Graduação em Engenharia Mecânica

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Engenharia Mecânica

  • Modalidade
    A Graduação Engenharia Mecânica é dada presencialmente.
  • Duração
    O tempo total de curso é de 5 anos.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o título de engenheiro mecânico.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nasceu há 50 anos e é uma das universidades particulares mais importantes do estado. São mais de 27.000 discentes que estão matriculados em mais de 150 cursos. A Graduação Engenharia Mecânica proporciona uma formação completa e exigida pelo mercado de trabalho. O aluno desse curso sabe planejar máquinas e realizar processos mecânicos.
  • Dirigido a
    A Graduação Engenharia Mecânica é recomendada para as pessoas que se interessam por cálculo, matemática, física e mecânica.
  • Área de atuação
    Profissionais dessa área podem trabalhar em: Vale; Odebrecht; Correios; Mineração Serra Grande.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Mecânica - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    A Engenharia Mecânica é uma das práticas da Engenharia que se dedica aos processos mecânicos e máquinas em geral; às instalações industriais mecânicas; aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; aos veículos automotores, aos sistemas de produção, transmissão e utilização do calor. O engenheiro mecânico é o profissional habilitado para o estudo, o planejamento, o projeto e a especificação de máquinas e processos mecânicos, bem como ao estudo da viabilidade técnica e econômica de sua aplicação.
  • Titulação
    Graduação Engenharia Mecânica
  • Conteúdo
    Mercado de trabalho
    Os engenheiros mecânicos não têm tido problemas para se colocar no mercado de trabalho.  Além do estado de São Paulo e região sul, onde se concentra a maioria desses profissionais, os engenheiros mecânicos também têm obtido muitas oportunidades nas outras regiões do Brasil. As melhores oportunidades têm aparecido em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis, indústrias de refrigeração e ar condicionado, indústrias petrolíferas e aeronáuticas.

    Estruturas de apoio 
    Segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC), em 2001, o câmpus da PUCPR, onde se localiza o curso de Engenharia Mecânica, se encontra entre os melhores do Brasil. A PUCPR conta com excelentes recursos físicos para o ensino e pesquisa no nível de graduação e de pós-graduação, desde salas-de-aula e recursos audio-visuais modernos, parque de informática instalado em diversos laboratórios localizados nos vários centros, até os laboratórios que atendem aos diferentes cursos.

    Por que fazer Engenharia Mecânica na PUCPR? 
    O MEC, em 2001, na avaliação do curso de Engenharia Mecânica da PUCPR, deu a nota máxima para a infra-estrutura e o corpo docente. Em 2008, o curso foi considerado entre os melhores do país pelo Guia do Estudante (Editora Abril), recebendo 4 estrelas.

    Pesquisa e pós-graduação 
    O  Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM)  tem por objetivos (i) capacitar recursos humanos para atuarem no meio acadêmico e no setor industrial, e (ii) desenvolver pesquisa básica e aplicada em engenharia mecânica, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias para o benefício da sociedade. Para atingir esses dois objetivos de modo eficiente, o PPGEM tem estabelecido importantes parcerias com empresas, e convênios com instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.
    Na última avaliação, realizada pela CAPES em 2004, o Mestrado recebeu nota 4, sendo considerado um Programa de Pós-Graduação consolidado. Em 2005, foi encaminhada à CAPES uma proposta de Programa de Doutorado, que recebeu aprovação também com nota 4. As atividades do doutorado foram iniciadas em 2006 com a abertura da primeira turma nas áreas de concentração  Mecânica dos Sólidos, e Engenharia e Ciências Térmicas .

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber, qual o valor do investimento mensal atual, para o curso de Graduação em Engenharia Mecânica em vossa instituição. Também gostaria de algumas informações sobre os turnos disponíveis. "

Jean para Graduação em Engenharia Mecânica

Paraná

"Pretendo de me graduar em Engenharia Mecânica. Gostaria, se possível, informações como mensalidade do curso, custo e data do vestibular e relação candidato por vaga, para que possa me organizar ao me deslocar até o campus. "

Renan para Graduação em Engenharia Mecânica

Mato Grosso do Sul

"Gostaria de conhecer os critérios de transferência, bem como o custo do curso DE Graduação em Engenharia Mecânica, pois minha empresa está me transferindo para Curitiba e devo permanecer por aí pelos próximos 3 anos. "

Elgen para Graduação em Engenharia Mecânica

São Paulo

"Tenho necessidade de uma Graduação em Engenharia Mecânica, gostaria de saber se é possivel cursar apenas as disciplinas faltantes e como saber quais são elas e o preço por disciplina."

Tarcisio para Graduação em Engenharia Mecânica

Santa Catarina

Outro curso relacionado com engenharia mecânica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |