Home>Pós-graduação>Design de Interiores>Rio de Janeiro Capital>Pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

Pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN

Loading...

Solicite informação sem compromisso
IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro:
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre Pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
Pós-Graduação MA.DE.IN.

Oferece instrumentos metodológicos para que o designer tenha contato as ferramentas necessárias para trabalhar numa diversidade de programas e de projetos.

4ª Turma de MADEIN
  • Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30
  • Carga horária: 400 horas
  • Idioma: Português
  • Início previsto:  março 2017

Descrição e Objetivos
:

O objetivo do curso de pós-graduação em Design de Interiores – MA.DE.IN é oferecer instrumentos metodológicos para que o designer tenha contato com o setor com as ferramentas necessárias para trabalhar numa diversidade de programas e de projetos. Todas as disciplinas do curso incluem exercícios práticos, mas sempre a partir de uma sólida formação teórica e conceitual.

O programa do curso está focado na investigação, na aplicação de metodologias e nos processos projetuais, onde serão abordados diferentes espaços e escalas, passando da urbana à humana, do contexto ao detalhe. Um dos pontos relevantes do programa é a construção do espaço através da sua materialidade, deixando claro que um projeto de Design de Interiores não é um ato de decoração ou uma superficial maquiagem de ambientes. O estudo e a investigação de materiais e sua capacidade e potencial espacial serão essenciais na hora de definir o projeto de design: matéria e luz são elementos fundamentais para cada projeto.


Público-alvo
:

O curso é dirigido a todos os profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e de Produto, e a profissionais atuantes e que pretendam se aprimorar na área.


Temas do Curso
:

Maquetes: As maquetes e os protótipos são ferramentas de pensamento que permitem experimentar, esboçar e explicar ideias abstratas além de desenvolver os processos de análise e de desenho.

Materiais: A completa atmosfera de um espaço interior pode ser alcançada com o uso de determinados materiais. Os alunos devem entender os materiais como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham.

Sustentabilidade: A fragilidade de nosso planeta é um tema da atualidade e o papel dos designers é fundamental para se alcançar uma mudança na aplicação de soluções do design sustentável.

Iluminação: Efeitos de vídeo, luz, espaços efêmeros e os seus desenvolvimentos são ferramentas para expressar diferentes ideias e modelar o espaço.


*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.

Coordenação:

Judith Augustinovič
É graduada em arquitetura pela TU Wien e a Universidade de Michigan, Ann Arbor, E.U.A. Realizou doutorado e Mestrado na Universidade Técnica de Viena/ TU Wien, Áustria. A tese de doutorado foi sobre o tema Transcutâneo, onde pesquisou o espaço como extensão do corpo através de instalações espaciais contemporâneas com fronteiras orgânicas e elásticas. Tem formação em Marcenaria e Design de Interiores e fez estágio de um ano em Milão, Itália. Já foi professora assistente do Instituto de Estruturas e Design na TU Wien, e possuiu escritório próprio em Viena.  Busca, dentre outras coisas, compreender a relação interdependente do corpo e do espaço dentro da sociedade e a forma como essa relação se manifesta.

Josep Ferrando
Josep Ferrando, mentor do curso de pós-graduação de MADEIN, é arquiteto e combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministrou aulas em diferentes universidades desde 1998, como: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT).


Metodologia:

• Fase I – Fundamentação Interdisciplinar:
Nesta fase o aluno conhecerá toda a estrutura do curso, suas etapas e conteúdos, as aplicações das metodologias com as especialidades a serem estudadas. Durante essa Fundamentação Avançada do Design Aplicado questões e tendências atuais serão discutidas: Espaço: Design, Interiores e Arquitetura, Contemporaneidade iriam reunir as mais recentes e relevantes movimentações, realizações e elaborações no processo de construção e análise de todos os tipos de espaços, mas com um foco nos espaços comercias. Ponto principal com o primeiro Project Studio será a introdução da abordagem de matéria e Luz.

• Fase II – especialidades de design de espaços:
Esta fase o aluno terá disciplinas como Espaços efêmeros, com a realização de um Mock-Up 1:1, Espaços Gastronômicos e Espaços de Habitação. A continuação da prática com o Project Studio e da teoria aplicada com Laboratórios mostra o papel fundamental do Espaço na construção da identidade e ele representa poder e controle através da contestação ou transgressão de limites. Os alunos devem entender matéria, luz , arredores e meio como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham.

• Fase  III – Inovações de design de espaços:
O objetivo é que o aluno compreenda que todos os espaços estão embutidos com significado e expressam respostas particulares, singulares, multissensoriais e psicológicas, entre outras. Esta visão tem como objetivo investigar as complexidades dos espaços, entre elas orquestração, composição e impacto sobre o habitante a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Disciplinas como Práticas Contemporâneas, Intervenções em Espaços, Design Tools e Pesquisa Artística permitem adotar uma variedade de perspectivas e desafiam as divisões entre a prática e a teoria, e destinam-se a gerar uma base essencial para os alunos com interesse interdisciplinar no Design de Espaços.

• Seminários temáticos:
O espaço transdisciplinar é o foco e nutre-se a partir de profissionais como arquitetos, designer de interiores e teóricos, bem como a partir dos objetivos dos outros cursos de pós-graduação do IED. O método de gerar interdisciplinaridade entre os vários cursos, os profissionais e os alunos ampliam os pontos de vista de uma variedade de disciplinas incluindo arte, moda, branding, antropologia, estudos culturais e cultura visual. Separar a prática da teoria, e isolar as disciplinas não reflete a realidade do mundo contemporâneo, esvaziando as ferramentas e os conhecimentos dos alunos.


Outro curso relacionado com Pós-graduação de Design de Interiores: