Graduação em Design de Joias e Acessórios

Solicite informação sem compromisso IED Istituto Europeo di Design - sede São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

Graduação em Design de Joias e Acessórios

  • Modalidade
    As aulas serão ministradas presencialmente na cidade de São Paulo.
  • Duração
    O curso tem uma duração de 3 anos.
  • Certificado oficial
    Após concluída a Graduação os alunos receberão um certificado oficial expedido pelo IED.
  • Considerações
    O Curso de Graduação em Design de Joias e Acessórios prepara o aluno para executar e conceber coleções de moda do início ao fim, através de uma grade multidisciplinar. Ao final da graduação os estudantes serão profissionais completos, capazes de ter uma visão panorâmica da indústria da moda de joias e acessórios e suas necessidades atuais.
  • Dirigido a
    Está estruturado para alunos que queiram aprender e desenvolver conceitos de design de joias e acessórios e tornarem-se profissionais de sucesso.
  • Área de atuação
    Os formados terão oportunidades de seguir a carreira de designer de joias, designer de acessórios, designer de artigos de couro, designer de componentes metálicos para acessórios, e pesquisador de tendências de cores e materiais.

Comentários sobre Graduação em Design de Joias e Acessórios - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Graduação Design de Joias e Acessórios.

    Explore o mundo das joias, bijuterias e acessórios, e domine as técnicas mais avançadas para o desenvolvimento de peças e coleções.


    A formação de turmas está sujeita a quórum mínimo.
    Duração 3 anos (6 semestres)
    Idioma Português
    Data de início: agosto
    Curso reconhecido pelo MEC.


    Para atender às demandas do lucrativo segmento de joias e acessórios, no que diz respeito à formação profissional, o Istituto Europeo di Design – IED São Paulo oferece a graduação em Design de Joias e acessórios. O projeto metodológico segue a linha do IED Itália – alia a sólida formação cultural às necessidades específicas do segmento, como o conhecimento de materiais, processos produtivos e tecnologias utilizadas, estudo do comportamento de consumo etc.

    O curso mune os estudantes de material adequado ao desenvolvimento de projetos inovadores, que unam aspectos estéticos, funcionais e ergonômicos na criação de peças. Também estimula a sensibilidade do designer para compreender o desenvolvimento do setor e intuir tendências de hábitos, usos e costumes.

    ÁREAS DE ATUAÇÃO DO DESIGNER DE JOIAS

    O designer de joias e acessórios é um hábil intérprete do sistema de signos e linguagens do dia-a-dia. O profissional deve ter sensibilidade estética peculiar, capacidade de intuição e de projeção para criar peças e coleções atraentes e funcionais.

    Deve traduzir aos objetos, de forma dinâmica e adaptável, o complexo sistema de símbolos que permeia o corpo e o comportamento do homem, materializando nas peças sensações e emoções da sociedade contemporânea.

    Deve ser apto a desenvolver coleções de joias, bijuterias e acessórios para empresas de grande porte ou a confeccioná-las de forma artesanal. O designer também deve interagir com as outras áreas da empresa e participar das etapas de criação, produção e apresentação do produto ao mercado. Como empreendedor, deve estar preparado para gerir seu próprio negócio.

    ÁREAS DE ESTUDO

    Cultural:   história da moda, grandes joalheiros, história dos relógios, teoria da informação.
    Técnica e tecnológica :   desenho, computação gráfica, materiais e processos de produção, desenho técnico e geométrico, gemologia, marketing. Projetual:   laboratório de joalheria, laboratório de tendências, laboratório de acessórios (bolsas), laboratório de acessórios (calçados), projeto de coleções (joias, óculos, bijuterias, bolsas e calçados).

    A COORDENADORA DO CURSO

    Helena Pimenta   é estilista, professora e coordenadora dos cursos de graduação em Design e Moda e Design de Joias e Acessórios do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo. Coordenou uma equipe de alunos que criou e confeccionou os figurinos para a ópera La Cenerentola, no Theatro São Pedro. Está em fase de lançamento de sua nova marca – Moletão.

    A Amonstro marcou sua trajetória como criadora e empreendedora. A marca de roupas foi inaugurada em 2003 numa parceria com Lívia Torres. No ano seguinte, a dupla apresentou seu primeiro trabalho para Ellus Second Floor e, logo depois, atenderam ao convite para desfilar no projeto Amni Hot Spot, incubadora de jovens estilistas desenvolvida pela Luminosidade em parceria com a Rhodia.

    Entre os diversos trabalhos que Helena e sua sócia desenvolveram em paralelo, estão uma coleção e estampas exclusivas para a Galeria Melissa; participação na mostra Plastic.o.rama, com curadoria da Erika Palomino, em comemoração aos 25 anos da Melissa; exposição The Illustrator 1.0 no galpão House of Erik!a Palomino; figurino para o curta metragem Handmade, do diretor Denis Cisma; figurinos para a banda CSS; criação de uma série de acessórios para a estilista Gisele Nasser; desenvolvimento de uma coleção de bichos de pano com a artista plástica Lala Martinez Corrêa; e design de capa para o livro Monstro, idealizado pela galeria Choque Cultural.


    PLANO DE ESTUDOS


    1° SEMESTRE

    • COMPUTAÇÃO GRÁFICA I

    No laboratório de computação gráfica, o conteúdo é apresentado aos alunos por meio da aplicação de desenhos vetoriais e tratamento de imagem.

    • DESENHO I

    Por meio de técnicas diversas para ilustração de objetos e de formas geométricas simples, os alunos aprendem os princípios da representação e do desenho livre.

    • DESENHO TÉCNICO E GEOMÉTRICO

    Introdução à geometria e à representação gráfica. Utilização de normas, escalas, medidas, geometria tridimensional e detalhes técnicos no desenho de joias e acessórios.

    • ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE I

    O objetivo é aprimorar o repertório pessoal dos alunos. A disciplina apresenta aos estudantes uma análise histórica e crítica dos movimentos artísticos do século XX.

    • LABORATÓRIO CRIATIVO DE MODA

    Por meio de exercícios de desenvolvimento da criatividade, o estudante supera bloqueios expressivos e trabalha a percepção e o estilo pessoal. Aprende a representar conceitos de forma inovadora.

    • LABORATÓRIO DE JOALHERIA I

    Trata-se da experiência prática na oficina do IED São Paulo, equipada com as melhores ferramentas e maquinários, onde o aluno aprende técnicas básicas da joalheria artesanal.

    • LINGUAGEM VISUAL

    Os alunos aprendem teoria das cores, fenômenos da percepção e sistemas cromáticos, aplicando tais conteúdos em composições visuais com padrões e texturas.

    • MATERIAIS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO I

    Aprendizado dos materiais naturais e artificiais e dos relativos processos de transformação. Enfoque na ourivesaria e prataria.

    • TÓPICOS AVANÇADOS I

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.

    • ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    2° SEMESTRE

    • DESENHO II

    Os alunos aprimoram a capacidade de comunicar pelo desenho livre, com diferentes técnicas de representação e de materiais expressivos, treinando também a ilustração de joias e acessórios

    • COMPUTAÇÃO GRÁFICA II

    Utilização de ferramentas digitais 2D para realizar desenhos técnicos de joias e acessórios.

    • ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE II

    Com a proposta de implementar o repertório cultural dos alunos, a disciplina apresenta aos estudantes uma análise histórica e crítica dos movimentos artísticos ocorridos no século XXI.  

    • GEMOLOGIA

    A disciplina aborda um assunto que exerce grande fascínio nos estudantes: apresenta aos alunos as características gemológicas das principais pedras preciosas utilizadas na joalheria, os métodos de identificação de gemas e similares sintéticos.

    • HISTÓRIA DA MODA I

    Rica em detalhes, a disciplina aborda a evolução da joia no percurso da humanidade, entre os diferentes povos. Identifica suas características em momentos distintos, relaciona aos costumes, à geografia e à topologia locais, analisa inspirações e os diferentes materiais empregados.

    • LABORATÓRIO DE JOALHERIA II

    Dominando as técnicas básicas de joalheria, os alunos executam peças mais elaboradas com volumes e correntes.

    • LABORATÓRIO DE TENDÊNCIAS I 

    Por meio do estudo de fontes, referência nacionais e internacionais, como mídias especializadas, feiras, ruas e núcleos setoriais, os estudantes aprendem a analisar tendências e lançamentos de marcas líderes no mercado de moda.

    • MATERIAIS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO II

    Os alunos recebem informações mais complexas sobre os processos industriais de fabricação de joias, as tecnologias disponíveis e a aplicação ideal para situações diversas.

    • PROJETO BASE

    A metodologia do IED para o desenvolvimento de projetos, da criação ao produto final, é apresentada aos alunos de maneira interdisciplinar.

    • PROJETO INTERDISCIPLINAR I

    A disciplina representa a oportunidade para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar.

    • TÓPICOS AVANÇADOS II

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.

    • ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    3° SEMESTRE

    • COMPUTAÇÃO GRÁFICA III

    Os alunos aprofundam conhecimentos de computação gráfica por meio de aplicações elaboradas de ferramentas digitais. Técnicas de modelagem tridimensional de joias e acessórios.

    • DESENHO III

    Desenvolvimento da percepção visual e de técnicas de ilustração de joias e acessórios. Enfoque na representação de detalhes.

    • HISTÓRIA DA MODA II

    História da moda e dos costumes, relacionando aos contextos sócioeconômicos dos séculos XX e XXI.

    • LABORATÓRIO DE ACESSÓRIOS I

    Os alunos são estimulados a desenvolverem a criatividade para criarem acessórios inovadores, com materiais alternativos.

    • LABORATÓRIO DE JOALHERIA III

    A proposta é permitir que os alunos desenvolvam joias com estruturas complexas, abrangendo, por exemplo, galeria, caixas e fechos.

    • LABORATÓRIO DE TENDÊNCIAS II

    Diretrizes metodológicas para a construção de um catálogo de tendências específicas para o mercado de joias ou acessórios, pertinentes com a análise do comportamento sócio-cultural global e com a identidade de uma marca.

    • PROJETO DE ACESSÓRIOS I

    Os estudantes desenvolvem uma coleção de calçados com base no estudo de materiais, componentes estruturais e processos de produção e na análise das tendências e do mercado mundial.

    • PROJETO DE COLEÇÕES I

    Projeto de coleção de bijuterias para uma empresa do setor. Destaque para a leitura de tendências, materiais convencionais e alternativos e análise do mercado.

    • TEORIA DA INFORMAÇÃO

    Introdução de conceitos semióticos aplicados à moda, como criação de significados, valores e identidade.

    • TÓPICOS AVANÇADOS III

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.

    • ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    4° SEMESTRE

    • COMPUTAÇÃO GRÁFICA IV

    Aprimoramento das técnicas de modelagem tridimensional para joias e acessórios, bem como a aplicação de recursos digitais para a criação de um portfólio do aluno.

    • DESENHO IV

    Os alunos aprofundam as técnicas aprendidas anteriormente. A intenção é dar atenção a que permitir maior expressividade de estilo pessoal.

    • LABORATÓRIO DE JOALHERIA IV

    A proposta é permitir que os alunos desenvolvam joias mais elaboradas, com gemas e articulações.

    • LABORATÓRIO DE ACESSÓRIOS II

    Os alunos criam acessórios explorando técnicas de modelagem básica (forma, materiais, dimensões) e diversos componentes dos produtos (acabamentos, ornamentos etc).

    • MARKETING I

    A disciplina apresenta noções de cultura corporativa. Princípios, ferramentas e métodos de gestão do marketing.

    • PROJETO DE COLEÇÕES II

    Elaboração de uma coleção de joias para uma empresa  do setor. Destaque para análise de mercado, interpretação da identidade da marca e do público, leitura das tendências, Mteriais, processos produtivos e custos.

    • PROJETO DE ACESSÓRIOS II

    Desenvolvimento de coleções de bolsas para uma marca de acessórios. Estudo de materiais, componentes estruturais e processos de produção. Análise das tendências atuais e do mercado mundial.

    • PROJETO INTERDISCIPLINAR II

    Desenvolvimento de um projeto inspirado em um tema transversal às disciplinas do curso.

    • TÓPICOS AVANÇADOS IV

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.

    • ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    5° SEMESTRE

    • ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

    Estimulados ao empreendedorismo, os alunos recebem noções gerais sobre o funcionamento do sistema econômico contemporâneo e da economia brasileira. Adquirem conhecimento de operações rotineiras das organizações.

    • APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

    Criação de um álbum com coleções de joias e acessórios criadas no decorrer do curso, abrangendo o desenvolvimento da identidade visual da marca que assina os produtos realizados pelo aluno.

    • GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO

    Conceitos de processos produtivos: implicações econômico-financeiras. A organização do sistema produtivo de joalheria e dos canais de distribuição. A indústria brasileira de joias.

    • LABORATÓRIO DE ACESSÓRIOS III

    Desenvolvimento de coleções de óculos. Estudo de materiais, estruturas e processos de produção. Visita à fábrica. Análise das tendências atuais e de marcas mundiais.

    • MARKETING II

    Conceitos relacionados à gestão de marcas, alianças estratégicas, mercado e empreendedorismo. Desenvolvimento de um planejamento estratégico e de planos de ação.

    • PROJETO DE COLEÇÕES III

    Criação de uma coleção de joias, assinada pelo aluno, para estimular o empreendedorismo e a busca por uma personalidade criativa.

    • LABORATÓRIO DE JOALHERIA V 

    Oportunidade para aprofundar as técnicas assimiladas anteriormente em prol do desenvolvimento de um estilo próprio de criação.

    • TÓPICOS AVANÇADOS V

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.

    • ATIVIDADES COMPLEMENTARES V

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    6° SEMESTRE

    • PROJETO DE COLEÇÕES IV

    Criação de uma coleção de joias e ou acessórios, assinada pelo aluno, para estimular o empreendedorismo e a busca por uma personalidade criativa.

    • TÓPICOS AVANÇADOS VI

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.



    ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    O projeto pedagógico da Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design requer momentos onde a realidade profissional seja vivenciada.

    A faculdade tem um setor institucionalizado que é a Supervisão de Estágios.
    Com isso, o aluno realiza estágios supervisionados onde as habilidades de criação e as competências de planejamento, execução e avaliação proporcionam um verdadeiro intercâmbio entre a realidade e a sala de aula.

    A atividade de orientação está a cargo do supervisor de estágios de forma que o aluno desenvolva uma visão global da área que pretende atuar, além do desenvolvimento de competências voltadas ao comportamento no ambiente de trabalho e desempenho profissional.

    * A partir do 3º semestre, o aluno poderá realizar estágio supervisionado.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter informações sobre o curso de Graduação em Produção Joalheira como: valores e se há bolsas de estudos, dormitórios na universidade, período do curso."

Kelly para Graduação em Design de Joias e Acessórios

Pará

"Gostaria de saber como se desenvolve o curso, se existe algum intensivo. Qual é o custo do curso? Inclui os materiais a serem usados? Também gostaria de saber quais são os pré-requisitos."

Akilda para Graduação em Design de Joias e Acessórios

Rio de Janeiro

"Estou muito interessado nesse curso, trabalho em oficina de jóias e quero informações como: preço do curso, datas de início e etc."

Fábio para Graduação em Design de Joias e Acessórios

São Paulo

Outro curso relacionado com joalherio

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |