Graduação Tecnológica em Redes de Computadores

Solicite informação sem compromisso FMU - Cursos de Graduação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação Tecnológica em Redes de Computadores - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Tecnologia em Redes de Computadores
    Carreira


    As redes de computadores surgiram há poucos anos e evoluíram rapidamente. A ligação de computadores em rede já é uma realidade em todas as empresas. Com o aumento da necessidade de compartilhar informações, é preciso interligar computadores e outros equipamentos de maneira rápida e confiável. Além disso, com a crescente utilização da internet e com os mercados cada vez mais globalizados, as redes de computadores também são fundamentais para o crescimento dos negócios. Assim, os tecnólogos em Redes de Computadores têm um grande mercado de trabalho que não pára de crescer, pois podem atender todos os tipos de empresas, em áreas como: conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas de comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados, etc. Suas funções incluem elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos de redes de computadores locais e de longa distância.

    Referência no mercado

    O curso de Tecnologia em Redes de Computadores da FMU forma profissionais prontos para atender os dois mercados da área: o mercado corporativo, unindo departamentos, matrizes e filiais, clientes e fornecedores, e o mercado de empresas de menor porte com poucos microcomputadores e conexões com a internet. Para isso, os estudantes recebem uma formação completa, com conhecimentos de teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança.

    Programa inovador

    O programa do curso é dividido e organizado de uma forma que estimula o estudante a ter um desenvolvimento cada vez maior ao longo do curso.

    Módulo 1: Fundamentos em Desenvolvimento de Sistemas
    As disciplinas deste módulo tratam de conteúdos relativos aos princípios e fundamentos de sistemas de informação, habilitando os alunos em relação aos pré-requisitos de formação que são necessários aos alunos da área de redes, visto que os componentes de redes e de telecomunicações são essenciais na tecnologia da informação e nos sistemas de informação.

    Módulo 2: Princípios de Programação e Redes de Computadores
    Neste módulo são desenvolvidos conteúdos voltados aos princípios das redes de computadores, além de garantir uma sólida formação em sistemas de comunicação de dados, arquitetura de aplicações em redes, fundamentos em bancos de dados aplicados e habilidade para resolução de problemas computacionais e em programação de computadores.

    Módulo 3: Estruturação e Manutenção de Redes
    Pela integração das disciplinas do módulo, o aluno adquire conhecimentos e desenvolve habilidades para instalação, configuração e manutenção de computadores, administração de servidores de redes, projetos estruturados de redes, clusters e sistemas distribuídos, além da gestão de ambiente tecnológico.

    Módulo 4: Aplicações e Segurança e Projetos de Redes
    Este módulo reserva espaço para a discussão de conteúdos específicos aplicáveis em uma visão sistêmica de Redes de Computadores. São disciplinas que tratam, por exemplo, de segurança física e planejamento de contingências, políticas e ferramentas de segurança da informação, comércio eletrônico, programação para Web, além de gestão de projetos corporativos.

    Módulo 5: Desenvolvimento de Sistemas Corporativos e Gestão de Redes
    Este módulo trata de aplicações avançadas em gestão de redes e aplicações como e-learning, redes corporativas, e da área da gestão e negócios, como empreendedorismo e gestão de redes.

    Foco na formação e atualização

    O curso tem como objetivo básico formar ou atualizar profissionais para o desenvolvimento e a implantação de projetos de redes de computadores, e para a administração de sistemas operacionais de rede.

    A profissão na prática

    Desde o primeiro semestre, o aluno tem o Projeto Integrado que permite desenvolver as habilidades técnicas do profissional de redes. Isso aumentará sua capacidade de aproveitar o conteúdo de cada disciplina, ajudando-o a entender melhor os desafios e as oportunidades que encontrará no mercado de trabalho.

    Ato Autorizativo

    Portaria nº 135, de 6 de novembro de 2006, publicada no DOU, nº 214, Seção 1 – 8/11/2006 – p. 82.

    Formação: Tecnólogo em Gerenciamento de Redes de Computadores 
    Duração: 5 semestres
    Campus e Período: Campus Liberdade - manhã e tarde

Outro curso relacionado com computadores

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |