MBA em Gestão de Energia

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Gestão de Energia

  • Modalidade
    O curso é realizado de forma presencial.
  • Duração
    O curso possui carga horária de 360 horas aula.
  • Certificado oficial
    O diploma de MBA em Energia será dado ao aluno.
  • Considerações
    O curso possui como objetivo geral a complementação da formação dos profissionais administradores e engenheiros, proporcionando conhecimentos relacionados com qualidade de energia, sistemas de potência e eficiência energética. Propicia um conhecimento dos aspectos tecnológicos, ambientais e institucionais presentes na cadeia industrial, aumentando a qualidade da energia, bem como sua eficiência.
  • Dirigido a
    O curso se dirige a administradores, engenheiros e demais profissionais da área de energia.
  • Área de atuação
    O campo de trabalho na área energética vem aumentando de modo exponencial, seja pela necessidade constante de novas fontes de energia, seja pela preocupação relacionada com o meio ambiente. Desta forma, o profissional poderá empregar-se no universo de empresas e indústrias do setor energético.

Comentários sobre MBA em Gestão de Energia - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    GERAIS: Complementar a formação de profissionais da área de Administração / Engenharia, fornecendo conhecimentos na área da Gestão de Energia relacionados a sistemas de potência, qualidade de energia e eficiência energética.

    ESPECÍFICOS: Formar profissionais qualificados para possibilitar a execução das seguintes atividades e tarefas:

    - Propiciar um conhecimento abrangente dos diversos aspectos tecnológicos, institucionais e ambientais presentes nos diferentes estágios da cadeia da indústria de energia.

    - Entender e diagnosticar problemas relacionados a qualidade de energia e eficiência energética;

    - Propor políticas, programas e soluções para melhorar as condições de qualidade da energia da instalação e que busquem um melhor aproveitamento da Energia Elétrica.

    - Elaborar planos destinados a criar e desenvolver a conscientização da conservação de energia, promover a instalação de comissões e assessorar seu funcionamento;

    - Especificar equipamentos levando em contas aspectos de qualidade e eficiência de energia para que contribuam com melhores condições de uso.
  • Dirigido a
    Administradores e Profissionais da área de Energia.
  • Conteúdo
    Disciplina: Eficiência Energética - Diagnósticos e Avaliações Energéticas

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Fundamentos da Eficiência Energética. O que é a Eficiência Energética na Empresa; O método básico de diagnóstico para a Eficiência Energética; Princípios Básicos: Rentabilidade Econômica, Geração e/ou Preservação de empregos; Conservação ou Resgate do Meio Ambiente. Ferramentas Básicas: Dados Físicos da Instalação e dos Processos; Levantamento e Aquisição de Dados Energéticos e de Produção.

    Disciplina: Supervisão e Gerenciamento de Facilities 

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Instalações prediais. Planejamento estratégico de utilidades. Avaliação de performance. Acessibilidade. Ergonomia. Gerenciamento lay out – espaços corporativos. Segurança patrimonial e pessoal. Sistemas de ar condicionado. Qualidade no ambiente de trabalho.


    Disciplina: Qualidade da Energia Elétrica e Tecnologias Elétricas de Uso Final

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Classificação dos distúrbios em sistemas elétricos; Variações e Flutuações de Tensão; Harmônicos em Sistemas Elétricos; Indicadores e Medição da Qualidade da Energia; Normalização nacional e internacional. Engenharia de Iluminação; Grandezas e unidades. Fontes luminosas. Métodos de projeto luminotécnico. Iluminação natural. Diagnóstico em iluminação. Gestão em iluminação. Eficiência em sistemas de Iluminação; Análise de desempenho energético  e conservação de energia em motores elétricos.

    Disciplina: Gerenciamento de Projetos 

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Apresentar conceitos e metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute) explicitando as nove áreas de conhecimento dando especial ênfase ao Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento de Custos. Apresentar noções da ferramenta MS Project e sua utilização na elaboração de cronogramas de projetos. 




    Disciplina: Gestão de Pessoas e Liderança Eficaz
     
    Carga horária: 30 horas
     
    Ementa: A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Quais são as características de um bom negociador? Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos, Modelo de parte em negociação. Maximização de resultados / relacionamento com as partes. Uso da uniformização do tempo e do poder. Papel do Líder e Estilos de liderança.    


    Disciplina: Gerenciamento de Riscos, Geração de Energia e Desenvolvimento Sustentável 

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Tomada de Decisão nos Dias de Hoje. Sistemas de Apoio à Decisão. O Processo Decisório. Sistemas de Apoio à Decisão: Objetivos e Funções. Metodologias de Análise. Estudos de Caso - Exemplos. Energia: Conceitos e definições - Evolução energética. Crises energéticas. Fontes de energia. Energia x Desenvolvimento x Meio Ambiente. Avaliação energética e econômica. Política e Normas. 


    Disciplina: Estrutura da Energia no Brasil: Órgãos e Sistemas

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Reflexão e discussão sobre as características do trabalho científico e tecnológico e suas implicações Estudo histórico; Nova estrutura do Setor Elétrico; O usuário; Os principais problemas e atores jurídicos envolvendo o fornecimento de energia elétrica. 

    Disciplina: Engenharia Econômica

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Conceitos Básicos de Engenharia Econômica; Matemática Financeira Básica; Sistemas de Amortização de Dívidas; Correção Monetária, Inflação e Variação Cambial, Avaliação de Alternativas de Investimento: Tempo de Recuperação do Capital - Pay-back Time; Valor Presente Líquido - VPL; Taxa Interna de Retorno - TIR. Gerenciamento Econômico de Processos Operacionais: Custeio Baseado em Processos; Depreciação Econômica; Substituição de Equipamentos; Ponto de Equilíbrio Operacional e Estudos de Casos.


    Disciplina: Mercado de Energia

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Legislação. Sistema Tarifário e Formas de Contratação. Agência Reguladora. O mercado de energia. 

    Disciplina: Impactos Ambientais e Legislação Relativa à Energia

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Estudo de normas aplicáveis aos mais variados temas do "Direito da Eletricidade". A Evolução da Legislação Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; O Processo de Licenciamento Ambiental; Competências do Licenciamento Ambiental; Principais Tipos de Licença Ambiental; Etapas do Licenciamento Ambiental; Tipos de Estudos Exigidos pelos Órgãos Ambientais.

    Disciplina: Normalização Técnica e Avaliação de Conformidade de Produtos e Sistemas

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Avaliação da Conformidade. Normas Técnicas. Auditoria.


    Disciplina: Metodologia Científica

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Reflexão e discussão sobre as características do trabalho científico e tecnológico e suas implicações. Construção e estruturação de pesquisa científica. Estudos de casos. 

    Informações complementares
    Duração do Curso: 18 meses
    Carga Horária total: 360 horas
    Dias e horários das aulas: segundas e quartas-feiras das 19h às 23h
    Profº Responsável: Prof. Dr.Rodrigo Cutri

    A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)

Últimas visitas ao curso

"Eu fiquei muito interessado nesse curso (gestão de energia), porém existe uma dificuldade para mim que é a distância. Quais os horários/dias disponíveis para esse curso? "

Gian para MBA em Gestão de Energia

São Paulo

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |