Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação

  • Modalidade
    O curso é da modalidade presencial.
  • Duração
    O curso tem carga horária de 360 horas.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso o aluno será Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação.
  • Considerações
    O objetivo do curso de TI é atualizar e formar os profissionais para realidade atual dos processos de comunicação, que se baseiam em tecnologias da informação e de comunicação, capacitando os alunos a enfrentar os desafios atuais da construção de novos modelos de sistemas de comunicação (ciberespaços), criando também novas arquiteturas, onde as TI passam a ter grandes implicações, econômicas, sociais, políticas e educacionais.
  • Dirigido a
    O curso possui como público alvo os profissionais graduados em áreas afins que trabalham com TI e que queiram especializar-se.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho para as áreas de TI e comunicação é muito promissor e cada vez mais crescente, sendo que o especialista pode atuar nas diversas áreas da Tecnologia da Informação aplicada aos processos empresariais e educacionais.

Comentários sobre Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    1 – Formar e ou atualizar os profissionais para a nova realidade dos processos de comunicação, baseados em Tecnologias da Informação e da Comunicação.

    2 - Capacitar os referidos profissionais para enfrentarem os atuais desafios na construção de novos modelos de arquiteturas de comunicação (CIBERESPAÇOS) Empresarial e Educacional dentro do contexto requerido para o século XXI, onde as tecnológicas da informação e da comunicação , passam a ter grandes implicações, sociais, econômicas, políticas e educacionais.

    3 - Preparar estes profissionais com conteúdos tecnológicos atualizados que propiciem a criação destas novas arquiteturas de comunicação denominadas de (CIBERESPAÇOS)
  • Dirigido a
    O curso tem como público alvo os profissionais que se inseriram no mercado de trabalho nas diversas áreas da Tecnologias da Informação e necessitam de uma formação adicional mais específica. Ou profissionais formados em áreas correlatas e que buscam uma nova formação.

    Ainda visa-se alcançar os profissionais que estão em processo de formação ou de inserção no mercado e buscam uma formação específica, não propiciada pelos cursos de graduação.

    O curso oferece, também, a oportunidade do desenvolvimento da pesquisa e de estudos de inovação na área das tecnologias da informação e da comunicação aplicada aos processos Empresariais e Educacionais.
  • Conteúdo
    Disciplina: CIBERESPAÇOS – VISÃO HOLÍSTICA
     
    Carga Horária: 12 horas
    Ementa:
    Reconhecer as novas tecnologias como recurso desencadeador de novas estratégias de comunicação para os processos empresariais e os processos de ensino e aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de comunicação entre pessoas, empresas e a construção do conhecimento, bem como avaliar os desdobramentos de sua inserção no âmbito educacional nos seus aspectos éticos, estéticos, sociais e políticos presentes no século XXI. .
     
    Disciplina: ARQUTETURA DE REDES DE COMPUTADORES
     
    Carga Horária - 52 horas
    Ementa
     
    Propiciar ao aluno conhecimentos sobre as arquiteturas das redes LAN, WAN e WIFI, elementos de conectividade e suas propriedades, meios de transmissão de dados e informações,tipos de sinais e provedores. Conceitos sobre redes locais ( LAN) e elementos básicos de interconexão; Sinais; Meios Físicos de transmissão e placas de redes, cabos metálicos, cabos ópticos, Fibras mono-modo, fibras multi-modo; Conectores. Transmissão a laser, Infravermelho, Rádio,Microondas. Elementos de interconexão local: pontes, repetidores, hubs e switches;Características; Modelos; Limitações; Tecnologias.      Cabeamento estruturado: rack, cabos, conectores; Patch-panel e Normas. Conceitos sobre redes de longa distância (WAN) , tecnologias e equipamentos disponíveis para interconexão de computadores e redes em áreas metropolitanas, estaduais, e em grande distância. Abordar meios de transmissão, padrões de rede, protocolos, equipamentos e a infra-estrutura de interconexão oferecida pelos provedores de telecomunicação. Conceitos sobre redes sem fio (WIRELESS) , tecnologias e equipamentos disponíveis para interconexão de computadores e redes.  Meios de transmissão sem fio, Comunicação via satélite. Princípios da telefonia móvel. Gerações de sistemas celulares. Redes de comunicação pessoal. Loop local sem fio. Mobilidade sobre IP. Tecnologias para redes locais sem fio. Padrões de redes locais sem fio.
     
    Disciplina: PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE REDES
     
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa
     
    Capacitar os alunos nos processos de planejamento e administração de redes utilizando uma abordagem sistêmica para superação das dificuldades de planejamento e administração dos recursos tecnológicos de uma rede, segurança e eficácia no uso das tecnologias aplicadas. Planejamento da capacidade da infra-estrutura de rede, arquiteturas de redes heterogêneas, planejamento de redes de alta disponibilidade e confiabilidade, políticas de administração de serviços de rede, classificação de tráfego, controle de infra-estrutura física, administração de endereços IP estáticos e dinâmicos, mascaramento de endereços IP, roteamento, conexão em banda larga, domínios de nomes, administração de correio eletrônico, administração de servidores de arquivos, administração de servidores de aplicação, administração de servidores de páginas Web, administração de servidores de impressão, administração de servidores de indexação de informações, administração de servidores de acesso discado, controle de proxies, firewalls, identificadores de intrusos, canais seguros de comunicação e anti-vírus, controle de recursos de criptografia e certificados digitais, controle de registros de operação, controle de senhas de acesso, controle de acesso a recursos de rede, salvamento e recuperação de dados na rede, controle de configurações, administração de sites remotos, análise de desempenho de redes, controle de desempenho de sistemas cliente/servidor, controle de fluxos de dados, auditoria de serviços de rede, baseline de redes, qualidade de serviços de rede, controle de conteúdo de documentos eletrônicos, controle de transações eletrônicas, administração de acesso a grandes bases de dados, capacitação de profissionais, administração de manuais de procedimentos, terceirização, administração de usuários, administração de planos de contingência, administração de redes integradas, administração de grandes mudanças de topologia, reação a incidentes de segurança, investigação de crimes computacionais em ambientes de rede, aspectos legais de administração de serviços de rede.
     
    Disciplina: GERENCIAMENTO DE REDES
     
    Carga Horária - 32 horas
     
    Ementa
     
    Capacitar os alunos nas técnicas de Gerência de Redes , monitoramento, prevenção e contingenciamentos. Gerenciamento de Redes. Introdução ao Gerenciamento. Gerenciamento SNMPv1. História. Modelo de gerenciamento SNMPv1. Protocolo SNMPv1.    Modelo de Informação. Forma de operação. Principais MIBs SNMP. Utilização de gerenciamento. Plataformas de gerenciamento SNMP. Funcionalidades. Descoberta de topologia e configuração. Agentes SNMP. Configuração. Técnicas de monitoração de tráfego. Considerações sobre segurança. Gerenciamento SNMPv2. Modelo de gerenciamento. Padrões definidos. Gerenciamento SNMPv3. Histórico. Protocolo SNMPv3. Arquitetura SNMPv3. Formato da mensagem. SNMPv3 USM. SNMPv3VACM.
     
    Disciplina: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
     
    Carga Horária - 32 horas
     
    EMENTA
     
    Capacitar o aluno a desenvolver planos de segurança da informação e de hardware,    planos de contingência e de continuidade dos negócios. Planos de Segurança da informação: Acessos - áreas físicas , rede, aplicativos, tecnologias de backup, Bancos de dados espelhados, Redundâncias. Plano de Segurança de Hardware: Sistemas de energia elétrica, Sistemas de refrigeração, Redundâncias – hardware,Sites Backups.
    Planos de contingência e de continuidade de negócios.
     
     
    Disciplina: MÍDIAS, MULTIMIDAS E HIPERMÍDIAS
              
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:
     
    Introdução às tecnologias de comunicação utilizadas para a produção de conhecimento. Elementos da linguagem audiovisual na transmissão de conhecimentos. Classificação de sistemas de hipertexto. Hipertexto na educação. Ferramentas de autoria e desenvolvimento. Projeto de hipermídia para educação. Analise e produção de mídias eletrônicas para aplicação em sistemas educacionais. Imagens: representação digital, dispositivos gráficos, processamento. Áudio: representação digital, armazenamento e síntese. Vídeo: interfaces, criação e processamento. Animações: produção e discussão.       
     
    Disciplina: AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
     
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:
    A disciplina forma o “ DESIGNER INSTRUCIONAL “ , apresenta e discute a Educação a Distância, contextualizando-a histórica, pedagógica e tecnologicamente. Preparar o estudante para a análise crítica do emprego da Educação a Distância - EAD. Fornecer ao aluno condições de aplicar a EAD como forma de Ensino Empresarial e Educacional. Desenvolver a habilidade de avaliar, selecionar e desenvolver aplicações de EAD.         
     
    Disciplina: WEB COLABORATIVA
     
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:
    Estudo das tecnologias de informação e comunicação que viabilizam a aprendizagem colaborativa; Novas Tecnologias Educacionais em Rede.
    Propiciar o conhecimento, domínio e aplicação dos principais recursos e ferramentas utilizadas nos processos de ensino via WEB Colaborativa.
    Redes Sociais, Chats, Foruns, FaceBook, etc.
     
    Disciplina: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:        
    Surgimento da hipermídia e evolução da Internet. Serviços da Internet. Conceitos sobre HTML, Linguagem JOOMLA e Flash. Tecnologias para a construção de sites e portais na web. Operação de um servidor web. Projeto de site .
     
    Disciplina: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:
            
    Conceitos sobre a Linguagens JAVA. Técnicas de programação. Construção de sites e portais na web. Operação de um servidor JAVA . Projeto de site.
     
    Disciplina: PROJETO DE UM CIBERESPAÇO
     
    Carga Horária: 32 horas
     
    Ementa:
    Metodologias de desenvolvimento de software. Engenharia de Software. UML. Projeto, Desenvolvimento, Teste e Implantação de um projeto de CIBERESPAÇO.
     
     
    Disciplina: TENDÊNCIAS – SECOND LIFE
     
    Carga Horária: 8 horas
     
    Ementa:        
    Apresentar os conceitos e soluções para comunicação,ensino e aprendizagem baseadas nas tecnologias propiciadas pelo SECOND LIFE.
     
     
    Informações complementares
     
    Duração do Curso: 18 meses
    Carga Horária total: 360 horas
    Dias e horários das aulas: terças e quintas das 19h às 23h
    Profº Responsável: Prof. Me. Carlos Alberto Pellegrini

    A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)

Outro curso relacionado com tecnologia da informação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |