Home>Pós-graduação>Design de Interiores>Rio de Janeiro Capital>Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro:
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
Máster em MA.DE.IN – Design do Espaço.
  • Modalidade: Presencial
  • Início previsto: outubro
  • Dias: Terças e Quintas-Feiras
  • Horário: de 19h30 às 22h30
  • Duração: 300 horas

Por quê?

O curso estimula a sensibilidade para a materialidade dos espaços construídos e do contexto no qual estão inseridos, preparando os alunos para desenvolverem projetos transdisciplinares a partir da relação entre usuário, espaço e materiais.

Para quem?

O curso é voltado para estudantes com graduação em arquitetura, design de interiores, gráfico ou produto, artes visuais e paisagismo. O candidato deve apresentar portfolio que comprove sua habilidade para manipular o espaço.

Como é?

Os alunos são estimulados a desenvolver diferentes escalas de projeto, em grupos com pessoas de diferentes qualificações, a fim de aproximar as atividades práticas da realidade profissional.

O curso MA.DE.IN – Design do Espaço tem uma metodologia baseada na razão entre o usuário, o espaço e os materiais e visa criar atmosferas e sensações através da interação entre os três elementos.

Apresenta uma abordagem contemporânea, prática e teórica, com foco no trabalho conceitual dos projetos espaciais, considerando a diversidade, a heterogeneidade, as exigências de aspectos, as funções e os usos.

Os alunos são preparados para elaborar qualquer tipo de projeto transdisciplinar, desenvolvendo ao mesmo tempo a habilidade de planejar e entender as fases do processo de trabalho. Além disso, o aluno tem a possibilidade de cursar um módulo de duas semanas no IED Barcelona, complementando sua formação.

COORDENAÇÃO:

Ayara Mendo -  é graduada em Arquitetura pela Universidade de Alicante (2007), com extensão na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona/ETSAB. Mestre em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação e Urbanismo PROURB/UFRJ (2014) com foco na produção social do espaço urbano. Pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz no Escritório Técnico de Planejamento Territorial e Regularização Fundiária (2011-2014). Doutoranda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) na UFRJ, com interesse nos processos sociais incorporados aos métodos de concepção do design de espaços com uma abordagem multiescalar. Leciona aulas no curso Master MA.DE.IN -Design do Espaço desde 2015 e atualmente também é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ.

MENTOR:

Josep Ferrando - é arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, como: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für
Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT). Deu palestras em diversas universidades, incluindo a Harvard Graduate School of Design, Cornell University, Universidad de Palermo in Buenos Aires, Universidade de Illinois em Chicago, e na conferência da União Internacional de Arquitetos (IUA) em Tokyo.

OBJETIVOS:

O curso Master MA.DE.IN: Design do Espaço busca trabalhar o design espacial a partir de uma reflexão teórica e prática. O objetivo é combinar conceitos teóricos com a investigação e interpretação material partindo do entendimento de que a prática do design existe em relação com o presente e a sociedade contemporânea. O curso foca em pesquisa, metodologia e processo de projeto. O resultado final não é um objetivo em si mesmo, mas um meio para que o aluno adquira o conhecimento e ferramentas necessárias para lidar com qualquer tipo de projeto multidisciplinar no futuro. Os alunos terão que desenvolver a habilidade tanto para planejar como para entender as diferentes fases do processo de trabalho.

O objetivo é adquirir as ferramentas necessárias para enfrentar a heterogeneidade e diversidade dos programas e espaços englobados pelo campo do design espacial. Seguindo um programa integrado de sessões práticas e teóricas, os alunos serão assistidos ao longo de todo o processo, desde o estágio inicial de estratégia e conceitualização, até a apresentação final. Será dada ênfase aos aspectos interdisciplinares do projeto, abrindo o campo de atuação de designers e arquitetos, e ao mesmo tempo reforçando e ampliando conhecimentos previamente adquiridos.

Nesse contexto, a perspectiva histórica do design é uma questão importante a ser considerada, analisando a situação presente e a história do espaço onde se desenvolvem os projetos. Para a elaboração de projetos, o curso utilizará a cidade do Rio de Janeiro como seu campo de trabalho.

METODOLOGIA:

O curso oferece um programa intensivo que proporciona ferramentas metodológicas, desviando da busca ‘inspirada’ por uma imagem relacionada com um resultado final. As aulas preparam os alunos para pensar de forma abstrata, desenhando o espaço de acordo com seus aspectos emocionais e visuais,
perseguindo formas de pensamento individuais. A pesquisa procura evitar espaços ‘decorados’ ou ‘extravagantes’, de forma a incentivar o conhecimento da
materialidade dos espaços, de sua natureza e sensibilidade. O trabalho será desenvolvido em diferentes escalas, do urbano ao humano, do contexto geral ao detalhe, permitindo um controle abrangente do projeto. A metodologia de aprendizagem propõe o desenvolvimento de projetos que definam o espaço
de quatro formas:

1. O espaço físico no qual ele se materializa
2. O ‘presente’ do espaço: sua atualidade na relação com o contexto local
3. A realidade cultural e social do espaço
4. O design como interpretação da vida

Ao final do curso, os alunos estarão aptos a integrar diferentes conhecimentos do design espacial em seus projetos:

Arquitetura: saber aplicar ao método de projeto a análise física e histórica do espaço;
Design de Interiores: entendimento do design de interiores como continuação e extensão do espaço exterior, evitando soluções decorativas, e buscando espaços com atmosfera, imbuídos de seu caráter particular;
Design de Produto: habilidade para usar um detalhe ou objeto com matriz do projeto, seja por sua capacidade modular, geométrica ou fractal.

PERFIL DO ESTUDANTE:

O curso destina-se a alunos com formação nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design de Produto, Design Gráfico, Artes Visuais, Paisagismo ou Cenografia. Os candidatos deverão apresentar portfólio e currículo que demonstre sua habilidade de manipular o espaço, devendo ainda apresentar uma carta de intenção.

O trabalho em grupo é estimulado enquanto metodologia de ensino e forma de tornar as aulas mais realistas: dois ou mais alunos com experiências e formações diversas que estejam aptos a manejar as propostas de trabalho estarão mais preparados para a realidade da prática profissional. Por essa razão, o curso valoriza o fato de que os estudantes tenham diferentes formações, pois isto reforça o caráter interdisciplinar dos projetos.

O MERCADO:

Existem múltiplas saídas profissionais para o designer de espaços. Após concluírem o curso MA.DE.IN - Design do Espaço, os alunos poderão orientar sua carreira em diversas direções, como por exemplo:

  • Colaboração em escritórios de arquitetura e de interiores ou escritórios multidisciplinares em design de espaços, paisagismo, vitrines, cenografia ou mobiliário.
  • Design de eventos, arquiteturas efêmeras e instalações museógrafas.
  • Responsável em departamentos de projetos de espaços interiores residenciais e comerciais, públicos e privados, efêmeros e permanentes.
  • Responsável pela definição e aplicação de conceitos, desenvolvimento e gestão de projetos de design de espaços.

CONTEÚDO:

O curso MA.DE.IN - Design do Espaço divide-se em quatro módulos atravessados por uma mesma metodologia, que adquire maior complexidade ao longo do curso.

Com o nome Materializar o Espaço, o primeiro módulo consiste em desenvolver o projeto de um espaço comercial, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Aplicando a metodologia própria do curso, o aluno escolhe um material específico, devendo ao longo do processo criativo explorar a essência e alma deste mesmo material.

No segundo módulo - Permear o Espaço - realiza-se o projeto de um restaurante ou espaço gastronômico. Este projeto parte da pesquisa tanto do material como do contexto urbano da orla de Botafogo, e da análise aprofundada de processos espaciais e geográficos da paisagem carioca.

O terceiro módulo - Habitar o Espaço - trata do desenvolvimento de um projeto de habitação, considerando como preexistente a estrutura do edifício do Hotel Nacional, projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer e localizado no bairro de São Conrado. Esta moradia será projetada a partir da análise e pesquisa de diversos personagens, estilos de vida e ambiente extraídos de uma lista de filmes propostos.

Portfólio Final de Curso consiste no último módulo, e resulta da soma dos três projetos e três instalações efêmeras realizadas pelo aluno, que serão condensadas em um novo e original formato “portfólio” livre, explorando as novas possibilidades de  apresentação do profissional do design no mercado. Dessa forma, se constrói um material que deve conter as informações de todos o exercícios acadêmicos e das instalações efêmeras realizadas ao longo do curso.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Design de Interiores: