MBA em Gestão da Produção Cultural

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Gestão da Produção Cultural

  • Modalidade
    O MBA em Gestão da Produção Cultural acontece presencialmente na instituição.
  • Duração
    O curso tem 2 semestres e aproximadamente 360 horas de duração.
  • Certificado oficial
    O participante recebe o título de Gestor de Produção Cultural.
  • Considerações
    O MBA em Gestão da Produção Cultural pretende formar seus participantes para que trabalhem na promoção da produção de materiais relacionados à cultura e criação artística, difundindo projetos, fazendo uso das leis de incentivo, realizando eventos na área, entre outras importantes atividades. A capacitação inclui Gestão do Patrimônio Cultural, Controladoria e Métodos de Produção e Circulação Cultural, Crítica Cultural e Crítica Literária, Produção Cultural em Novas Mídias, e muito mais.
  • Dirigido a
    O curso é indicado a pessoas que trabalham na área de cultura e educação, produtores e demais interessados em gestão de patrimônio cultural.
  • Área de atuação
    Os participantes poderão atuar em projetos governamentais ligados à cultura, em Ongs, em entidades culturais como museus, centros de arte, em escolas, entre outros.

Comentários sobre MBA em Gestão da Produção Cultural - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso de MBA em Gestão da Produção Cultural tem como objetivo a capacitação de profissionais com o intuito de pensar e realizar projetos culturais de forma eficiente e que compreendam o mecanismo das leis de incentivo cultural como possibilidade de suporte para a criação artística, além de entenderem técnicas de gestão de patrimônio cultural imaterial, gerenciamento de pessoal na área de produção de eventos e administração de recursos e fundos ligados a projetos culturais. Objetivos: * Capacitar profissionais para a gestão da produção cultural; * Refletir sobre crítica cultural e crítica de arte; * Refletir sobre crítica cultural na universidade e nos meios de comunicação de massa; * Relacionar produção cultural e novas mídias; * Compreender as relações entre produção cultural e política cultural, leis de incentivo, curadoria de eventos e circulação de arte; * Ampliar as leituras e possibilidades de criação de produtos culturais; Justificativa: É exígua a reflexão sobre o gerenciamento de projetos culturais e sobre a administração de projetos de grande porte relacionados à produção cultural: formas de acesso às leis de incentivo, inserção de patrocínio cultural de grandes empresas, gestão da marca associada à cultura, disseminação de uma cultura administrativa ligada à produção cultural e mecanismos de controladoria na gestão de recursos para projetos culturais, tais como custos, benefícios, retorno de investimento e formação de capital intelectual.
  • Dirigido a
    Interessados em gestão de patrimônio cultural, produtores culturais, administradores que atuam na área cultural, crítica cultural, jornalistas, estudantes de comunicação social, letras, artes e interessados em produção cultural.
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Produção, circulação e gestão da produção cultural nas novas mídias
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Cícero Inácio da Silva
    Ementa: Analisar as tendências contemporâneas na área de produção (curadorias, eventos on-line etc.) e circulação de obras (literárias, artes plásticas e de arte-tecnologia) em mídias digitais.


    Crítica Cultural e Crítica Literária
    Carga horária: 60 horas
    Profª. Dra. Sandra Regina Chaves Nunes e Profª. MSc. Denyse Figueiredo Cantuaria
    Ementa: Crítica Cultural e Crítica de Arte. A crítica e a mídia. Crítica de Rodapé e Crítica Universitária. Crítica Cultural: informação ou opinião.


    Gestão da Política Cultural: gestão dos recursos da cultura, incentivos patrimoniais e produção de recursos intangíveis
    Carga horária: 60 horas
    Profª. Dra. Mônica Rugai Bastos
    Ementa: Políticas Públicas desenvolvidas no Brasil desde Getulio Vargas e as modificações ocorridas no governo FHC. Comparação entre fórmulas de países como México, Áustria e EUA. Estudos das leis de incentivo e captação de recursos culturais.  


    Gestão da produção cultural on-line
    Carga horária: 60 horas
    Profª. Dra. Giselle Beiguelman
    Ementa: Análise e reflexão sobre a crítica cultural e jornalismo on-line. Produção, circulação e criação de sites, revistas e jornais de crítica on-line. 


    2º semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Publishing: produção, edição, gerenciamento de projetos e gestão da circulação de Jornais e Revistas Culturais
    Carga horária: 60 horas
    Profª. Dra. Sandra Regina Chaves Nunes
    Ementa: Produção de informação jornalística cultural. Edição de matérias culturais. Breve histórico dos Jornais e Revistas de Cultura. Jornais e Revistas Culturais: produção, edição e circulação.


    Gestão, controladoria e métodos de produção e circulação cultural
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Cícero Inácio da Silva, Profª. Dra. Sandra Regina Chaves Nunes e Profª. Dra. Mônica Rugai Bastos
    Ementa: Analise e crítica da gestão de projetos culturais. Estudo dos métodos de organização de projetos culturais.  Reflexão sobre as modificações decorrentes do processo de digitalização dos acervos e do patrimônio imaterial. Impactos e desafios para as editorias de cadernos especiais nas mídias e na circulação da informação.


Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |