MBA em Design Estratégico

Solicite informação sem compromisso Instituto Infnet

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

MBA em Design Estratégico

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    A carga horária é de 440 h/a.
  • Certificado oficial
    Ao finalizarem o curso, os alunos recebem um diploma de MBA em Design Estratégico.
  • Considerações
    O programa de MBA em Design Estratégico, da Escola Superior de Desgin Digital do Instituto Infnet, tem ênfase na capacitação profissional em design alinhado ao planejamento estratégico das organizações. No decorrer do curso, os participantes desenvolvem habilidades na criação, produção e gerenciamento de projetos de Design.
  • Dirigido a
    Este curso está dirigido a publicitários, arquitetos, designers gráficos e demias profissionais de áreas afins.
  • Área de atuação
    Agências de publicidade, editoras, veículos de comunicação, empresas de criação de sites, etntre outras.

Comentários sobre MBA em Design Estratégico - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    AULAS PRESENCIAIS SOMENTE NO RIO DE JANEIRO - CAPITAL.


    Proposta

    Durante as aulas no MBA em Design Estratégico, o aluno entende o universo do Design Thinking , isto é, o Design alinhado ao planejamento estratégico das organizações. Além de serem ministradas por profissionais atuantes no mercado, que utlilizam uma abordagem que equilibra a teoria e a prática.

    Como são as aulas, no dia a dia?

    As aulas no MBA em Design Estratégico são práticas e oferecidas em laboratórios, com infraestrutura de primeira linha e uma workstation por aluno.

    Em pouco menos de dois anos de aprendizado, o aluno que estudar no MBA em Design Estratégico, do Instituto Infnet, se destacará no mercado pelas seguintes competências:
    • Capacidade de availiar, analisar e orientar layouts de Design a partir da compreensão da teorias da percepção e princípios da Gestalt que podem se aplicados em comunicações visuais e do conhecimento das diretrizes da Estética Contemporânea;
    • Conhecimento para aplicar os princípios da criatividade no âmbito ao Design, em projetos fora do comum e estimulando a ação criativa;
    • Capacidade para aplicar as facetas do discurso virtual através das representações gráficas e dos princípios de recepção e e interpretação de mensagens em projetos de Design;
    • Domínio da aplicação das características da cultura digital e da evolução das mídias em projetos de marketing e Design;
    • Conhecimento para analisar e explorar em projetos as relações entre branding de Design, aplicando os princípios da inovação a projetos de Design;
    • Habilidade para criar e elaborar modelos de receita em cenários, permitindo menor risco e adequado ao planejamento financeiro ao longo do tempo.


    Graduações em Design

    O curso foi desenvolvido especialmente para profissionais de Design, Publicidade e Propaganda, Comunicação e Marketing com experiência profissional mínima de 3 anos e que trabalham com decisões de Design aplicadas a serviços, produtos, ambientes, identidades visuais e interfaces. Para ingressar, o aluno passa por uma análise de currículo e, se necessário, entrevista com a coordenadora do MBA em Design Estratégico.
    Graduações em Design

    Design Thinking é uma metodologia para a prática criativa na resolução de problemas ou questões visando o melhor resultado para a experiência do usário e retorno para as empresas.

    Perfil do Egresso

    O profissional formado pelo Instituto Infnet será um especialista em Design Estratégico, com competências para elaborar e desenvolver artefatos inusitados e inovadores, planos de marketing, branding e sólidos planos de negócios.
    Competências adquiridas:

        * Aplicação dos inovadores princípios, metodologias e propósitos do Design Thinking a projetos de Design em diferentes meios e suportes (transmídia);
        * Percepção, análise e solução de problemas; Reconhecimento da alteridade como pré-requisito para as trocas simbólicas ou comerciais; Desenvolvimento do olhar etnográfico como método de abordagem;
        * Aplicação das características do Marketing Experiencial e seus recursos em projetos que integrem Marketing e Design;
        * Criação de planos estratégicos de marketing integrados aos desafios da sua gestão;
        * Identificação de oportunidades para atuação empreendedora no mercado de Design e de Marketing;
        * Criação e elaboração de modelos de receita com cenários, permitindo menor risco e adequado ao planejamento financeiro ao longo do tempo;
        * Aplicação das melhores práticas de Recrutamento, Treinamento, Supervisão e Liderança de pessoas;
        * Aplicação das melhores práticas da Gestão de Projetos no desenvolvimento de projetos de Design.

     
    Programa do Curso


    O MBA em Design Estratégico é composto por blocos de aprendizado, com 440 horas/aula. O aluno adquire competências para trabalhar como diretor de criação, gestor de marcas, produtos ou serviços, ou para empreender na área de design.

    Design Thinking

    Percepção Visual e Estética Contemporânea:

    Domínio das Teorias da Percepção; Princípios da Gestalt aplicados ao Design; Critérios para a análise de peças gráficas; Estudo de estilos, estéticas e designers significativos.
    Criatividade no Processo de Design:

    Entendimento das Teorias da Criatividade e do Processo Criativo; Conceitos de criação; meios de expressão; transposição e registro de ideias; Técnicas para estímulo da criatividade; Pensamento visual; Choque de imersão no processo criativo.
    Linguagem e Discurso Visual:

    Entendimento de discursos e textos visuais; Múltiplas relações imagem-texto; Recepção e interpretação de mensagens visuais; Princípios de Semiologia.
    Design Estratégico:

    Compreensão da trajetória do Design; Conceitos e abordagens que caracterizam o Design Thinking; Metodologias inovadoras em projetos de design; Propósitos do Design: Design Social, Eco-Design, Design em parceria; Ética e Estética; Integração de equipes multidisciplinares no Design.
     

     
    Projeto de Bloco:

    Elaboração de um artefato de comunicação visual inusitado e inovador atendendo a uma estratégia pré-definida.


    Comunicação e Marketing Estratégico
    Mídias Digitais e Cibercultura:

    Evolução das mídias, oportunidades e ameaças decorrentes da interatividade; implicações sociais, políticas ou econômicas das tecnologias da informação e dos meios de comunicaçã; Práticas colaborativas e diversidade digital; Contradições da cultura digital: a crise da autoria e da propriedade intelectual; Política e novos valores nas tramas do ciberespaço; Cibercidades e a economia da atenção e do relacionamento diante das comunidades virtuais.
    Antropologia do Consumo:

    Entendimento do olhar antropológico, através de sua técnica mais difundida - a etnografia; Análise de cenários e casos emblemáticos das transformações vivenciadas a cada dia; Ocupação dos lugares sociais do consumidor e do ofertante, estabelecendo entre esses dois papéis complementares as nescessárias e frutíferas ralações com vistas à aplicação no mercado.
    Branding e Inovação:

    Introdução à Gestão das Marcas: Conceitos de Branding, Brand Equity, Branding e Design; Construção da indentidade de marca e Gestão visual da marca; Gestão do produto; Posicionamento de marca: Segmentação, público-alvo e estatégias de posicionamento; Análise estratégica de marcas: Análise dos consumidores e da competição; Tendências e cenários do Branding. Inovação; Economia da inovação; Inovação da cadeia de valor; Inovação da estratégia regional. Inovação e complexibilidade; Sistemas de inovação.
    Marketing Experiencial:

    Exploração dos pontos de contato entre as marcas e os consumidores; Aproximação e fidelização; Princípios da fenomenologia; Promoção do produto e da marca através de uma experiência sensorial; Experiência pessoal do consumidor como parte integrante da marca.
    Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação:

    Diferença entre planos estratégicos e táticos de marketing; Processos de planejamento de marketing; Determinação de objetivos e estratégias de marketing; Planos de comunicação, promoção, vendas, determinação de preços e distribuição; Gerenciamento e alocação de verbas de marketing, tomada de decisão para o mix de marketing, dimensionamento de equipes e orçamentação.
    Projeto de Bloco:

    Elaboração de um plano de marketing e criação de um artefato de branding a ele alinhado.


    Gestão Empreendedora em Design

    Identificação r Exploração de Oportunidades:

    Identificação de Oportunidades: Análise de indústria, dimensionamento de mercado, análise da concorrência, atributos de valor, proposição de valor, missão, visão e estratégia; Exploração de opotunidades: posicionamento/branding, produtação, distribuição e venda.
    Gestão Financeira:

    Elaboração e análise de modelos de receita e cenários; fluxo financeiro ao longo do tempo e o financiamento de oportunidades; justificativa de investimentos, captação de recursos, estratégias para escassez de recursos (bootstrapping); Administração do risco financeiro.
    Gestão de Pessoas:

    Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas (team building), meritocracia e avaliação de desempenho e coaching (liderança e supervisão).
    Gestão de Projetos e Processos em Design:

    Gerência de integração, escopo, tempo, custo, qualidade, comunicações, riscos e aquisições de projetos de Design; Prática com o Microsoft Project.

     
    Projeto de Bloco:

    Desenvolvimento de um plano de negócios com sólida avaliação de oprtunidades, modelo de custos e receitas e plano de projeto para sustentar a sua adequada execução.

    Fechamento

    TCC:

    Desenvolvimento de um plano de negócios com sólida avaliação de oportunidades, modelo de custos e receitas e plano de projeto para sustentar a sua adequada execução.


    Corpo Docente

    O corpo docente do MBA em Design Estratégico é formado por professores de mercado, com experiência prática em atividades na àrea. São profissionais reconhecidos pelo mercado por sua capacidade e aprovados pelo Instituto por sua experiência acadêmica.

    Bianca Martins

    Desenvolve há dez anos projetos na área de Design Editorial e de Identidade Visual para empresas variadas. É professora de Design nas áreas de Linguagem Visual, Design Editorial e Percepção Visual. Escreve regularmente artigos sobre Linguagem Visual para a Educação em periódicos brasileiros e espanhóis. Mestre em Design pela PUC-Rio, Especialista em Ensino-aprendizagem das Artes Visuais pela Universidade de Sevilla – Espanha e Graduada em Design pela UFRJ.
     

    Francisco Valle

    Desenvolve pesquisa relativa à cultura vernacular brasileira. É mestre em Design, pós-graduado em Desenho pela Universidade de Sevilla-Espanha e possui graduação em Desenho Industrial.
    Bruno Sérgio

    Atua como designer para produtos do site do “O Globo” desenvolvendo interfaces, layouts, infográficos e sites especiais. Atuou por sete anos como designer gráfico na área de criação do portal Globo.com,participando na elaboração da identidade visual, desenvolvendo layouts, manuais, ícones e animações para aplicação nos principais produtos do portal, entre eles o G1 e o GloboEsporte.com. É professor da ESDI/UERJ e do Instituto Infnet. É Mestre em Design pela ESDI/UERJ e bacharel em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ.

    Alexandre Diegues

    Consultor de novas mídias gerenciando projetos na Internet. Trabalhou em produtoras de vídeo e na Rede Record de Televisão como arquivista, depois em agências de publicidade na criação de roteiros para campanhas no Rádio e TV. A partir de 1995, começou a trabalhar com arquitetura da informação e gestão de projetos em multimídia e web, atendendo clientes como Datasul, Colégio Objetivo, Metrô de Sao Paulo, Alcatel, Unilever, GP Investimentos, Spinelli Corretora , Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, Emplarel.  Lecionou durante cinco anos a disciplina de Novas Tecnologias no curso de Design Digital na Universidade Anhembi Morumbi. Possui pós-graduação em Multimídia em Negócios e Educação e MBA em Comunicação, Finanças e Relacionamento com o Investidor do IBRI/Fipecafi.

    Leonardo Caldi

    Atuante no mercado como designer de interfaces e diretor de arte, teve passagens pela Globo.com, Morgan Paris, Ability e Estima/Embelleze. Foi professor da Université Paris 8 e hoje compõe o quadro de docentes do Instituto Infnet. É designer de comunicação visual formado pela UFRJ. Mestre em Comunicação pela Université Paris 8 e pós-graduado em Etnometodologia (corrente da Sociologia norte-americana) pela mesma universidade francesa.

     


     
    Gustavo Loureiro

    É coordenador e professor do curso de especialização (lato sensu) em Marketing Digital do Instituto Infnet. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura e faz parte da diretoria da ABRADi-RJ. Recebeu o Prêmio Peixe Grande pela Revista Web Design em 2005 e é um dos autores do ebook "Web Analytics - Uma visão Brasileira I e II". Possui especialização em e-commerce e em marketing.
     

    Flavia Nízia

    Atua em cursos à distância como coordenadora, tutora e professora formadora. Pesquisadora, desde 1995, do LIDE - Laboratório Interdisciplinar de Design Educação – que tendo por base a disciplina do Design, investiga questões relacionadas a inserção da mesma no âmbito educativo, sua interação com a tecnologia, questões de formação docente e interdisciplinaridade. Atualmente é coordenadora assistente e professora do curso de Graduação em Design Gráfico do Infnet. Doutora em Educação pela PUC-Rio, com Estágio no Exterior - PDEE na Universita Cattolica Del Sacro Cuore di Milano, Milão - Itália, onde atou como pesquisadora junto ao Centro di Ricerca sull’Educazione ai Media all’Informazione e alla Tecnologia.  Possui mestrado  e graduação em Design.


    Informações Gerais:

     Duração:  ~20 meses

     Carga Horária: 440 horas/aula de 50 minutos

    Freqüência: Segundas-Feiras, das 18h30 às 22h40

Últimas visitas ao curso

"Olá, gostaria de obter informações sobre o mba em design estratégico tais como, duração, investimentos e horários."

Alexandre para MBA em Design Estratégico

Pará

"Gostaria de saber qual a data de início para esse mba e os valores relacionados."

Daniel para MBA em Design Estratégico

Rio de Janeiro

"Gostaria de obter mais informações sobre o mba em design estratégico como quais os critérios de exigência para a seleção dos alunos. As aulas seriam sempre as segundas-feiras as 18:30h? Em que local? "

Clarissa para MBA em Design Estratégico

Rio de Janeiro

"Sou formada em pedagogia, quero fazer a pós graduaçao em educação artística, pergunto, preço e tempo do curso."

Walma para MBA em Design Estratégico

Pará

"Solicito informações sobre pós-graduação em desing estratégicos."

Corina para MBA em Design Estratégico

Rio Grande do Norte

"Caros, gostaria de saber o valor de investimento por favor. O custo do curso total e o mensal. "

Alessandro para MBA em Design Estratégico

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |