MBA em Logística Empresarial

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Logística Empresarial

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    A carga horário do turno é de 465 horas/aula.
  • Certificado oficial
    Ao fim do curso será emitido o certificado de Especialista em Logística Empresarial.
  • Considerações
    O curso de MBA em Logística Empresarial da Universidade de Caxias do Sul já está em sua 5ª edição, onde ao longo desse tempo vem formando profissionais qualificados com plena capacidade de atuação no mercado exigente e em ascensão. Ao realizar o curso o profissional é enriquecido de conhecimentos atualizados ligados ao setor de Logística, dessa forma recebendo uma grande ferramenta competitiva para o mercado de competitividade atual. Com um corpo docente de especialistas atualizados e antenados ao mercado atual, desenvolve com satisfatoriedade os temas da disciplinas que envolvem gestão de informações, modelos de oferta e demanda, suprimentos, serviços aplicados a logística, comércio internacional e logística de reserva. Além disso, o aluno participa de diversas palestras e visitas técnicas e de dois módulos no exterior tanto no Mercosul como Europa, sendo o último opcional.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a profissionais graduados e que atuam em áreas ligadas a Logística como suprimento, produção, distribuição e logística das empresas industriais, agroindustriais e comerciais em cargos de liderança, gerência e diretoria.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em empresas como: DHL, Schincariol e Log In Logística.

Comentários sobre MBA em Logística Empresarial - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Agregar o conhecimento acadêmico ao conhecimento técnico e propor aos profissionais a construção de soluções de casos reais, baseado no estado da arte existente, como ferramenta de vantagem competitiva da empresa nos sistemas de cadeias produtivas organizadas.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais de nível superior das áreas de suprimento, produção, distribuição e logística das empresas industriais, agroindustriais e comerciais, em nível de supervisão, gerência e diretoria. Prestadores de serviços específicos do ambiente de abrangência da Logística (transportadoras, operadores logísticos, agenciadores de transporte internacionais, etc.).
  • Titulação
    Especialista em Logística Empresarial
  • Conteúdo

    Disciplinas

     Logística e Competitividade (15 horas-aula)
    Ementa: Evolução histórica e conceitual da Logística. O papel da logística nas organizações ao longo dos anos. A competitividade da Logística. A Logística integrada. Inter-relação da logística com o Just-in-time e o Supply Chain Management.Logística e Estratégia Empresarial.

     Estratégia Empresarial e Logística (30 horas-aula)
    Ementa: A mudança no novo contexto da competitividade. Os imperativos estratégicos. As novas bases da competitividade empresarial. Conceito de estratégia e seu processo de formação. As escolas de pensamento na formulação de estratégias. Modos de concepção e implementação de estratégias competitivas. Elaboração, análise e avaliação do portfólio de produtos/negócios da empresa.

     Gestão de Marketing e Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Ao final da disciplina os alunos terão condições de perceber e relacionar a logística como um instrumento agilizador dos processos de troca, que é o que justifica a ação do gestor de marketing nas organizações. Será posicionando, o marketing na estrutura organizacional bem como o seu papel de prover o desenvolvimento e o bem estar das organizações e das pessoas que as cercam.

     Gestão Financeira Aplicada à Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Análise de investimentos em ambientes logísticos: comprar ou fabricar; a viabilidade e dimensionamento de projetos envolvendo investimento em práticas de logística – opção pelo operador logístico, decisão sobre a instalação de Centrais de Distribuição ou distribuir diretamente no mercado consumidor. Ferramentas de Análise de Investimentos.

     Gestão de Informações e Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Os fluxos de informações no ambiente logístico das empresas. Identificação e análise dos atributos de informação nos processos logísticos. Elementos metodológicos da gestão da informação para o processo de tomada de decisão. A importância do tratamento dos dados e das informações para o planejamento e a logística.

     Modelos Quantitativos da Oferta e da Demanda (30 horas-aula)
    Ementa: Modelagem Matemática para identificação e previsão da Demanda de Mercado. Simulação de planejamento e programação de necessidades decorrentes da previsão de demanda. Identificação e caracterização das variáveis para o planejamento dos recursos: lead-times de compra, recebimento e entrega, lead-time de produção e total, lotes de encomenda, tempo de reposição, giro físico e giro financeiro dos recursos em estoque. Modelagem Matemática e planejamento no ambiente just-in-time.

     Gestão de Operações e Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Estudar conceitos básicos de: Produção e Operações, a função produção e logística. Estudar as relações entre: a logística e os sistemas de produção, e a logística e a estratégia de operações. Estudar questões pontuais que relacionam operações e a cadeia de suprimentos, tais como: logística reversa e a estratégia logística.

     Logística Reversa (30 horas-aula)
    Ementa: A Sociedade de Consumo. Gestão do Desenvolvimento de Produtos. Gestão Responsável das operações Produtivas. Logística Reversa de Pós-Venda e de Pós-consumo.

     Custos Aplicados à Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Formação e análise do custo para propiciar o processo logístico. Identificação dos custos referentes à logística. Comparação, identificação e relevância dos custos da logística nos custos totais dos produtos e dos serviços.

     Gestão de Suprimentos e Logística (15 horas-aula)
    Ementa: Entendimento teórico-prático de uma cadeia de suprimentos: desenvolvimento de fornecedores, processos de negociação fornecedor-comprador, relações de longo prazo com fornecedores, processos de integração da cadeia de suprimentos às cadeias produtivas de empresas. Evolução do conceito de supply chain management e just-in-time e suas influências nas práticas de suprimentos e de logística.

     Serviços Aplicados à Logística (15 horas-aula)
    Ementa: Os serviços e sua evolução na Economia. Definição de serviços e suas características. Diferença entre a prestação de serviços e os serviços ao cliente. Os serviços ao cliente e sua relação com a Logística. Dimensões, fatores determinantes e padrão de qualidade em serviços. Elementos do serviço ao cliente: pré-transacionais, transacionais e pós-transacionais. Estabelecimento, manutenção e desenvolvimentos de relacionamentos na cadeia de suprimentos.

     Gestão de Armazenamento e do Transporte (45 horas-aula)
    Ementa: Níveis dos estoques de acordo com as ocorrências de demanda. Economias de escala de produção e de transportes. Decisão sobre a melhor opção de rede logística de distribuição e armazenagem utilizando técnicas de simulação e programas de computador.

     Logística e Comércio Internacional (30 horas-aula)
    Ementa: O processo de internacionalização nos diversos contextos organizacionais, dando ênfase às realidades nacional e regional. Os diferentes aspectos que influenciam a competitividade dos produtos exportados e importados, sobretudo os de natureza logística. Processos de importação e exportação em seus diferentes aspectos, evidenciando o papel da logística internacional nos mesmos.

     Metodologia da Pesquisa (30 horas-aula)
    Ementa: Desenvolvimento em 15 ha, dos aspectos metodológicos e filosóficos inseridos nos trabalhos científicos, tal como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nas demais 15 ha, serão dadas orientações específicas sobre a formatação dos artigos acadêmicos gerados por ocasião do TCC, e a relevância de estudos voltados para a problemática específica da logística. Serão definidos nesse período, os possíveis orientadores e seus orientandos.

     Tópicos Avançados: Palestras e Visitas Técnicas (45 horas-aula)
    Ementa: As quatro palestras acontecerão durante os quatro módulos propostos e serão proferidas por profissionais de logística de empresas da região. As palestras são obrigatórias, correspondem a 15 ha e ao final de cada palestra o aluno deverá apresentar um relatório com os comentários sobre as palestras proferidas. Os palestrantes previstos são provenientes das empresas Marcopolo, Tramontina, TNT Logistics e Fras-le.
    As visitas técnicas também acontecerão durante os quatro módulos propostos e correspondem a 15ha, e ao final de cada visita técnica o aluno deverá redigir um relatório contendo os comentários pertinentes sobre as atividades desenvolvidas.

     Módulo Mercosul (45 horas-aula)
    Ementa: As disciplinas designadas ao módulo de estudos no exterior terão como objetivo a busca sobre o estágio atual de funcionamento das questões de logística em empresas e governos do bloco Mercosul. Este módulo será constituído por seminários e visitas técnicas, realizados em entidades e institutos que preferencialmente possuem acordos de cooperação de estudos no exterior com a Universidade de Caxias do Sul, e em empresas préviamente acordadas. O Módulo Mercosul é obrigatório, e portanto o aluno deverá apresentar ao final do Módulo um relatório de comentários sobre as atividades desenvolvidas.

     Módulo Europeu opcional (45 horas-aula)
    Ementa: As disciplinas designadas ao módulo de estudos no exterior terão como objetivo a busca sobre o estágio atual de funcionamento das questões de logística em empresas e governos do bloco da União Européia. Este módulo será constituído por seminários e visitas técnicas, realizados em entidades e institutos que preferencialmente possuem acordos de cooperação de estudos no exterior com a Universidade de Caxias do Sul, e em empresas préviamente acordadas. O Módulo Europeu é opcional, e será desenvolvido com um número mínimo de 15 participantes.

     

Últimas visitas ao curso

"Quero fazer um MBA em Logística Empresarial, podem me passar os preços e a discriminação do curso e sua carga horária, ando cursando o 7º semestre de Adm. de Empresas. "

Diego para MBA em Logística Empresarial

Rio Grande do Sul

"Venho através deste e-mail solicitar informações pertinentes ao curso de pós graduação MBA em Logística Empresarial. Duração do curso, valores e formas de pagamento e se ainda existe alguma possibilidade de financiamento de tal curso."

Vinícius para MBA em Logística Empresarial

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber quais cursos de pós-graduaçao seriam melhores para fazer, já que a área de logística está somente crescendo de forma que consiga atingir o maior conhecimento possivel, para enfrentar os desafios da logistica. "

Dione para MBA em Logística Empresarial

Minas Gerais

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |