Graduação em Terapia Ocupacional

Solicite informação sem compromisso FAMINAS - Faculdade de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Graduação em Terapia Ocupacional - Presencial - Muriaé - Minas Gerais

  • Objectivos
    O objetivo geral do Curso é formar bacharéis éticos, críticos, reflexivos e humanistas, capazes de promover a funcionalidade objetiva e subjetiva do ser humano, recuperando a saúde quando esta estiver comprometida. O acadêmico utiliza para tal o estudo do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades junto aos indivíduos ou grupos sociais, com ou sem processos patológicos específicos, nas repercussões físicas, sensoriais, psíquicas, profissionais e sociais, contribuindo para promoção, manutenção, preservação, desenvolvimento ou restauração da capacidade de desempenho do indivíduo em seu cotidiano.
  • Conteúdo
    A Terapia Ocupacional ocupa um lugar específico no meio médico-social, particularmente desde seu reconhecimento legal em 1970 e de seu respectivo decreto em 21 de novembro de 1986.

    O objetivo da Terapia Ocupacional é favorecer o sustento ou ascenção da autonomia dos indivíduos em situação de deficiência no seu meio.

    Terepetua Ocupacional intervém em vários níveis:
    - reeduca o indivíduo, a fim de melhorar as funções deficitárias e de favorecer a reestruturação global da personalidade;
    - readapta o indivíduo a fim de desenvolver suas capacidades residuais de adaptação, de compensação, considerando so elementos materiais e humanos ligados ao seu meio de vida habitual;
    - orienta o indivíduo em dificuldade e as pessoas ao seu redor, mas também empresas e coletividade locais, e os diferentes representantes do meio e propõe soluções práticas para favorecer a integração da pessoa e um meio acessível a um maior número de pessoas.

    Por ser uma ferramenta terapêutica específica, a atividade, nos seus diferentes componentes motores, sensoriais, psicológicos, sócioculturais e pela especificidade de intervenção no contexto do cotidiano que o Terapeuta Ocupacional está apto a trabalhar dentro de uma perpectiva de readaptação global.

    Mercado de Trabalho
    Com a implantação dos Serviços periciais da Seguridade Social, os Núcleos de Assistência à Saúde Família e as Residências Inclusivas, a empregabilidade que é ampla aumentou ainda mais. O mercado de trabalho está em constante expansão!

    Você já se imaginou atuando num consultório, clínica, hospital ou comunidade para atender as seguintes situações: atendimento de estimulação global de um bebê prematuro ou que nasceu com uma deficiência, ou ainda de uma gestante de alto risco? Atendendo adolescentes ou idosos em situação de risco psicossocial? Adaptando uma casa para um portador de necessidades especiais? Prescrevendo atividades para pessoas que estão em recuperação da dependência química ou psíquica? Prestando consultoria laboral para uma empresa melhorar a saúde do trabalhador?Tratando da convalescença de portadores de doenças como o câncer, disfunções físicas ou neuropsíquicas, além de realizar laudos periciais - funcionais e análise das profissões. Estas são algumas das situações cotidianas enfrentadas pelo terapeuta ocupacional.

    Perfil profissional

    Os graduados da FAMINAS serão profissionais com competência para produzir, difundir e utilizar conhecimentos e procedimentos da Terapia Ocupacional em diferentes contextos que demandam a analise, intervenção em processos terapêuticos de inclusão sócio-comunitária, na promoção da qualidade de vida e na construção de uma sociedade mais justa. Como resultado da formação no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da FAMINAS, pretende-se remeter para a sociedade um novo tipo de profissional de saúde, com formação acadêmica sólida e solidária.

Outro curso relacionado com terapias alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |