MBA em Design Automotivo

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Design Automotivo

  • Modalidade
    O MBA em Design Automotivo é dado de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem duração de 360 horas e um prazo de 18 meses para sua conclusão.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe certificação da instituição ao concluir o curso.
  • Considerações
    A indústria automotiva vem crescendo e se transformando desde o último século. A busca por profissionais capacitados para projetar produtos que atendam aos novos requisitos aumentou consideravelmente e o campo de trabalho é excelente para quem deseja iniciar na área. Este curso visa formar designers automotivos preparados para trabalhar de maneira política e ambientalmente correta, buscando produções leves, inteligentes e inovadoras. Também pretende prepará-los para o setor automotivo, utilizando os mais modernos recursos tecológicos para sua produção.
  • Dirigido a
    O curso é voltado a designers, engenheiros, arquitetos e profissionais da área, interessados em Design Automotivo.
  • Área de atuação
    Finalizado o curso, a expectativa de trabalho é alta em montadoras e empresas da área automobilística como Hyundai, Renault, Honda,VW, MarcoPolo, dentre outras.

Comentários sobre MBA em Design Automotivo - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    No século XX, a indústria automotiva desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da economia mundial. No Brasil, não foi diferente; com a chegada da indústria automobilística na década de 50, ocorreu uma grande transformação, principalmente no aumento do Produto Interno Bruto, com a participação no ano de 2000 de 10,2%. A cultura e a geografia social foram alteradas e o meio ambiente sofreu forte impacto. Não obstante o que ocorreu, observou-se não haver evolução nos conceitos do produto, estagnados durante todos esses anos de desenvolvimento. No mais das vezes, construído sob as mesmas idéias, o produto automotivo tornou-se atualmente inadequado para a realidade do planeta no século XXI. Para resolver este problema se faz necessário estabelecer um novo paradigma para o produto. Os usuários estão cobrando produtos limpos, politicamente corretos, leves, movidos por energia renovável, econômicos e baratos. Os designers, engenheiros e projetistas automotivos, se vêem à frente de um novo e grande desafio: transformar o produto automotivo em objeto que atenda aos novos requisitos da sociedade pós-moderna. A palavra de ordem é: Criar, inovar conceitos e produzir novos paradigmas. Neste sentido se concentra o Curso Design Automobilístico: Novos Paradigmas para a Mobilidade pretende formar profissionais com competência para intervir nesta realidade.
  • Dirigido a
    Designers, Engenheiros, Arquitetos, Projetistas, Estudantes interessados em inovação na mobilidade para o século XXI.
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º Semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Design assistido por tecnologia digital aplicada
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Especialista Marcelo Cordeiro
    Ementa: Tecnologia digital para apoio ao Design, Softwares de CAD (Design Assistido por Computador), Modelação Gráfica 3D, Simulação de Desempenho, bem como Sistemas para Gerenciamento de Projetos, Recursos e Documentos, são os assuntos desenvolvidos nesta disciplina.
    Estes novos recursos, hoje aplicados pela indústria automobilística, permitiram reduzir o chamado “time to market”, de anos para meses, razão pela qual são imprescindíveis nas competências requeridas aos Designers Automotivos.


    Representação gráfica aplicada
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Msc. Sergio Casa Nova e Prof. Especialista Sandro Ferraz.
    Ementa: Serão desenvolvidos em aula recursos gráficos bidimensionais, Croquis rápidos (Quick Scketching), Arte finalização (Renderings), assim como a aplicação de conceitos de Desenho de Representação (Sistemas de Projeção Ortogonais, Oblíquos e Cônicos, assim como Geometria Descritiva aplicada em estudos de carrocerias), para comunicar com expressão e exatidão as novas propostas.
    Sempre focalizando a sua aplicação prática neste tipo de projeto, serão utilizados como instrumentos na metodologia de criação do produto automotivo.


    Modelação física aplicada
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Especialista Carlos (Toya) Emílio Ponzio.
    Ementa: A disciplina dedica-se à construção com precisão de modelos físicos em oficina, utilizando-se modernos sistemas digitais de prototipagem rápida , bem como de recursos manuais convencionais como: controles de coordenadas cartesianas, resinas, Clay, madeiras, metais, etc.. 
    Serão temas de aplicação em aula para a elaboração de protótipos, mock-ups, seating bucks, modelos e maquetes, onde modernas ferramentas permitirão ao designer expressar seus projetos tridimensionalmente com concisão.


    2º Semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Tecnologia da mobilidade rodoviária
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Msc. Sergio D’Oliveira Casa Nova.
    Ementa: Dinâmica Veicular, Aerodinâmica, Estudos Estruturais e Estabilidade, Conversão e Aproveitamento de Energia, Organização Dinâmica de Espaços e Massas, assim como Meio Ambiente, Estudos Sociais Econômicos, devem estar presentes nas abordagens para a concepção de um veículo, estando incluídos nos materiais estudados nesta disciplina.


    Gestão em energia e meios de propulsão veicular (Balanço Energético para Propulsão Veicular).
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Leônidas Hildebrandt.
    Ementa: O consumo de combustíveis fósseis não-renováveis transformou o automóvel no “grande inimigo do planeta” no século XXI. O escopo desta disciplina é apresentar e discutir os meios de conversão de energia em trabalho de mobilidade e as fontes alternativas, os combustíveis renováveis (como exemplo o álcool e o bio-diesel), a propulsão elétrica, energia eólica, solar (e até nuclear), entre outras.
    Estes elementos estão no cume das preocupações do planeta neste século e serão os agentes dos novos paradigmas do transporte.


    Metodologia e gestão de projetos
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Leônidas Hildebrandt e Prof. Msc. Sergio Casa Nova.
    Ementa: Metodologia Científica e Gerenciamento de Projeto Automotivo.
    Trata-se do Projeto e Pesquisa do candidato sob a orientação do professor da área específica do curso escolhido, desenvolvidos ao longo de um semestre, resultando em um projeto veicular e trabalho monográfico, produto final do aluno que deverá ser submetido a avaliação.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber se o MBA em Design Automotivo esta aberto para quem tem o diploma de tecnólogo em designer gráfico e também gostaria de saber o valor da mensalidade e qual o reconhecimento no MEC deste curso. "

Paulo para MBA em Design Automotivo

São Paulo

"Gostaria de saber quanto seria o valor da mensalidade deste MBA em Design Automotivo. Sou formado em Administração em Comércio Exterior, e não tenho nenhum curso de desenho, simplesmente tenho muito interesse em carros e gostaria muito de me tornar um grande designer. Eu posso participar do curso ou eu tenho que ter alguma bagagem? "

Fabio para MBA em Design Automotivo

São Paulo

"Sou aluno do curso de design da Ulbra, estou no 5° semestre e consegui achar nesse site o que eu procurava a tempos. Gostaria de saber mais sobre esse MBA em Design Automotivo, como preço do curso, local, forma de ingresso."

Mateus para MBA em Design Automotivo

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |