1.579, de 27 de maio de 2004, publicada no DOU – nº 103 – seção I – 31/05/2004 – P.27.

    Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.

    Formação : Designer Gráfico ou Designer de Produto
    Duração : 7 semestres

Outro curso relacionado com design gráfico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |