Graduação em Engenharia Civil

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Engenharia Civil

  • Modalidade
    Curso na modalidade presencial.
  • Duração
    A formação tem duração de 5 anos.
  • Certificado oficial
    A instituição fornecerá um diploma.
  • Considerações
    A Graduação em Engenharia Civil ofertada pela Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas é ministrada no formato presencial. A graduação objetiva realizar a formação de profissionais para para o desenvolvimento e supervisão de projetos de engenharia em construção de casas, edifícios e complexos comerciais. Após formação, o engenheiro civil receberá um registro profissional que lhe permite atuar no setor.
  • Dirigido a
    Formação focada em pessoas com ensino médio completo.
  • Área de atuação
    As vagas estão em escritórios de engenharia, construtoras de edifícios e casas, empreiteiras.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Civil - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O currículo do curso, conforme se verá adiante, visa proporcionar ao aluno a participação efetiva na construção de competências necessárias à formação de um profissional reflexivo, que buscará aliar a formação teórica às demandas práticas do mercado de trabalho.
  • Estágios
    O Engenheiro Civil formado pela UNIPAM possui um amplo campo de atuação, podendo desempenhar atividades nas seguintes áreas:

    * Cálculo Estrutural e Construção Civil, podendo desempenhar as mais diversas funções;
    * Recursos Hídricos, seus serviços afins e correlatos como, por exemplo, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, portos, rios e canais, barragens e diques, drenagem e irrigação;
    * Engenharia de Transportes;
    * Geotecnia.

    A Engenharia Civil representa uma das áreas com maior índice de crescimento atualmente, o que permite ao profissional dessa área usufruir de inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.

    O engenheiro civil, além de trabalhar com vínculo empregatício, encontra boas possibilidades para atuar de forma autônoma, na prestação de serviços técnicos ou na gestão do próprio negócio. Pode ainda prestar serviços especiais em consultorias ou em perícias técnicas ligadas às obras civis.
  • Conteúdo
    O ótimo momento da economia nacional, que produz excelentes resultados, com crescimento acima da média, fez com que alguns setores, em especial, apresentassem um desenvolvimento animador. Um desses setores é a engenharia civil que, desde 1980, não atingia índices de crescimento tão importantes como os atuais. Representa uma das áreas mais promissoras do momento.

    No entanto, existe uma carência evidente para atendimento desta área. O engenheiro civil é, hoje, um profissional raro no mercado. No último ano, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), embora a busca pelo emprego seja incessante, muitas vagas formais não foram preenchidas por falta de profissional habilitado para a ocupação buscada.

    As empresas apontam para a falta de mão-de-obra qualificada no setor. Estas estão tendo que contratar profissionais novos e qualificá-los. Atualmente, 84% das empresas industriais, segundo a Confederação Nacional da Indústria – CNI, investem em programas de capacitação.

    Com um mercado com estas características, não raro os estudantes de engenharia, antes mesmo de se formarem, recebem boas propostas de trabalho. O número de engenheiros civis que o Brasil forma hoje é insuficiente para atender à demanda existente. O Brasil tem 2,48 engenheiros por cada mil habitantes, número muito inferior ao dos países desenvolvidos.

    Com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, se o governo repassar o que foi prometido para investimento até 2010, a situação ficará ainda melhor para os profissionais da área de engenharia civil.

    Soma-se ao favorável momento da economia a vasta possibilidade profissional do engenheiro civil, que pode atuar no planejamento, projeto, gerenciamento, supervisão e fiscalização das atividades de construção e, ainda, projetos e gerenciamento de sistemas de transporte, construção de canais de escoamento e distribuição de água, levantamento das condições das rochas e solos, controle do impacto ambiental, promoção e preservação do meio ambiente, dentre outras inúmeras atividades.

    Assim, observa-se a necessidade de formação de profissionais empreendedores, militantes, confiantes e com visão voltada para o momento atual e para o futuro.


    Titulação: Bacharelado




Outro curso relacionado com engenharia civil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |