Graduação em Engenharia de Automação e Controle - São Paulo Capital - São Paulo - 1° curso de engenharia de automação e controle

Home > Graduação > Automação Industrial > São Paulo Capital > Graduação em Engenharia de Automação e Controle - São Paulo Capital - São Paulo

Graduação em Engenharia de Automação e Controle

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário da FEI

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Engenharia de Automação e Controle

  • Modalidade
    O curso será ministrado na unidade de São Bernardo do Campo.
  • Duração
    A duração do curso é de 10 semestres.
  • Certificado Oficial
    Ao término do curso o egresso receberá o certificado de Graduação em Engenharia de Automação e Controle.
  • Considerações
    O curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI tem como foco as áreas da mecânica, eletrônica, computação e produção. Dessa forma, visa a formação de profissionais capacitados ao atendimento das necessidades de um mercado em ascensão nos recursos de robótica e inteligência artificial, além da comunicação digital. Esses recursos vêm transformando o desenvolvimento de novas tecnologias que até pouco tempo eram irreais para o setor produtivo. O aluno é integrado em programas que favorecem a sua formação de excelência da mesma forma que as melhores universidades de qualquer parte do mundo, pois foi desenvolvida através de pesquisas em diversas áreas da Engenharia.
  • Dirigido a
    O curso é destinado aos interessados em estudar e trabalhar com o desenvolvimento de tecnologia para diversas áreas e setores industriais.
  • Área de atuação
    O egresso é capacitado para trabalhar em empresas como Petrobras, IBM, Vale, Telefonica e Claro.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Automação e Controle - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Recursos de robótica, inteligência artificial e comunicação digital transformam hoje o mundo da indústria e do lazer. Os avanços recentes da computação e da eletrônica propiciaram o desenvolvimento de novas tecnologias para Automação e Controle que seriam impensáveis há poucos anos. O curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI oferece todas as disciplinas das áreas de Mecânica, Eletrônica, Computação e Produção necessárias a uma formação sólida para atuação competente no setor produtivo e para aprofundamento futuro em programas de mestrado e doutorado. A crescente aplicação de sistemas eletrônicos a equipamentos mecânicos e o desenvolvimento de dispositivos complexos que envolvem necessariamente eletrônica e mecânica, como automóveis, robôs, maquinário industrial e de consumo, têm exigido a ampliação do domínio do saber do engenheiro tradicional no desenvolvimento de produtos e projetos.
  • Titulação
    Graduação em Engenharia de Automação e Controle
  • Conteúdo
    Campo de trabalho:

    Nos últimos anos, o setor industrial tem apresentado crescimentos consistentes, superando inclusive o crescimento do produto interno bruto do país e é prevista a continuidade desse processo de expansão. Em função disto, há um notório crescimento na oferta de trabalho para engenheiros. Essa oferta abrange as modalidades de Engenharia mais ligadas à ampliação dos meios de produção, principalmente na modernização desses processos, matéria da Engenharia de Automação.

    O engenheiro de automação e controle formado pelo Centro Universitário da FEI estará apto a atuar em diversar áreas, como por exemplo:

    • Projeto de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia;
    • Projeto e aplicação de sistemas mecatrônicos;
    • Projeto de sistemas automotivos (controle de motores, freios ABS e suspensão ativa)
    • Projeto e desenvolvimento de robôs para aplicações domésticas e industriais;
    • Coordenação da automação de processos industriais;
    • Gestão industrial.

    Engenharia de Automação e Controle
     
     
    O universo de conhecimento da Engenharia e o espaço profissional correspondente abrigam, entre os limites difusos das áreas clássicas de Eletricidade, Mecânica e Produção, uma série de especialidades de grande interesse na atualidade. A crescente aplicação de sistemas eletrônicos a equipamentos mecânicos e o desenvolvimento de dispositivos complexos que envolvem necessariamente as duas áreas, como automóveis, robôs, maquinário industrial e de consumo, têm exigido a ampliação do domínio do saber do engenheiro tradicional no desenvolvimento de produtos e projetos. Adicionalmente, conhecimentos de métodos e processos estudados pela Engenharia de Produção se fazem necessários para que o engenheiro contribua eficazmente para a oferta de tais dispositivos complexos pelo setor produtivo.

    O atendimento às demandas específicas de formação de profissionais em tecnologia e gestão se fez tradição na história não apenas do Centro Universitário da FEI, mas também das Instituições de Ensino Superior que o originaram. Dentro dessa tradição, o curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI provê os fundamentos necessários para formação de um engenheiro eletricista com visão estendida em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Produção, capaz de atuar na área clássica de Eletricidade e de estabelecer um diálogo técnico fluente com profissionais das outras áreas.

    Identificação

    Local: campus São Bernardo do Campo
    Turno: Diurno
    Processo de Evolução Discente: Seriado, com 10 períodos, sendo os dois primeiros comuns aos demais cursos de Engenharia.
    Número de Semestres Letivos: 10
    Carga horária:
    • 3990 horas de aula
    • 300 horas de Atividades Complementares supervisionadas
    • 160 horas de Estágio Supervisionado
    • 240 horas supervisionadas de Trabalho Final de Curso
    Objetivos

    Objetivos gerais

    • Estimular a criatividade e o espírito científico.
    • Suscitar o desejo de permanente aperfeiçoamento cultural e profissional.
    • Formar profissionais íntegros e aptos à inserção no ambiente de trabalho.
    • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais.
    • Preparar o aluno na prática pedagógica, na iniciação científica e no estágio supervisionado.

    Objetivos específicos

    • Desenvolver o raciocínio lógico.
    • Desenvolver a capacidade de comunicação, argumentação e cooperação, para trabalho em equipe.
    • Desenvolver a compreensão das leis físicas básicas que regem a Mecânica e a Eletricidade, bem como dos fundamentos da Computação.
    • Desenvolver a capacidade de abstração e análise, para a criação e aplicação de modelos a problemas de Engenharia Elétrica, especialmente em automação.
    • Desenvolver a capacidade plena de análise e síntese de equipamentos eletrônicos.
    • Desenvolver a compreensão e a capacidade de aplicação dos principais modelos de Controle Contínuo e Discreto.

    Perfil

    O curso de Engenharia de Automação e Controle irá proporcionar formação e subsídios para que o aluno:

    • Possua forte embasamento teórico das leis físicas, das técnicas, dos modelos de representação e dos métodos de análise e síntese relacionados à Engenharia.
    • Possua embasamento suficiente das áreas de Mecânica, Produção e Computação, para solucionar problemas situados na intersecção destas áreas com a Engenharia Elétrica, especialmente nas matérias de Automação e Robótica.
    • Possua embasamento suficiente das áreas de Mecânica, Produção e Computação, para dialogar com facilidade com os profissionais destas áreas nas matérias de Automação e Robótica.
    • Tenha ciência e faça uso ético, com visão humana e social, do seu papel como agente transformador da sociedade.
    • Seja capaz de construir novos conhecimentos.
    • Seja criativo e empreendedor nas iniciativas profissionais;
    • Possua habilidades para trabalhar em grupo e de interagir com diferentes pessoas e culturas.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Qual e a localização da faculdade? Quando abre as inscrições para vestibular? Será utilizado a nota do ENEM para as inscrições? Qual o valor e a duração do curso de Graduação em Engenharia de Automação e Controle? "

Juvercina para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

São Paulo

"Gostaria de saber o valor da Graduação em Engenharia de Automação e Controle e quais são os campos da Universidade que possuem este curso. "

Fernando para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

São Paulo

"Preciso saber sobre a mensalidade do curso Graduação em Engenharia de Automação e Controle, assim como sua duração e período (horário). Se possível saber se mantém curso tecnológico similar à mesma graduação bem como valores, duração e horário. "

Sandra para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

São Paulo

"Faço curso técnico de instrumentação e automação industrial, gostaria de saber sobre a grade curricular, valor, entre outras informações adicionais sobre o curso de Graduação em Engenharia de Automação e Controle. "

Antônia para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

Mato Grosso do Sul

"Gostaria de receber informações sobre a grade curricular do curso de Graduação em Engenharia de Automação e Controle, pois pesquisei sobre a área e notei que é uma aŕea em crescimento e me identifiquei bastante com a mesma. "

Adriano para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

Pará

"Moro em Carapicuíba, mas se tiver esse curso de Graduação em Engenharia de Automação e Controle em qualquer lugar de SP eu vou, visto que sempre quis fazer esta graduação e nunca encontrei em boas faculdades. Gostaria de saber valores também. "

Rodrigo para Graduação em Engenharia de Automação e Controle

São Paulo

Outro curso relacionado com Automação Industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |