Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Barbara Borges

Barbara Borges

Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás é ministrado em regime presencial.
  • Duração
    O curso, em sua totalidade, possui 5 anos de duração.
  • Certificado oficial
    O egresso tem o título de Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás.
  • Considerações
    O curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás que é oferecido em modalidade presencial pela Universidade Veiga de Almeida - Unidade Centro é responsável pela formação de excelentes profissionais capacitados para atuação no mercado da indústria de O&G. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e os conhecimentos necessários para atuar nos diversos setores compreendidos pela indústria de petróleo.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a pessoas que já concluíram o segundo grau e desejam trabalhar como Engenheiros de Petróleo e Gás.
  • Área de atuação
    Com esse curso, o aluno pode trabalhar nos diversos setores compreendidos pela indústria de petróleo.

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás.

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos
     
    Situação legal: Campi Tijuca e Barra - Autorizado pela Resolução 2/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA.
     
    Campus e turno: Campi Tijuca, Centro e Barra – Manhã e Noite

    As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

    O Curso:

    O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida pode ser realizado em cinco anos (10 períodos) e está estruturado em dois grandes ciclos: O Ciclo Básico e o Ciclo Profissional. O Ciclo Básico tem como principal objetivo apresentar os fundamentos teóricos clássicos de base físico-matemática e conhecimentos nas diversas áreas de engenharia (mecânica, ambiental, de materiais, elétrica e produção). No Ciclo Profissional é feita a abordagem nas seguintes áreas: Geologia, Engenharia de Reservatórios; Engenharia de Poços/Perfuração, Engenharia de Poços/Completação; Produção e Processamento; Economia do Petróleo; Tecnologia Offshore e Estratégias Empresariais enfatizando as tecnologias de exploração e explotação de petróleo.

    Acompanhando as inovações e procurando manter atualizado o currículo da graduação e as metodologias de ensino, o curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida proporciona aos seus alunos visitas técnicas e aulas práticas em laboratórios de química, física, além de meios de computação.
     
    Além disso, a matriz curricular do curso permite ao aluno obter, por livre escolha, uma formação personalizada e adequada aos seus propósitos específicos, ao matricular-se em disciplinas eletivas/optativas.

    * As aulas a partir do 5º período (inclusive) são no horário noturno.
     
    Características do curso:

    O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da UVA está estruturado em dois grandes ciclos: o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.

    O Ciclo Básico tem como principal objetivo apresentar os fundamentos teóricos clássicos de base físico-matemática e conhecimentos nas diversas áreas de Engenharia (Mecânica, Ambiental, de Materiais, Elétrica e Produção). No Ciclo Profissional, a ênfase principal é sobre o segmento Exploração e Produção (E&P), o mais importante do setor. Estão muito bem representadas as atividades de Geologia/Geofísica, Engenharia de Poços, Engenharia de Reservatórios e de Instalações e Processos de Produção. Além disso, o engenheiro formado pela UVA terá conhecimentos de QSMS, Empreendedorismo e Gerenciamento de Projetos.
     
    Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.
     
    Diferenciais UVA:

    O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da UVA conta com professores que atuam diretamente na indústria de O&G. Desta forma, está garantida a atualização e relevância do conteúdo transmitido nas aulas, bem como sua aplicação prática no dia a dia das empresas que constituem o setor;

    Através de parcerias, buscamos uma sólida e saudável integração entre empresas e o meio acadêmico. Mais do que apenas formar profissionais, a instituição está comprometida com a inserção no mercado de trabalho.
     
    Mercado de Trabalho:

    O engenheiro de petróleo atua em diversos setores da indústria de petróleo, realizando atividades tais como: a procura e análise de reservatórios; o desenvolvimento de técnicas de recuperação de petróleo; o desenvolvimento de métodos de perfuração de poços, a avaliação da exploração/produção de petróleo e gás; a avaliação de riscos/impactos ambientais, o projeto de equipamentos; o desenvolvimento de modelos computacionais para simulação de processos; a comercialização, o desenvolvimento de projetos para o transporte e a distribuição de petróleo, seus derivados e de gás natural.

    Atualmente, o setor de petróleo e gás é o mais dinâmico na economia brasileira. Sua parcela no PIB do Brasil passou de 3% em 1997 para 10% em 2008, com previsão de alcançar 20% até 2020. Somente por causa do desenvolvimento do pré-sal, devem ser criados 700.000 empregos por centenas de empresas. Os investimentos deste mundo à parte são contabilizados em centenas de milhões de dólares. Será preciso formar uma enorme quantidade de profissionais qualificados, e a universidade possui papel central nesta tarefa.

Outro curso relacionado com engenharia do petróleo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |