Graduação em Filosofia

Solicite informação sem compromisso Faculdade 2 de Julho

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Graduação em Filosofia

  • Modalidade
    A graduação em Filosofia é presencial.
  • Duração
    Consulte a instituição.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de Bacharel em Filosofia.
  • Considerações
    O aluno que realizar este curso será preparado para entender e discutir temas essenciais do campo do saber filosófico, assim como seus sistemas e escolas de pensamento.
  • Dirigido a
    O curso poderá ser feito por formados em ensino médio.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho para o filósofo já foi restrito, mas vem se modificando devido ao aproveitamento da função no crescente meio das comunicações e com o aumento do número de entidades de ensino. Há profissionais trabalhando em projetos de urbanização, reforma do ensino, reforma política e etc.

Comentários sobre Graduação em Filosofia - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    O Curso de Filosofia da Faculdade 2 de Julho tem como objetivo oferecer uma sólida formação profissional, baseada no domínio da Filosofia e no desempenho da prática pedagógica, de forma a capacitar o aluno para a compreensão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica sobre a realidade em que se insere.



    O ensino de Filosofia não deve ser compreendido como um simples processo de transmissão de conteúdos, mas um espaço propício para o desenvolvimento do pensar bem. Kant já dizia que não se ensina Filosofia, mas se aprende a filosofar. Nessa perspectiva, o ensino de Filosofia na graduação deve ser compreendido como um constante exercício da racionalidade por meio do confronto dialético de idéias e reflexões para que os alunos possam experienciar, desde já, essa concepção de ensino de Filosofia e aplicá-la posteriormente no exercício de sua profissão.



    A Filosofia não pode ser compreendida como um saber abstrato, estéril e desvinculado da realidade, mas deve ser, conforme Luckesi, “uma prática de conhecimento que aborda, discute e reflete os fundamentos da prática humana cotidiana”. A Filosofia, por seu método especulativo e investigativo, deve ser uma forma crítica e coerente de compreender o mundo da qual deve decorrer uma forma de agir orientada por princípios puramente racionais. A Filosofia deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades de pensamento de forma que o aluno possa aprender a fazer uma leitura da realidade que o circunda de forma autônoma, crítica e criativa e que, por meio de um processo reflexivo, possa vislumbrar possíveis soluções para os problemas identificados.
  • Dirigido a
    O formando do Curso de Filosofia da Faculdade 2 de Julho caracacterizar-se-á por uma sólida formação profissional, baseada no domínio da história da Filosofia e no desempenho da prática pedagógica, capacitado à compreensão e à transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, assim como à análise e reflexão crítica sobre a realidade em que se insere.



    O Licenciado em Filosofia estará habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos seus alunos o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.



    As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica sugere que o profissional no exercício da docência não se restrinja a atividade de condução do trabalho pedagógico em sala de aula. O docente deverá envolver-se de forma participativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares e possuir uma postura investigativa em torno dos problemas – educacionais ou específicos da área de Filosofia –, contribuindo de forma segura, competente e criativa com o processo educativo escolar, no âmbito do ensino médio
  • Titulação
    Graduação em Filosofia
  • Conteúdo

    O curso de Filosofia autorizado pela Portaria do MEC nº 419,  publicada no Diário Oficial da União de 5 de junho de 2008, está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais.  É um curso que contempla as especificidades locais e regionais, no que se refere ao mercado de trabalho.

    O curso de Filosofia da Faculdade 2 de Julho, foi concebido a partir da concepção, da preparação de profissionais com competência teórico-práttica para o exercício da docência na área de filosofia, em consonância com o cenário educacional brasileiro, com as diretrizes curriculares educacionais, visando à formação plena do cidadão.

    O Projeto Institucional de Formação de Professores da Faculdade 2 de Julho prevê o desenvolvimento de cursos e de programas de formação de docentes para a Educação Básica, de acordo com os princípios previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 01/2002). Encontra respaldo também nos Parâmetros Curriculares Nacionais instituídos para o Ensino Fundamental e Médio.

    O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade 2 de Julho, observado os preceitos acima referidos, encontra ainda respaldo na Resolução CNE/CES nº 12/2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Filosofia.

    A partir dessa visão, o professor deve ser encarado como e ator e autor inserido no processo educacional, e que no exercício da docência não se restrinja à atividade de condução do trabalho pedagógico apenas em sala de aula, mas envolva-se de forma participativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares.

    Ademais, deverá possuir uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais e os específicos da área de formação, tendo em vista contribuir de forma segura, competente e criativa com o processo educativo escolar, no âmbito do ensino fundamental e médio. Nesse contexto, os cursos orientam-se à formação para a atividade docente, entre as quais preparando o profissional para:

        * o ensino visando à aprendizagem do aluno;
        * o acolhimento e o trato da diversidade;
        * o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
        * o aprimoramento em práticas investigativas;
        * a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
        * o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; e
        * o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

    Amplia-se, assim, substancialmente, tanto o papel do profissional da educação como o papel da própria escola, colocando-os como elementos dinâmicos plenamente integrados na vida social mais ampla.

Últimas visitas ao curso

"Quero muito cursar filosofia e peço que me mandem as seguintes informações: 1)data do próximo vestibular; 2) valor da inscrição;] 3)valor das mensalidades; 4)duração do curso; 5)endereço do campus; 6)turno das aulas "

Geisa para Graduação em Filosofia

Bahia

"Eu frequentei o curso de bacharelado em filosofia na UCSAL, mas não conclui. Enfim, gostaria de todas as informações, sobre valor das mensalidades, como ingressar, se posso conclui em licenciatura e tudo mais. "

Ana para Graduação em Filosofia

Bahia

"Eu moro em são paulo e já cursei dois anos de filosofia na PUC-SP e gostaria de saber se o curso oferecido por vocês é online ou presencial e se existe ainda a possibilidade de inscrições. Há a possibilidade de aproveitamento de créditos, qual o valor da inscrição e das mensalidades, qual a duração do curso? "

Sandra para Graduação em Filosofia

São Paulo

"Sou graduada em secretariado e pós graduada em gestão de negócios e consultoria organizacional. gostaria de saber a possibilidade de matricula especial para curso de filosofia. O curso é presencial? Qual o turno desse curso e o valor da mensalidade? "

Avanildy para Graduação em Filosofia

Bahia

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |