Graduação em Engenharia da Computação

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Barbara Borges

Barbara Borges

Graduação em Engenharia da Computação

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Engenharia da Computação é ministrado em regime presencial.
  • Duração
    O curso de Graduação em Engenharia da Computação dura 5 anos.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe um diploma no final do curso.
  • Considerações
    O curso de Graduação em Engenharia da Computação da Universidade Veiga de Almeida é oferecido na modalidade presencial no Cmapus Centro e apresenta um excelente plano de estudos, cujo diferencial é o alinhamento às necessidades do mercado e preparação para ingressar em cursos de pós-graduação. Durante o curso, o aluno irá estudar sobre hardware e software, levando em consideração suas diversas concepções.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a pessoas que já concluíram o segundo grau e desejam trabalhar como Engenheiros da Computação.
  • Área de atuação
    Ao concluir esta formação, o profissional poderá exercer funções relacionadas ao desevolvimento de softwares, aplicações e sistemas, consultoria, gestão de TI.

Comentários sobre Graduação em Engenharia da Computação - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Graduação em Engenharia da Computação.


    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos

    Situação legal: Campi Tijuca, Centro e Barra -
    Autorizado pela Resolução 3/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA.
     
    Campus e turno: Campi Tijuca e Barra - Manhã e noite. | Campus Centro - Manhã.

    As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

    O Curso:

    O Curso de Engenharia da Computação da Universidade Veiga de Almeida possui um projeto pedagógico atualizado e inovador, fornecendo ao aluno uma sólida formação para atender tanto à forte demanda do mercado por profissionais qualificados na área de computação (principalmente na área de desenvolvimento de software) quanto às demandas dos cursos de pós-graduação.
     
    O curso está estruturado em dois ciclos: O Ciclo Básico e o Ciclo Profissional. O Ciclo Básico apresenta os fundamentos teóricos clássicos e conhecimentos nas diversas áreas de engenharia (mecânica, ambiental, de materiais, elétrica e produção). O Ciclo Profissional, por sua vez, embora possua uma abordagem ampla tanto na área de hardware como na de software, tem ênfase em Engenharia de Software, tendo em vista o cenário de crescimento do mercado nacional de serviços de software e a falta de profissionais qualificados para atuar neste mercado.
     
    Esta estrutura permite ao aluno obter uma formação completa e diferenciada envolvendo a efetiva compreensão dos conceitos que sustentam as tecnologias e não apenas o aprendizado superficial das tecnologias em uso no momento.
     
    Assim, ao invés de coleções de certificados de versões específicas de tecnologias que se invalidam na medida em que estas tecnologias evoluem, o formando em Engenheira da Computação da Universidade Veiga de Almeida recebe um diploma universitário que representa uma formação que lhe servirá por toda sua vida profissional.

    * As aulas a partir do 5º período (inclusive) são no horário noturno.

    Características do curso:

    O Curso de Graduação em Engenharia da Computação da UVA está estruturado em dois grandes ciclos: o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional. O Ciclo Básico tem como principal objetivo apresentar os fundamentos teóricos clássicos de base físico-matemática e conhecimentos nas diversas áreas de Engenharia (Mecânica, Ambiental, de Materiais, Elétrica e Produção). No Ciclo Profissional, é feita a abordagem nas seguintes áreas: Computação, Tecnologia, Sistemas de Informação e Contexto Social e Profissional.

    O curso faz uma abordagem tanto na área de hardware como na de software. Para garantir o desafio de formar engenheiros qualificados, a UVA possui uma forte formação teórica aliada a um currículo flexível, que possibilita ao aluno estar sempre atualizado com as evoluções permanentes na área de Tecnologia da Informação.

    Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.
     
    Diferenciais UVA:

    • Projeto Pedagógico atualizado e inovador que visa o desenvolvimento de um perfil ao mesmo tempo alinhado às necessidades do mercado e preparado para ingressar em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).
    • Corpo docente formado por professores doutores e mestres, com experiência acadêmica e profissional nas principais empresas do país.
    • Trabalho em projetos de pesquisa e desenvolvimento relevantes dentro da instituição, resultando em publicações em congressos renomados da área de computação dentro e fora do país;
    • Disponibilidade de infra-estrutura para os alunos desenvolverem seus próprios projetos e realizarem suas pesquisas, independentemente da carga horária oficial preestabelecida nas diversas disciplinas do curso.
    • Infraestrutura de computação e de informática do curso, em mais de 10 salas e com mais de 200 estações e servidores interligados em rede, com acesso à Internet;
    • Realização de eventos que complementam a formação acadêmica e posicionam os alunos nas tecnologias mais recentes adotadas no mercado.
    • Disciplinas optativas possibilitam ao aluno estar sempre atualizado com as evoluções permanentes na área de tecnologia da informação.

    Mercado de Trabalho:

    As oportunidades profissionais na área de Engenharia da Computação são vastas e transcendem o setor de software.

    Algumas áreas que costumam empregar Engenheiros de Computação para atividades tanto operacionais quanto de gerência:

    • Desenvolvimento de Software (Aplicações Web, Aplicações Corporativas, Sistemas de Informação, Sistemas de Apoio à Decisão, entre outros)
    • Desenvolvimento de Sistemas que combinem Tecnologias de Hardware e Software (Software Embarcado em Dispositivos como celulares, etc)
    • Consultoria para empresas desenvolvedoras de soluções computacionais
    • Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação (já que toda empresa de grande porte possui uma área de Tecnologia da Informação)
    • Administração e gerência de Bancos de Dados
    • Implementação de Sistemas Distribuídos baseados em Redes de Computadores
    • Modelagem de Processos de Negócio e de Fluxos de Informação
    • Assessoria de assuntos ligados à Informação

Outro curso relacionado com engenharia de computação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |