Graduação em Engenharia Bioenergética

Solicite informação sem compromisso Universidade FUMEC

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Aline Lima

Aline Lima

Graduação em Engenharia Bioenergética

  • Modalidade
    As aulas serão distribuídas no turno da noite. O curso de Graduação em Engenharia Bioenergética é presecial.
  • Duração
    Esse curso possui duração de 10 semestres.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso, o estudante receberá o título de Engenheiro Bioenergético.
  • Considerações
    O Curso de Engenharia Bioenergética da FUMEC tem por intenção, formar profissionais aptos para atuar nos diversos processos que envolvem os recursos bioenergéticos. Isso implica: desenvolvimento, produção e consumo de biotecnologias. Durante o curso serão abordados temas como cadeia de energia hidráulica, geração de energia elétrica através de biomassa, desenvolvimento sustentável e outros.
  • Dirigido a
    Interessados no estudo da utilização de biocombustíveis.
  • Área de atuação
    Segundo pesquisas do Portal Educaedu, os graduados neste curso podem buscar oportunidades em grandes empresas como a Vale, ou ainda durante a realização do curso, estagiar em companhias como a Sila Brasil.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Bioenergética - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Conteúdo
    Engenharia Bioenergética
    O curso de Engenharia Bionergética forma um profissional múltiplo nos campos da engenharia agronômica, química, mecânica, elétrica, ambiental, civil, de produção, dentre outras. A graduação permite o conhecimento conjuntural do setor de recursos bioenergéticos, envolvendo os segmentos da política, economia, desenvolvimento e meio ambiente, de forma a possibilitar a geração de tecnologias e biotecnologias. A intenção é permitir o aumento da oferta, com a diminuição de preços dos recursos, premissas indispensáveis para a migração da atual matriz energética, baseada em combustíveis fósseis, para a matriz fundamentada nos recursos bioenergéticos.

    O objetivo da graduação consiste no estudo, pesquisa, produção, distribuição e consumo de biocombustíveis (etanol, biodíesel, biogás, biomassa, dentre outros) e bioenergias (eólica, solar, hidráulica, geotérmica, do mar, célula de hidrogênio, dentre outras), de forma renovável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. A análise conjuntural do setor bioenergético consiste no estudo dos fundamentos de economia, administração e finanças, economia ambiental, política e legislação ambiental, engenharia econômica e avaliações, planejamento e orçamentação, recursos bioenergéticos e desenvolvimento, planejamento integrado de recursos e análise econômica de alternativas bioenergéticas.

    A graduação tem como premissa o entendimento da cadeia dos recursos bioenergéticos de forma abrangente. Como exemplo, podemos citar a cadeia da energia hidráulica, durante a qual o aluno estudará desde as disciplinas básicas, como Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Hidrologia, às relativas aos recursos hídricos, aproveitamento hidrelétrico, conversão eletromecânica e turbinas e geradores, passando pela análise de impacto deste tipo de recurso bioenergético no meio ambiente. Outro exemplo refere-se à geração de energia elétrica através da biomassa, incluindo os fundamentos da termodinâmica, os conceitos de combustão, os mecanismos de motores a combustão, geração biotermelétrica e cogeração, até a poluição causada por este tipo de operação. Desta forma, o curso forma o profissional com uma visão holística do setor, capacitando-o a atuar da produção e consumo, ao desenvolvimento de tecnologias e biotecnologias de recursos bioenergéticos.

    Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
    Autorizado pela Res. CONSUNI/FUMEC 003/07 de 18 de outubro de 2007.

    (*) Valor de referência apenas para o 1º período do curso / 1º semestre de 2011 (pagamentos efetuados até a data de vencimento), incluindo as disciplinas regulares do período. O regime é semestral, o que corresponde a 6 parcelas mensais, sendo a 1ª parcela paga no ato da matrícula. Os reajustes levam em consideração a Lei nº 9.870/99, atendendo a periodicidade permitida por lei.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de saber se existem turmas em andamento da pós-graduação em engenharia bioenergética, se vão abrir mais turmas e o custo do curso. "

Claudio para Graduação em Engenharia Bioenergética

Santa Catarina

"Eu estou fazendo curso superior de tecnologia em produção sucroalcooleira ,e desejava saber se a pós graduação em engenharia bioenergética se enquadra em uma especialização do meu curso. Eu também gostaria de saber o carga horaria e valor da mensalidade. "

Sibério para Graduação em Engenharia Bioenergética

São Paulo

"Gostaria de saber sobre o curso de engenharia de produção e qual o horário que vocês o oferecem. "

Karlanny para Graduação em Engenharia Bioenergética

Minas Gerais

Outro curso relacionado com engenharia biomédica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |