Graduação em Química Industrial

Solicite informação sem compromisso Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Graduação em Química Industrial - Presencial - Guaxupé - Minas Gerais

  • Objectivos
    O objetivo geral do curso de Química Industrial é desenvolver um conjunto de habilidades que possibilitem a formação de um profissional com capacidade de resolver problemas, desenvolver novos produtos, trabalhar com equipamentos de alta tecnologia, fazer controle de qualidade e análises químicas, acompanhar operações e processos industriais e desenvolver pesquisas que contribuam para a evolução tecnológica do país. Além disso, um dos principais objetivos do Curso de Química Industrial é a formação de profissionais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
  • Conteúdo
    Duração: 8 períodos
    Turno: Noturno
    Número de vagas: 60
    Carga Horária: 3180 h/a
    Autorizado: Ato CAS/UNIFEG de 13 de dezembro de 2004.

    · Estrutura do Curso

    Para preparar um bom profissional para o mercado de trabalho, o curso de Química Industrial possui uma matriz curricular que possibilita a formação interdisciplinar necessária para um bom profissional e um cidadão consciente. Para tanto, o estudante de química industrial terá a oportunidade de vivenciar experiências de ensino/aprendizagem com docentes mestres e doutores, a partir de fontes bibliográficas atualizadas, e com palestrantes de instituições e empresas de renome; também propocia a realização de visitas técnicas às indústrias e empresas afins. O curso oferece atividades e experiências práticas, nas dependências dos laboratórios da Instituição: Laboratório de Química–Ensino, Laboratório de Cromatografia, Laboratório de Química Industrial e Operações Unitárias e Laboratório de Microbiologia. Além disso, o curso oferece condições reais de atividades e experiências práticas e condições para os discentes participarem de programas de iniciação científica e estágios.

    · Mercado de Trabalho

    O profissional formado em Química Industrial é bastante solicitado para pesquisar e/ou desenvolver novos produtos e para trabalhar em diferentes áreas da indústria como: petroquímica, alimentícia, sulco-alcooleira, farmacêutica, de cosmético, de galvanoplastia, de tintas e vernizes, de defensivos agrícolas, de produtos para curtumes, de polímeros, de cimentos, de vidros, entre outras áreas afins. Além de preparar uma infinidade de matérias-primas e produtos acabados, o químico industrial opera equipamentos, faz análises de controle de qualidade, trabalha para a preservação do meio ambiente, controlando e neutralizando a ação de poluentes de efluentes sólidos, líquidos ou gasosos emitidos por indústrias. Por ser o responsável pelo controle de qualidade químico da água, o químico industrial é de fundamental importância nas estações de tratamento de águas e no controle químico de estação de efluentes domésticos. Além disso, pode atuar também como consultor, pesquisador e gerente de vendas de equipamentos de alta tecnologia aplicada em análises químicas. Os campos de trabalho que apresentam maior demanda para o químico industrial, na região de Guaxupé, são: usinas sucroalcooleiras, curtumes, indústrias alimentícias, de ração animal, estações de tratamento de águas e empresas afins como: cooperativas de café, laticínios, biodieseis; cosméticos e farmácias; indústria siderúrgica; indústria de celulose; indústria de tintas e vernizes e insumos agrícolas.

    · Perfil do Profissional

    O perfil profissional pode ser delineado pelas seguintes características:

       1. Dirigir, supervisionar, coordenar, orientar processos químicos.
       2. Dar assistência, dar assessoria e consultoria, elaborar orçamentos, divulgar e comercializar produtos químicos.
       3. Vistoriar, executar perícias, avaliar serviços técnicos, elaborar pareceres, laudos e atestados.
       4. Desempenhar cargos e funções técnicas.
       5. Desenvolver pesquisas em geral.
       6. Executar análises químicas e físico-químicas, químico-biológicas, toxicológicas, padronizações e controle de qualidade.
       7. Planejar, desenvolver e controlar tratamentos de produtos e resíduos.
       8. Desenvolver e implementar políticas ambientais.


Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |