Graduação em Engenharia Ambiental

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Engenharia Ambiental - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Engenharia Ambiental.

    Engenharias e Tecnologias

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos
    Campus e turno: campi Barra, Cabo Frio e Tijuca: manhã e noite

    Campi Tijuca e Barra, Autorizado pela Resolução 1/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. | Campus Cabo Frio, Autorizado pela Resolução 8/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.

    Modalidades dos cursos: Presencial 

    Descrição:

    A Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia que torna possível a evolução tecnológica baseada no conceito de desenvolvimento sustentável, possibilitando ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas. Em função da grande gama de atividades em que pode se inserir, o Engenheiro Ambiental deve ter ampla formação, com conhecimento nas áreas de Biologia, Ecologia, Geologia, Cartografia, Climatologia, Poluição e Impactos Ambientais, Legislação Ambiental, Saúde Ambiental, Manejo de Recursos Naturais, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como Hidrologia, Topografia, Hidráulica, Saneamento e Arquitetura.

    A formação de Engenharia possibilita, ainda, ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas.

    Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.

    A Engenharia Ambiental da UVA foi elaborada de forma a possibilitar o convívio dos alunos de todas as Engenharias do primeiro ao quarto períodos, integrando os futuros profissionais de diferentes áreas da Engenharia. No quinto e sexto períodos, o curso está moldado para obter forte sinergia com a Engenharia Civil, compartilhando disciplinas, como Geologia, Hidráulica, Topografia, Segurança do Trabalho, Arquitetura e Urbanismo, dentre outras. Isto possibilita um melhor conhecimento de áreas que auxiliarão na avaliação ambiental de projetos sustentáveis de Engenharia. A partir do sétimo período, concentram-se as disciplinas que irão proporcionar conhecimentos mais aprofundados e específicos de meio ambiente, como Ecologia e Sustentabilidade, Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, Tratamento de Efluentes Líquidos, Disposição dos Resíduos Sólidos, Energias Renováveis, Avaliação de Risco Ambiental, dentre outras.


    Diferenciais UVA:

    •     1º lugar entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;
    •     Visitas técnicas em disciplinas variadas;
    •     Palestras e mesas redondas técnicas, oficinas de educação ambiental, ações socioambientais com comunidades, Cine Debate de filmes ambientais, minicursos teóricos e práticos, além de eventos acadêmicos na Semana do Meio Ambiente e na Semana da Ciência e Tecnologia e no Dia Mundial da Água;
    •     Registro do Curso no Conselho de Engenharia (CREA) e no Conselho de Química (CRQ), possibilitando maior abrangência de atribuições profissionais;
    •     Corpo docente composto por mestres e doutores, atuantes no mercado com reconhecida experiência na área ambiental, tanto na educação quanto em planejamento, gestão e consultoria.

    *Maior nota de CPC entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro e 4° lugar entre todas as instituições de ensino privadas do Brasil na última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação, em 2017.


    Mercado de Trabalho:

    O Engenheiro Ambiental é necessário em grande parte das atividades produtivas de nossas indústrias, nos órgãos fiscalizadores e em instituições utilizadoras de recursos ambientais. Dentre as atividades cabíveis ao Engenheiro Ambiental, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos estão a supervisão, coordenação e orientação técnica; assessoria e consultoria, direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

    A boa gestão dos recursos hídricos passou a ser prioridade dos governos após as secas que castigam regiões do Sul e Sudeste, e as empresas são cada vez mais obrigadas a preservar o meio ambiente das regiões onde estão instaladas.

    As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido à grande concentração de indústrias.

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |