Graduação em Engenharia Florestal

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Engenharia Florestal

  • Modalidade
    A Graduação em Engenharia Florestal é feita na modalidade presencial.
  • Duração
    Este curso tem a duração de 5 anos.
  • Certificado oficial
    O título que o aluno consegue quando conclui o curso é de Engenheiro Florestal.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem quase 50 anos e atualmente é uma das melhores instituições de ensino superior particulares do estado. Os seus mais de 27 mil alunos podem estudar em 5 campi diferentes: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá. A Graduação em Engenharia Florestal é um curso que dá ao aluno uma formação variada e que integra o desenvolvimento sustentável, a pesquisa e a cultura. O diferencial do curso da PUCPR é que ele se atualiza a cada mudança na legislação da área e dá um perfil de empreendedor para o aluno.
  • Dirigido a
    O estudante da Graduação em Engenharia Florestal da PUCPR é uma pessoa com perfil interessado em biologia, química e meio ambiente.
  • Área de atuação
    Com este curso, o aluno pode tentar trabalhar em: Floram Engenharia e Meio Ambiente; MMX Mineração e Metálicos; SoaGro Engenharia Ambiental; Biocall.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Florestal - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Conteúdo
    Informações gerais

    A profissão
    O Engenheiro Florestal deve possuir visão integral, formação cientifica, técnica e cultural para conciliar desenvolvimento industrial e tecnológico com conservação e preservação do ambiente natural. Os profissionais devem ser capazes de avaliar o potencial biológico dos ecossistemas florestais, planejar e organizar o seu aproveitamento racional de forma sustentável e garantir sua perpetuação com a manutenção das formas de vida animal e vegetal. Atualmente, em virtude da globalização e demanda crescente de produtos de origem florestal, o papel do Engenheiro Florestal na sociedade é de suma importância, considerando que o Brasil possui cerca de 30% das florestas tropicais do mundo e plantações florestais de altíssima produtividade.

    Mercado de trabalho
    O ambiente natural tornou-se um dos temas mais relevantes para a humanidade neste início de milênio. Nas três últimas décadas, os desafios da proteção, da conservação e do uso sustentável do patrimônio natural, em todas as suas escalas, têm mobilizado os organismos multilaterais, os governos nacionais, a sociedade civil, as empresas e a comunidade científica. Neste contexto é fundamental o papel das florestas e do setor florestal brasileiro, que tem como função induzir o desenvolvimento sócio econômico do país, e contribuir para a manutenção de um alto nível da diversidade biológica e do equilíbrio ambiental.

    As atividades ligadas ao setor florestal são responsáveis pela geração de uma importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, assim como a geração de um grande número de empregos.

    A profissão de Engenheiro Florestal é relativamente recente no país. As grandes empresas do setor e órgãos públicos sempre foram os maiores empregadores dos profissionais de Engenharia Florestal durante muito tempo. Atualmente, frente à nova realidade do mercado, onde a competitividade e a concorrência pressionam cada vez mais os novos profissionais, espera-se dos engenheiros florestais, uma formação integral, com conhecimentos gerais nas mais diversas áreas, fugindo um pouco do perfil do antigo técnico, preparado apenas para resolver questões específicas da sua área tradicional de atuação.

    Nas empresas, de um modo geral, o Engenheiro Florestal tem atuado como responsável técnico pela produção florestal, desde o plantio da floresta, seu manejo até o corte e a utilização da madeira. Atualmente, são raros os engenheiros florestais atuantes na área de gestão de empresas como administradores florestais. Essa função, na sua grande maioria, é ocupada por administradores e economistas, cuja formação é toda voltada para tal atuação, mas poucos conhecem profundamente a área florestal. A formação de um profissional com competência técnica na área florestal e com conhecimentos amplos em gestão de empresas o colocaria em destaque para preenchimento dessa lacuna deixada pelos atuais profissionais.

    O curso
    O Curso tem duração de 5 anos (semestral) e em período diurno (manhã). O currículo pode ser dividido em cinco grandes áreas do conhecimento: Ciências do Ambiente, Silvicultura, Manejo Florestal, Tecnologia e Industrialização da Madeira e Gestão de Empresas.  A estrutura curricular do curso prevê, além de todas as disciplinas básicas, profissionalizantes e complementares exigidas pelas diretrizes curriculares nacionais, várias atividades fundamentais para a plena formação do estudante, com destaque ao trabalho de conclusão de curso, o estágio curricular obrigatório e as atividades complementares.

    Estruturas de apoio
    O curso de Engenharia Florestal, localizado no Câmpus São José dos Pinhais, conta com uma excelente infra-estrutura de salas de aula e laboratórios. Os laboratórios atendem às diversas áreas do conhecimento como destaque a morfologia e fisiologia vegetal, sementes, bioquímica, microbiologia, solos, topografia e desenho técnico, entre outras. A biblioteca, além do amplo acervo bibliográfico, possui salas de leitura e estudo individual e local para pesquisa a bancos de dados em ciências agrárias. A estrutura inclui ainda a Fazenda Experimental Gralha Azul, no município de Fazenda Rio Grande, ocupada em grande parte por florestas naturais, e a Unidade de Tijucas do Sul, que conta com áreas de florestas plantadas (pinus, eucalipto, araucária, bracatinga, entre outras espécies) além de grande extensão de florestas naturais, fundamentais para a realização de aulas práticas e pesquisas florestais.

    Por que fazer Engenharia Florestal na PUCPR
    A PUCPR conta atualmente com uma das melhores estruturas do país na área florestal. Nosso atual currículo encontra-se totalmente adaptado a legislação vigente, contemplando as grandes áreas da Engenharia Florestal, além de todas as disciplinas de formação básica.  Várias unidades de grande potencial florestal estão disponíveis e servirão de laboratório para os estudantes, além dos novos laboratórios que estão sendo planejados para atender as diversas áreas do curso de Engenharia Florestal. O profissional formado terá um perfil arrojado e atual, com amplo conhecimento nas principais áreas da Engenharia Florestal, somando-se a essas, atribuições específicas na área administrativa, econômica e de empreendedorismo, o que o habilitará a ocupar cargos de confiança no gerenciamento da produção de empresas florestais em grandes centros urbanos.

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |