MBA em Relações Internacionais

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Relações Internacionais

  • Modalidade
    O MBA em Relações Internacionais é um curso com aulas presenciais, ministradas na instituição.
  • Duração
    A pós-graduação tem um ano de duração e 360 horas totais.
  • Certificado oficial
    O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo emite o diploma ao término do curso.
  • Considerações
    Este MBA prepara profissionais para atuar na área de Relações Internacionais, promovendo a comunicação entre nações, empresas e entidades, analisando o painel econômico atual, propondo acordos e favorecendo negócios. O estudante participará de análises de instituições e governos, de política, economia e reflexões sobre novas reformas e ações públicas e privadas a serem implementadas.
  • Dirigido a
    O público-alvo do curso são licenciados em relações internacionais, direito, economia, sociologia e demais interessados.
  • Área de atuação
    Os profissionais poderão trabalhar em ministérios, embaixadas, agências governamentais e de comércio exterior, ONGs e empresas privadas, exercendo diversas funções.

Comentários sobre MBA em Relações Internacionais - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    As atuais transformações sociais, econômicas e políticas associadas ao processo de globalização colocam uma série de desafios práticos para os atores e para as ciências humanas. Uma dessas características é a proliferação de grupos de interesse, com demandas próprias dirigidas aos governos, aos parlamentos e presentes no espaço público, sobretudo nas democracias. Este curso foca na análise de relações entre grupos de interesse e Estado, tanto no que diz respeito à política interna como externa. Um dos temas relevantes do curso é o lobbying. Assim, o curso analisa as relações entre instituições (internas e internacionais), atores e governos no processo de produção das políticas públicas, sobretudo aquelas de interesse para a atividade econômica, mas não só. Entre os atores a serem examinados, destacam-se as organizações empresariais, as ONGs, as elites da burocracia pública e a classe política. Que reformas vêm alterando o papel do Estado e a economia e como implementar ações públicas e privadas no novo marco institucional e estrutural? Que conhecimentos os profissionais do setor privado e do terceiro setor podem adquirir dos estudos teóricos e de casos específicos associados à nova realidade configurada pelas interações entre Estado, mercado e sociedade na atual fase de globalização liberalizante? Estas são algumas das questões relevantes que esse curso enfrentará e que justificam sua importância.
  • Dirigido a
    Graduados em relações internacionais, direito, economia, ciências sociais, administração e demais executivos atuantes e/ou interessados em cargos de liderança, a exemplo de diretores e gerentes institucionais.
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º Semestre (180 horas)


    Análise Institucional
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Marcus Ianoni
    Ementa: A disciplina discute a importância da análise institucional para a compreensão da atividade política, destacando os principais problemas que as diferentes perspectivas institucionalistas têm analisado, como as constituições e as organizações estatais; as relações internacionais; as políticas públicas; a burocracia pública; o Legislativo e os partidos políticos; a dinâmica da competição política e seus marcos institucionais; a ação coletiva e problemas de coordenação; as instituições e o desenvolvimento econômico.


    Estado, Grupos de Interesse e Transparência
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Paulo Sérgio Tempestini Villar
    Ementa: Esta disciplina visa apresentar aos alunos os conceitos básicos sobre os fundamentos do estado nacional e o processo de representação política nas esferas executiva e legislativa, assim como as funções desses poderes e sua relação com os grupos organizados da sociedade civil.


    Globalização da Economia Brasileira e Mundial
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Raimundo Ferreira de Vasconcelos e Vasconcelos
    Ementa: A disciplina fornece um panorama  sobre a nova realidade econômica no Brasil e no mundo no atual estágio de globalização financeira, produtiva e comercial, enfocando aspectos teóricos, institucionais, tecnológicos, ambientais e geopolíticos das atuais mudanças.


    2º Semestre (180 horas) 


    Estado, Marco Regulatório e Investimentos
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Giorgio Romano Schutte
    Ementa: A disciplina foca no processo de reforma do Estado associado às transformações liberalizantes na economia mundial. Procura delimitar as mudanças institucionais e regulatórias, o novo papel do Estado e as estratégias de investimentos propugnadas e implementadas pelos setores público e privado.


    Política Externa Brasileira Atual: Temas e Atores

    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Sidney Ferreira Leite
    Ementa: A disciplina estuda as diretrizes e determinantes da atuação internacional do Brasil: seus antecedentes históricos, principais orientações nas últimas décadas, assim como avalia as possibilidades e limites atuais da inserção internacional do Brasil. Será ministrada de modo a se visualizar quem são os atores e grupos de interesse envolvidos na formulação e implementação da política externa brasileira.


    Lobbying e Advocacy: Pesquisas e Cases
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Verônica Sales Pereira
    Ementa: A disciplina aborda estudos de caso e pesquisas empíricas sobre as práticas de lobbying e advocacy enquanto instrumentos sociais de influência sobre o processo decisório público e as políticas públicas. Procura identificar atores reais e propiciar o contato com algumas abordagens teóricas sobre essas relações.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |