MBA - Mercado de Capitais

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA - Mercado de Capitais

  • Modalidade
    O curso é presencial.
  • Duração
    O tempo de duração do curso é de 440 horas.
  • Certificado oficial
    O egresso receberá o diploma de MBA em Mercado de Capitais.
  • Considerações
    O MBA em Mercado de Capitais visa promover a capacitação dos seus participantes de forma que tenham o instrumental teórico e prático necessário para administrar o seu empreendimento eficazmente, levando em consideração o lucro e retorno financeiro obtido através de suas atividades. O profissional obterá os conhecimentos necessários para gerir os riscos monetários e para elaborar boas propostas aos futuros investidores. O profissional da área deverá sempre atuar de forma ética e responsável.
  • Dirigido a
    O curso é direcionado a graduados em Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e áreas afins.
  • Área de atuação
    O egresso poderá trabalhar em qualquer empresa e organização voltadas aos negócios, poderá também criar o seu próprio empreendimento.

Comentários sobre MBA - Mercado de Capitais - Presencial - Pelotas - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Preparar profissionais para atuarem na área de mercado de capitais. Proporcionar um suporte técnico e conceitual à gestão financeira das empresas. Possibilitar aos profissionais uma visão global de negócios e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades relacionadas com o mercado financeiro e de capitais.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam na área de mercado de capitais e financeiro; gestores de carteiras e clubes de investimento, gerentes e diretores financeiros e profissionais que desejam se aprofundar na área de mercado de capitais; profissionais que buscam um amplo e profundo conhecimento em negócios com mercados de ações para acelerar sua ascensão profissional.
  • Titulação
    Especialista em Mercado de Capitais
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas

     Matemática Financeira Aplicada.(30 horas-aula)
    Ementa: Capital, juro e montante. Regime de capitalização. Fluxo de Caixa. Taxas efetivas. Juros compostos. Períodos fracionários. Capitalização com taxas variáveis. Taxa bruta e taxa líquida. Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa real de juros. Taxa de retorno-TIR e VPL. Utilização da Matemática Financeira para a tomada de decisões de Investimentos. Ativos de longo prazo. Alternativas de aplicação de recursos e formas de financiamento. Métodos para análise de alternativas de investimentos.

     Macroeconomia de Mercados Emergentes (30 horas-aula)
    Ementa: Crescimento e ciclo econômico. PNB e ativos externos líquidos em uma economia aberta. A conta corrente do balanço de pagamentos. Déficits em conta corrente e acumulação de dívida externa. O que causa um déficit em conta corrente? Indicadores Internacionais. Balança Comercial, conta corrente e fluxos de capital. Sustentabilidade de déficits em conta corrente e dívida externa. Taxa de câmbio nominal, real e a paridade do poder de compra. Taxa de câmbio fixa, valorização da taxa de câmbio real e déficits em conta corrente. Juros e câmbio: a paridade descoberta da taxa de juros. Crescimento econômico. Acumulação de capital e crescimento econômico. Progresso tecnológico. Capital Humano. Instituições econômicas e legais. Taxas de câmbio no curto prazo e longo prazo. Teoria clássica da taxa de câmbio. Regimes de câmbio fixo. Taxas de câmbio no curto prazo. Aplicações. O colapso de regimes de câmbio fixo. Oferta de moeda e determinação da taxa de juros. O mercado cambial. Efeitos de operações de mercado aberto em regime de câmbio fixo e flutuante. Determinação conjunta da taxa de juros e taxa de câmbio. Choques econômicos em regimes de câmbio fixo e flutuante. Intervenção esterilizada e não esterilizada no mercado cambial. Porque países fixam o câmbio e porque ele colapsa. Política de estabilização. Política fiscal. Política monetária. O Regime de metas de inflação. O mercado de capitais globlal: desempenho e problemas de política. O mercado de capitais e ganhos de comércio. O sistema bancário internacional. Regulamento da atividade bancária internacional. Desempenho do mercado de capitais internacional.

     Preços e Mercados (30 horas-aula)
    Ementa: Teoria do consumidor. Preferências. Funções de utilidade. Curvas de indiferença. Restrições orçamentárias. A escolha e a função demanda. Efeitos renda e substituição. O excedente do consumidor. Teoria da firma. Tecnologia. Funções de produção. Curvas de isoquanta. Da produção aos custos. Curvas de custos. Teoria da concorrência perfeita. O problema da firma em concorrência. O equilíbrio de curto e longo prazo. A curva de oferta. O excedente do produtor. Teoria de monopólio e do oligopólio. O Problema da firmas em monopólio. Introdução à Teoria dos Jogos. O problema da firma em oligopólio. Perdas de bem-estar associadas a regimes - de concorrência restrita. Teoria do Bem Estar, Eficiência e Falhas de Mercado. Teoria do Bem-Estar. Definição econômica de eficiência. Medindo Bem-Estar. Bens públicos. Externalidades e direitos de propriedade. Informação assimetria.

     Métodos Quantitativos I: Estatística (30 horas-aula)
    Ementa: Funções e relações funcionais. Descrição estatística de variáveis. Índices e Taxas. Probabilidade e valor esperado. Média, desvio-padrão, significância, distribuições, testes de hipótestes. Medidas estatísticas aplicadas ao estudo do risco. Distribuição normal. Estimação. Volatilidade. Covariância. Correlação. Análise de Regressão. Análise de séries temporais. Médias móveis e exponenciais. Índices de Bolsas.

     Análise das Demonstrações Financeiras (30 horas-aula)
    Ementa: Os demonstrativos contábeis: balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Demonstração das origens e aplicações de recursos. Equação fundamental do patrimônio. Origens dos recursos e suas aplicações. Métodos das partidas dobradas. Contas razão, débito, crédito e saldo. Contas patrimoniais. Contas de receitas e despesas. Operação com mercadorias. Avaliação de estoques. Contabilidade industrial. Depreciação. Correção monetária do Balanço. Provisões à análise de Balanço. Objetivos e aplicações. Indicadores de liquidez. Estrutura de Capital e rentabilidade. Análise horizontal e vertical. Inflação e demonstrativos contábeis. Índice – padrão. Introdução à alavancagem financeira. Demonstrações em moeda estrangeira. Ferramentas de análise das demonstrações financeiras.

     Análise das Demonstrações Financeiras (30 horas-aula)
    Ementa: Os demonstrativos contábeis: balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Demonstração das origens e aplicações de recursos. equação fundamental do patrimônio. Origens dos recursos e suas aplicações. Métodos das partidas dobradas. Contas razão, débito, crédito e saldo. Contas patrimoniais. Contas de receitas e despesas. Operação com mercadorias. Avaliação de estoques. Contabilidade industrial. Depreciação. Correção monetária do balanço. Provisões a análise de balanço. Objetivos e aplicações. Indicadores de liquidez. Estrutura de capital e rentabilidade. Análise horizontal e vertical. Inflação e demonstrativos contábeis. Índice – padrão. Introdução à alavancagem financeira. Demonstrações em moeda estrangeira. Ferramentas de análise das demonstrações financeiras.

     Mercado de Capitais I: Ações e Bolsas (30 horas-aula)
    Ementa: Estrutura do mercado de capitais brasileiro. Os títulos do Mercado de Capitais. Os Mercados. Organizados de ações. Os mercados de derivativos e a Bolsa Mercantil & de Futuros. A administração de investimentos e o investidor. Os investidores institucionais. As tansformações do mercado de capitais e expectativas quanto ao futuro. Conhecendo o mercado. Histórico e evolução das Sociedades Anônimas (S.A.). Governança corporativa nas S.A. Reflexões sobre o processo de abertura do capital. As Companhias realmente abertas (obrigações e fases de abertura). Os valores mobiliários utilizados nas emissões. A atuação dos auditores independentes. Mercado primário (Emissão Pública e Underwriting). Mercado secundário (Bolsa, Soma, Cetip). As operações e índices de mercado. Modalidades operacionais das Bolsas de Valores. Pregão via Internet e Home Broker. Clearing Houses. Mercado de Títulos Públicos (SISBEX). Regulação e auto-regulação. Novos valores mobiliários. O processo de securitização. Globalização e crises internacionais. Os riscos e as possibilidades dos negócios próprios. Objetivos e posturas do investidor. Como o mercado avalia as ações. Comprar, vender ou reter. Identificação das oportunidades propiciadas pelas expectativas

     Métodos Quantitativos II: Econometria (30 horas-aula)
    Ementa: Conceito, classificação e especificação de modelos. Modelos econométricos: estrutura, classificação e qualidades desejáveis. Propriedades da esperança matemática. Distribuições de probabilidade. Formas funcionais linearizáveis. Modelo de regressão linear simples. Especificação das relações entre as variáveis. O modelo de regressão e seus pressupostos. Qualidade de ajustamento. Método dos mínimos quadrados ordinários. Modelo de regressão múltipla Pressupostos: mínimos quadrados ordinários aplicados à regressão múltipla. Parâmetros da estimação e interpretação dos coeficientes da regressão. Extensões do modelo de regressão múltipla.Violação dos pressupostos básicos. Heterocedasticidade. Determinação da existência de heteroscedasticidade. Conseqüências e soluções para o problema da existência de heteroscedasticidade. Autocorrelação. Determinação da existência de autocorrelação. Teste de Durbin Watson. Conseqüências e soluções para o problema de autocorrelação. Multicolinearidade. Medidas e problemas da multicolinearidade. Conseqüências e soluções para o problema de multicolinearidade. Sistemas de equações simultâneas. Descrição de sistemas de equações simultâneas. O problema da identificação. Métodos de estimação. Introdução a análise de séries temporais séries estacionárias. Modelos ARIMA. Co-integração. GARCH e Modelos VAR.

     Finanças Corporativa (30 horas-aula)
    Ementa: As técnicas e instrumentos de finanças sob a ótica da decisão. A função da finanças e suas ligações com outras áreas da administração. Integração das funções para políticas e estratégias que possibilitem o crescimento equilibrado da empresa. Objetivo de finanças. As decisões de financiamento e de investimento. O custo e a estrutura de capital. A política de dividendos, de fusões, de aquisições e de recompra de Ações. O valor econômico adicionado (EVA)

     Análise Fundamentalista e de Investimento (15 horas-aula)

    Ementa: Conceitos e principais ferramentas de trabalho da análise fundamentalista. Limitações da ferramenta enquanto instrumento de decisão. Principais medidas de retorno do investimento em Ações. Fatores e Medidas de retorno e risco. Determinação do valor das empresas. As demonstrações financeiras como ponto de partida. Valor de Mercado. Cálculo e interpretação dos principais indicadores fundamentalistas-Múltiplos de Mercado: P/L, P/VPA, Preço/Geração de Caixa, (P/CFS), EV/EBITDA, ROI e ROE. Aplicações práticas utilizando o Sistema ECONOMÁTICA. Métodos para análise de alternativas de investimentos. Componentes do WACC-Custo Médio Ponderado de Capital. Pay-back e Pay-back descontado.

     Fluxo de Caixa Descontado: Valuation (15 horas-aula)
    Ementa: Fluxo de Caixa Descontado: “Enterprise Value”. Cálculo do preço justo da ação ou preço alvo com a utilização do Software da ECONOMÁTICA e com excel avançado. Valuation. Dados históricos para qualquer empresa de capital aberto necessários para a projeção do Fluxo de Caixa Livre (vendas, ebitda, capex) e do WACC (beta, estrutura de capital). Médias setoriais. Projeção do risco país. Dados históricos apresentados em planilhas. Alertas de Upside.

     Análise Técnica ou Gráfica (15 horas-aula)
    Ementa: Introdução: decisões baseadas no emocional. História da análise técnica. Conceitos básicos – Timing. Os vários tipos de gráficos. As ordens Stops. Níveis de suporte e resistência. A Teoria de Dow. Figuras. As ondas de reversão. Candlestick. Indicadores, osciladores e rastreadores. Gerenciamento de risco.Estratégias de operação. Trading Systems. Aplicações práticas com o Software da CMA.

     Mercado de Capitais II: Derivativos (30 horas-aula)
    Ementa: Mercados de futuros e de opções: de câmbio; de commodities; de DI. Investidores em busca de hedge, arbitragem e especulação. Derivativos: principais contratos; swaps, opções e futuros. Swaps: mecanismos, utilização para gerenciamento de riscos e redução de custos de financiamento; precificação e avaliação. Mercado à vista e de opções: formação de prêmios, margem de garantia e hedging. Bolsas de mercadorias e de futuro: contratos, depósitos, ajustes, liquidações. Especulação, Arbitragem e Estratégias de Hedge no Mercado Futuro. Mercado de Futuros: De Dólar Comercial, de Taxa de Juro DI de um dia, de cupom cambial Sujo (DDI), De Cupom Cambial Limpo(FRA). Mercado Futuro Ibovespa. Conceitos Básicos de Opções. Modelo de precificação de Opções pelos modelos Binomial e de Black&Scholes. Operações estruturadas com opções. Operações de financiamento com opções. Operações de SWAP. VAR-Instrumentos de controle e gerenciamento de risco – conceituação; Metodologia de determinação; risco em derivativos. Modelos de Value-at-Risk. Ferramentas de Gestão de Riscos: Marcação a Mercado e Marcação a Modelo. Back Testing e Stress testing. VaRDelta, ComponentVaR e IncrementalVaR. Duration e o VAR. Convexidade. Riscos dos Contratos Futuros e a Termo. O VAR de Contratos Lineares. Os Riscos das Opções. O VAR de Contratos Não-Lineares. O VAR de Carteira. O VAR Incremental. Medidas de VAR Zero. O Modelo Diagonal. O Modelos de Fatores. A Modelagem da Dinâmica Temporal do Risco. Risco ou Outliers? A Abordagem do RiskMetrics. Sistemas de VAR: Método Delta-Normal, Testes de Stress, Monte Carlo Estruturado, Método Bootstrap, Implementação do VAR Delta-Normal. Sistemas de riscos globais. O Papel da alta gerência. Gestores de risco. Armadilhas na interpretação do VAR. Os riscos do modelo. Riscos estratégicos. Volatilidade histórica e volatilidade implícita. Regulamentação internacional para gestão de riscos. Regulamentação brasileira para gestão de riscos. As empresas de Rating e a Classificação de risco. Arbitragens.

     Gestão e Administração de Carteiras (30 horas-aula)
    Ementa: Moderna Teoria de Carteiras. Teoria de Média e Variância. Delineamento de Carteiras Eficientes. Técnicas de cálculo da fronteira eficiente. Modelo de índice único. Modelos de índices múltiplos e técnicas de agrupamento. Índices e gestão de carteiras. Gestão de recursos de terceiros. A abordagem de Markowitz, determinação da fronteira eficiente, seleção do portfólio ótimo (Escolha da Carteira Ótima). Diversificação Internacional.Carteira mundial. Efeito do risco cambial. O modelo de Sharpe, utilização de Betas. Medidas de desempenho ajustados ao risco. Diversificação internacional de carteiras. Avaliação do desempenho de carteiras.

     Gestão de Renda Fixa: Avaliação e Análise (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos básicos. Renda fixa. Títulos de renda fixa. Preço únitário. Índices de correção. SELIC. CETIP. SPB (Clearings). Fundamentos econômicos. Custos de transação. Intermediação financeira. Riscos financeiros. Gerenciamento do risco. Value At Risk-VAR. Testes de Precisão-Backtesting. Instrumentos de política financeira. Redesconto. Compulsórios. Mercado Aberto. Open Market. Macroeconomia e mercado financeiro. Formação de taxas de juros. Teorias de determinação de taxas de Juros. Fundos emprestáveis. Futuro de DI. Taxas prefixadas. Taxas pós-fixadas. Duration. Duration modificada. Duration Macaulay. Convexidade. Mercado de dívida. Coupon Bonds. Zero-coupon bonds. Coupon bonds. Coupon stripping. Mercado de dívida pública. Títulos deo Tesouro dos EUA. Treasury bills. Treasury notes. Treasury bonds. Títulos de outros governos. Mercado de dívida doméstico. Critérios de precificação. Negociação no mercado secundário. Mercado Aberto. Compra e Venda Final. Mercado de Dívida Privado. Títulos emitidos por Instituição Financeira: CDB, CDI, RDB. Títulos por Pessoas Jurídica Não-Financeira. Emissores. Títulos. Debêntures. Commercial Papers. Alternative Assets-CPR-CCB. Títulos Lastreados em Ativos. Mortgage Backed Security-MBS. Títulos com lastro em hipotécas. Asset-Backed Security – Títulos com lastro em ativos. Special Purpose Company. Debêntures. Certificado de recebíveis imobiliários-CRI. Modalidades opercionais de renda fixa. Fundos de investimento- Instrução CVM 409/04. Característica tributária. Fundos de investimento em direitos creditórios – FIDC- Instrução CVM 393/03. Gerenciamentos de riscos. Operações derivativas de renda fixa. Swap. Hedge. Box de Opções. Termo de Ações. Administração de Carteiras de Renda fixa. Precesso de decisão de investimentos. Estratégias de gestão: passiva e ativa. Fatores de gestão. A nova conta investimento. Empresa OffShore e Trust. Fundos Offshore. Liquidação e custódia das operações e Cotas. Aspectos tributários. Análise de fundos de investimento.

     Finanças Internacionais (15 horas-aula)
    Ementa: A hegemonia americana no Pós-Guerra. A expansão das finanças internacionais nos anos 1970: O Euromercado. Crise do padrão monetário internacional. Crise da dívida nos anos 1980. Desajustes macroeconômicos na Tríade (EUA, Japão e Alemanha) nas décadas de 1980 e 1990 e condução da política econômica. Formação de zonas monetárias. Transformações institucionais dos sistemas financeiros nos anos 1990: globalização, desregulamentação, homogeneização e integração dos mercados, generalização do banco universal ou múltiplo, mercado de capitais e desintermediação bancária, finanças "fora-de-balanço", Credit Range Agencies, novas tecnologias de pagamentos, inovações financeiras. Mercado de Capitais. Instituições financeiras não-bancárias. O mercado de títulos privados e governamentais. Bolsas de Valores. Bolsas de Mercadorias e Futuros. Investidores institucionais: fundos de pensão, seguradoras, fundos de investimento. Globalização das bolsas. Mercados Cambiais e os portfólios plurimonetários. Finanças contemporâneas e política macroeconômica. Crises financeiras nos anos 90. Produtos financeiros internacionais. Mercado doméstico e internacional. Participantes do Mercado de Capitais. Produtos de renda fixa: Bonds, Yankee Bonds, Brady Bonds, Eurobonds, Trading e Bond Rating. Produtos de renda variável: ADR, BDR, GDR. Arbitragens e agentes.

     Gestão de Empresas (15 horas-aula)
    Ementa: Esta disciplina aproxima controlar o processo da inovação através dos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional; dados às circunstâncias sob que o empreendimento ou a liderança faz os processos da inovação suceder e falhar. Os temas de aprendizagem são associados às mudanças de pensamento do gestor, a inovação organizacional, integrando as inovações que ocorrem no contrato social em mudança nos meios de trabalho, como ambiente de inovação e através da gestão da diversidade empreendedora.

     Gestão de Patrimônio (15 horas-aula)
    Ementa: O Planejamento estratégico e a influência de aspectos comportamentais na gestão de investimentos.Riscos nos investimentos. alocação de recursos e fronteira eficiente. O perfil de risco. O Beta e a sua Importância. Firmaments de análise. O investidor em busca de proteção. Instrumentos financeiros para investimento: Mercados futuros, de Opções, Fundos de Investimento e Títulos de renda Fixa

     Módulo Internacional - obrigatório - UCS (20 horas-aula)
    Ementa: O módulo Internacional, que é obrigatório, será realizado no País e contará com paletrante de renome internacional vindo de Bolsas de Nova Yorque e de corretoras americanas ou brasileiras com filial nos U.S.A, como é o caso da Corretora Itaú. O Módulo Internacional será realizado, em princípio, durante o mês de janeiro de 2008.

     Módulo Internacional - opcional - Fora do país (40 horas-aula)
    Ementa: Será realizado um módulo internacional, em setembro de 2008, quando os alunos visitarão as maiores bolsas do mundo, corretoras e Universidades Americanas e Canadenses:
    - CME: Chicago Mercantile Exchange, a maior bolsa de mercadorias do mundo,
    - CBOT: Chicago Board of Trade
    - A Bolsa de Valores de Toronto
    - NYSE: New York Stock Exchange, a maior bolsa de valores do mundo.
    - NASDAQ: Nacional Association of Securities Dealers Automated Quatation, a maior bolsa do mundo de mercado balcão(Over-The-Conter Market)
    - Os alunos visitarão ainda várias Corretoras e Bancos de Investimentos quando serão proferidas palestras técnicas sobre mercado de capítais.
    - Visita e palestra na Universidade de Colúmbia (Nova York).

     Tópicos Contemporâneos em Mercado de Capitais: Seminários e Palestras.
    Os seminários serão realizados em maio de 2008 e maio de 2009 com a particpação dos funcionários das Bolsas de Valores, Corretoras e da APIMEC- Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.
    O 1º Seminário será realizado em maio de 2008 sob o Título “Mercado de Capitais e Clubes de Investimentos”. com o apoio do CCEA.O seminário será realizado no Bloco M- Teatro da UCS.
    O 2º Seminário realizar-se-á em maio de 2009, tendo como principal “A Importância do Mercado Capitais para o Crescimento do Brasil. Tendências para 2010”

     Tópicos ou Palestras durante o almoço
    Tópico 1 - Ética Profissional - Direto & Mercado - Educação Financeira(Finanças Pessoais) Debatedores: Revista Ações& Mercados, Exame e Gazeta Mercantil/Valor Econômico .
    Tópico 2 - Governança Corporativa, o Novo Mercado e os IPO´s(Initial Purchase Offer)
    Debatedores: BOVESPA, CVM e DRI´s de Empresas Abertas
    Tópico 3 - As Bolsas Brasileiras e Mundiais-Tendências para 2010.
    Debatedores: BOVESPA, BM&F( BBM) e CORRETORAS.
    Tópico 4 - O papel do Agente Autônomo de Investimentos, do Analista de Valores Mobiliários e do Trader na gestão de Recursos de Terceiros.
    Debatedores: APIMEC-ANCOR –INI-CVM/BACEN

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber informações sobre a pós graduação em mercado de capitais, pois acabei de me formar em economia pela universidade federal de Rio Grande e tenho interesse em fazer pós nessa área. Eu preciso saber se as aulas são em pelotas, os horários das aulas, o tempo de duração do curso e o valor. "

Daiana para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

"Ao pesquisar sobre mba em Pelotas - RS, me deparei com esse curso, ligado à UCS. Existe algum polo ou modalidade que disponibilize esse mba em pelotas? Se sim, gostaria de mais informações. "

Rafael para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber qual o valor do curso mba - mercado de capitais - pelotas ,onde se localiza a sede do cursos em pelotas? Eu gostaria de receber mais informações sobre o curso. "

Aline para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de saber qual o tempo de duração do curso e se há possibilidade de saber os valores completos. "

Luciana para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber mais sobre este curso de pós graduação mba - mercado de capitais - Pelotas, como a duração, horário das aulas, local, e quais os pré requisitos para sua realização. "

Vanessa para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber qual a próxima turma do mba mercado de capitais, os dias e horários das aulas, bem como o local onde são ministradas. "

Matheus para MBA - Mercado de Capitais

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |