Graduação em Turismo

Solicite informação sem compromisso UniPinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Turismo

  • Modalidade
    As aulas do curso de Graduação em Turismo são presenciais.
  • Certificado oficial
    Título de graduação em Turismo pela Unipinhal.
  • Considerações
    O futuro Turismólogo, estará apto para desempenhar atividades de pesquisa, planejamento, coordenação, administração, gerência, orientação, supervisão e monitoramento, com capacidade crítica, reflexiva e criativa, espírito de participação e iniciativa. Além disso deve desenvolver uma visão global e estratégica do Turismo. É requisito básico para a atuação profissional o domínio de habilidades para a comunicação interpessoal, saber expressar-se em idiomas estrangeiros e, em especial, ter sensibilidade para perceber diferenças culturais e interesses políticos, muitas vezes antagônicos. O bacharel em Turismo da UNIPINHAL deverá identificar-se, sobretudo, com a tradição institucional, ancorada em valores éticos, políticos e sociais e comprometida com a solução de problemas da Comunidade local e regional. A par dessa filosofia, o bacharel em Turismo deverá imbuir-se da seriedade e do profissionalismo que o Turismo exige. O Curso de Turismo da UniPinhal conta com corpo docente legitimados que tratam de temas atuais e do embasamento teórico e prático necessário para a análise crítica e a construção do espírito construtivo e empreendedor do aluno. Os docentes se propõem ao envolvimento máximo dos acadêmicos com a disciplina pois, além de objetivar a especialização em Planejamento e Agenciamento, estão comprometidos, sobretudo, com o enriquecimento cultural e humano para uma atuação profissional com responsabilidade.
  • Dirigido a
    Interessados em trabalhar na área de turismo.
  • Área de atuação
    A perspectiva de trabalho em Turismo é promissora devido às diversificadas possibilidades de atuação profissional do Bacharel junto a organizações prestadoras de serviços nos ramos da hospedagem, do entretenimento e das viagens. O profissional poderá atuar em hotéis, bares, restaurantes e similares; áreas de preservação e parques temáticos; clubes e associações de classe; museus e casas de cultura; operadoras e agências de viagem; companhias de transporte aéreo, marítimo, terrestre e fluvial; empresas organizadoras de eventos; além de consultorias e empreendimentos próprios.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Turismo - Presencial - Espírito Santo do Pinhal - São Paulo

  • Objectivos
    O Curso de Turismo do UniPinhal é composto por professores legitimados que tratam de temas atuais e do embasamento teórico e prático necessário para a análise crítica e a construção do espírito construtivo e empreendedor do aluno. Os docentes se propõem ao envolvimento máximo dos acadêmicos com a disciplina pois, além de objetivar a especialização em Planejamento e Agenciamento, estão comprometidos, sobretudo, com o enriquecimento cultural e humano para uma atuação profissional com responsabilidade.
  • Conteúdo
    O Turismo representa, sem dúvida, uma das áreas mais promissoras da atualidade. Essa expectativa resulta de dois fatores: o crescimento das oportunidades de trabalho e, principalmente, a exigência de mão-de-obra qualificada. Todas as iniciativas pelo desenvolvimento econômico através do Turismo envolvem o aproveitamento dos recursos naturais e humanos, que necessita de pessoal qualificado e condições técnicas capazes de garantir a preservação da atratividade local. Os atrativos naturais e culturais, por exemplo, só justificam as viagens enquanto são mantidas a originalidade e a qualidade na prestação de serviços.

    Esta é a base para a segmentação do mercado turístico: o turismo rural que explora a atividade agrícola e pecuária como atrativos, o ecoturismo que oferece a oportunidade do contato direto com a natureza, o turismo de aventura que proporciona emoções, o turismo esportivo que reúne esportistas e expectadores, o turismo de negócios representado pelos eventos em geral, o turismo de saúde quando há finalidades terapêuticas. A oferta e a demanda de cada modalidade possui características próprias e sua administração requer correspondência entre a prestação dos serviços e o nível de exigência dos turistas. Por isso, a informação é imprescindível para o sucesso pessoal e de qualquer empreendimento. Logo, investir na especialização profissional significa caminhar em direção ao planejamento estratégico do Turismo, o que só é possível com a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos.
    O Curso

    Perfil do Profissional

    O futuro Turismólogo, desempenhando atividades de pesquisa, planejamento, coordenação, administração, gerência, orientação, supervisão e monitoramento, deverá desenvolver a capacidade crítica, reflexiva e criativa, o espírito de participação e iniciativa e, além disso, a visão global e estratégica do Turismo; deverá possuir habilidades para a comunicação interpessoal, saber expressar-se em idiomas estrangeiros e, em especial, ter sensibilidade para perceber diferenças culturais e interesses políticos, muitas vezes antagônicos. O bacharel em Turismo da UNIPINHAL deverá identificar-se, sobretudo, com a tradição institucional, ancorada em valores éticos, políticos e sociais e comprometida com a solução de problemas da Comunidade local e regional. A par dessa filosofia, o bacharel em Turismo deverá imbuir-se da seriedade e do profissionalismo que o Turismo exige.

    Mercado de Trabalho

    Mercado de Trabalho: A perspectiva de trabalho em Turismo é promissora devido às diversificadas possibilidades de atuação profissional do Bacharel junto a organizações prestadoras de serviços nos ramos da hospedagem, do entretenimento e das viagens;
    · hotéis, bares, restaurantes e similares;
    · áreas de preservação e parques temáticos;
    · clubes e associações de classe;
    · museus e casas de cultura;
    · operadoras e agências de viagem;
    · companhias de transporte aéreo, marítimo, terrestre e fluvial;
    · empresas organizadoras de eventos;
    · além de consultorias e empreendimentos próprios.

    O futuro Turismólogo, desempenhando atividades de pesquisa, planejamento, coordenação, administração, gerência, orientação, supervisão e monitoramento, deverá desenvolver a capacidade crítica, reflexiva e criativa, o espírito de participação e iniciativa e, além disso, a visão e estratégica do Turismo; deverá possuir habilidades para a comunicação interpessoal, saber expressar-se em idiomas estrangeiros e, em especial, ter sensibilidade para perceber diferenças culturais e interesses políticos, muitas vezes antagônicos.
    O caráter interdisciplinar do Turismo exige que o Turismólogo se relacione com profissionais de diversas áreas, sobretudo, administradores, economistas, arquitetos, sociólogos, historiadores, geólogos, publicitários, relações públicas, jornalistas e, também, especialistas das áreas de Medicina, Educação Física e Esporte.

    Currículo

    A estrutura curricular proporciona ao aluno formação humanística, técnica e científica, embasamento teórico, prático e ético, compreensão de aspectos políticos, econômicos e culturais, além da aquisição de conhecimentos específicos visando habilitação nas áreas de Planejamento e Agenciamento.

    Eis algumas das disciplinas: Administração aplicada ao Turismo; Agenciamento; Gestão de Negócios em Turismo; Economia do Turismo; Sociologia do Lazer e do Turismo; Fundamentos Mercadológicos do Turismo; Marketing em Turismo; Eventos e Turismo; Elementos Históricos do Turismo; Turismo, Bens Culturais e Museologia; Lazer e Recreação; Projetos de Animação em Lazer e Turismo; Meios de Hospedagem; Hotelaria; Metodologia da Pesquisa aplicada ao Turismo; Psicologia aplicada ao Turismo; Relações Públicas em Turismo; Técnicas Publicitárias em Turismo; Meio Ambiente e Turismo; Sistema de Transporte e Turismo; Planejamento e Organização do Turismo.
    Atividades extra-classe são estimuladas pelos trabalhos de campo, pelas visitas técnicas e consolidadas pelo estágio. Durante todo o Curso, o aluno é levado a descobrir necessidades do mercado de trabalho que mais se aproximam de suas expectativas profissionais. A conclusão da graduação culmina com o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo é desenvolver abordagem interdisciplinar do Turismo, por meio de instrumentos de pesquisa e referencial teórico, para estudar evidências empíricas do Turismo.

    O Ciclo Interdisciplinar em Lazer e Turismo é constituído de palestras com convidados especiais que tratam de tópicos contemporâneos e complementares que, paralelamente às disciplinas, favorecem a formação integral do futuro bacharel em Turismo da UNIPINHAL. A iniciativa conta com a participação de especialistas oriundos de renomadas universidades e visa a compreensão da estrutura holística do Turismo e da dinâmica entre seus diversos componentes. As palestras ministradas no 2o. semestre de 2001 foram as seguintes: Visão Sistêmica aplicada ao Turismo: o caso de Barcelona Olímpica, Negociações entre poder público, iniciativa privada e comunidade: a experiência da implantação do Parque Temático Hopi Hari e Sistema de Informação Geográfica (SIG) como instrumento de planejamento.
    Visitas Técnicas e Semanas de Estudos

    Atividades extra-classe são estimuladas pelos trabalhos de campo pelas visitas técnicas e consolidadas pelo estágio. Durante todo o Curso, o aluno é levado a descobrir necessidades do mercado de trabalho que mais se aproximam de suas expectativas profissionais. A conclusão culmina com o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo é desenvolver abordagem interdisciplinar do Turismo, por meio de instrumentos de pesquisa e referencial teórico, para estudar evidências empíricas do Turismo.

    O Ciclo Interdisciplinar em Lazer e Turismo é constituído de palestras com convidados especiais que tratam de tópicos contemporâneos e complementares que, paralelamente às disciplinas, favorecem a formação integral do futuro bacharel em Turismo da UNIPINHAL. A iniciativa com a participação de especialistas oriundos de renomadas universidades e visa a compreensão da estrutura holística do Turismo e da dinâmica entre seus diversos componentes.

    Infra-estrutura

    A UNIPINHAL dispõe de laboratório multimídia, biblioteca informatizada e acervo nacional e internacional, geral e específico, de obras, periódicos, jornais e vídeos para o aperfeiçoamento contínuo. O espaço físico, a infra-estrutura e os equipamentos, bem como o acervo, vêm sendo ampliados. Atualmente, encontram-se em fase de implantação os Laboratórios de Turismo, voltados para as atividades de Planejamento e Agenciamento. No CEPETUR (Centro de Estudos e Pesquisas de Mercado em Turismo) os alunos serão acompanhados pelos professores no desenvolvimento de projetos de consultoria e de iniciação científica nas áreas de planejamento, administração e marketing em Turismo. O segundo laboratório é a Agência-Modelo que vai prestar serviços à comunidade do Centro Universitário, oferecendo espaço e oportunidade para que o aluno vivencie o dia-a-dia de uma agência de viagens. O estágio supervisionado estará concentrado no SELATur (Setor de Estágios em Lazer e Turismo) que colocará à disposição do aluno recursos humanos para a orientação vocacional e a iniciação no mercado de trabalho em Turismo.

    Acesso à lnternet

    Conta com um link de 4 Mb, via rádio, para a realização de atividades acadêmicas através de 8 laboratórios para aulas práticas e acesso à Internet, disponível nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Outro curso relacionado com turismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |