Graduação em Medicina Veterinária

Solicite informação sem compromisso Newton

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Medicina Veterinária - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Conteúdo
    Graduação em Medicina Veterinária.

    • Tipo de Formação: Bacharelado
    • Área de Conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde
    • Tipo de Curso: Graduação
    • Turnos: Manhã, Tarde e Noite
    • Duração: 10 semestres
    • Ato Legal: Resolução 05/Consepe/14

    Informações gerais:

    Um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Newton, é que o estudante tem contato direto com as possíveis áreas de atuação profissional nos primeiros semestres do curso, permitindo que conheça, desde cedo, a rotina e as possibilidades de trabalho do médico veterinário. Além disso, visa formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, capazes de serem responsáveis não só pela promoção da saúde animal, mas também pela contribuição para os diferentes aspectos do crescimento, desenvolvimento e evolução da sociedade.

    O curso conta com uma moderna estrutura de laboratórios e clínica, proporcionando ao estudante a oportunidade de aprender com o que há de mais inovador na área. O curso também possui parceria com os principais centros de criação e clínica de grandes animais, o que proporciona ao aluno a vivência realística da produção rural. Sustentado pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão o aluno se torna mais crítico e consciente de seu papel como profissional de saúde animal e agente transformador da sociedade.

    Diferenciais:
    • O estudante tem contato direto com as possíveis áreas de atuação profissional nos primeiros semestres do curso, permitindo que conheça, desde cedo, a rotina e as possibilidades de trabalho do médico veterinário.
    • O curso conta com uma moderna estrutura de laboratórios e clínica, proporcionando ao estudante a oportunidade de aprender com o que há de mais inovador na área.
    • Parceria com os principais centros de criação e clínica de grandes animais, o que proporciona ao aluno a vivência realística da produção rural.

     
    Estrutura Curricular:

    A estrutura curricular é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos.

    A grade disponível está sujeita a alterações.
    Campo de Atuação:

    O profissional formado em medicina veterinária tem ampla possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Por estarmos em um grande centro urbano, destaca-se a ocupação junto às clínicas e laboratórios voltados ao acompanhamento de pequenos animais. 

    Por outro lado, Minas Gerais se destaca pela produção de equinos de trabalho, provas funcionais, dentre outros; de modo que o profissional formado poderá facilmente se inserir nesse contexto como clínico, cirurgião, ou mesmo fazendo todo o acompanhamento produtivo e sanitários desses animais. Ainda se destaca a bacia leiteira mineira, onde temos bovinos de diversas raças sendo explorados com este fim. As fazendas necessitam de assistência técnica adequada, e esse é um amplo campo de atuação. 

    Outras espécies de produção tais como suínos, aves comerciais, caprinos e ovinos também são exploradas no Estado, havendo a necessidade de acompanhamento técnico adequado. Minas Gerais se destaca pelo Agro.

    Outro campo de amplo crescimento e inserção é a cadeia produtiva de derivados lácteos, carnes, mel e pescado; sendo o médico veterinário o profissional de escolha para atestar a qualidade sanitária dos produtos. 

    O médico veterinário atua em saúde única, pois lida com a sanidade da tríade que compõe uma sociedade contemporânea: Animais, Ambiente e Pessoas. Para tal, há um amplo campo de conhecimento e atuação a ser explorado: medicina veterinária do coletivo, epidemiologia, saúde pública e zoonoses.


    Laboratórios:

    • Laboratório de Anatomia Animal

    • Laboratório Multiuso: semiologia, fisiologia.

    • Laboratório de Anatomia Patológica

    • Laboratório de técnicas cirúrgicas

    • A clínica escola: é o grande diferencial do curso; pois os projetos de extensão permitem a inserção precoce do aluno no ambiente clínico, de forma prática. 

    • As aulas práticas das disciplinas de grandes animais, em fazendas parceiras ou no grande centro cirúrgico VET CHECK, que é uma das maiores referências do Brasil na área.

Outro curso relacionado com medicina veterinária

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |