MBA Executivo - Administração para Engenheiros

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA Executivo - Administração para Engenheiros - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    GERAIS: Formação e ao desenvolvimento de quadros gerenciais para empresas privadas ou setores governamentais.

    ESPECÍFICOS Capacitar profissionais para a principal atividade empresarial, trabalhar em equipe e desenvolver projetos multidisciplinares. Gerenciar situações de conflitos e estar habilitado em negociações. Propiciar visão estratégica, de marketing, econômica, processos, financeira, logística, negócios, liderança e gestão de pessoas e sustentabilidade.

    O curso especialização em Administração para Engenheiros cumpre as disposições da resolução do Conselho Estadual de Educação e do MEC e visa mescla conceitos de gerenciamento de projetos, gestão empresarial e capacitação gerencial sob o enfoque das atividades do engenheiro, alia um conteúdo prático e gerencial com novos desafios enfrentados pelo administrador (responsabilidade social, produção mais limpa, normatização).
  • Dirigido a
    Engenheiros, tecnólogos, arquitetos, administradores e empreendedores. Profissionais de diversas áreas técnicas que desejam aprimorar e desenvolver suas habilidades e competências em gestão empresarial, capacitação gerencial e gestão de projetos.
  • Conteúdo
    Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do Ambiente Interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação.

    Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Conceitos de Projeto e Gestão de Projetos; Ciclo de vida de Projetos; Criação e Iniciação de Projetos; Gerência do Escopo do Projeto; Gerência do Tempo do Projeto; Gerência do Custo do Projeto; Planejamento da comunicação, qualidade, gestão de riscos, identificação de riscos e plano de gestão; Processo de Execução e Controle.

    Disciplina: MARKETING, MERCADO E VENDAS

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: O conceito de Marketing. O ambiente de marketing. Elementos do composto de marketing. Comportamento do Consumidor. Inteligência de Marketing. Segmentação de mercado. Posicionamento. A interface do marketing com outras áreas funcionais da Organização. Gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, implantação e controle de marketing.
    Disciplina: GESTÃO FINANCEIRA

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Matemática financeira; Demonstrativos contábeis: balanço patrimonial e demonstração de resultado; Depreciação; Análise horizontal e vertical; Índices de liquidez, financiamento, atividade, lucratividade, rentabilidade; Administração de capital de giro: caixa, contas a receber e estoques; Análise de risco: CAPM e APT; Estrutura de capital, alavancagem financeira e custo de capital (WACC); Política de dividendos, ações preferenciais e ordinárias; Conceitos de custos, relação custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional; BM&F e mercado de derivativos.

    Disciplina: GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Responsabilidade social. Integração de recursos. Ferramentas de gestão. Inovação e Empreendedorismo.

    Disciplina: JOGOS DE EMPRESAS

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Fornecer aos participantes habilidades para, através de jogos e técnicas, influenciar a maneira das pessoas aprenderem. Aprender melhor e mais rapidamente em grupos, melhorar o inter-relacionamento pessoal e maior integração grupal, criar um ambiente de sinceridade e confiança mútua e por fim levar o grupo à maturidade. Disciplina eminentemente prática com o objetivo de possibilitar aos alunos, agrupados, construir planos de negócios, de empreendimentos escolhidos livremente.

    Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Teoria Geral. eoria Geral. O Direito Comercial. Evolução Histórica. Fontes. Atividade empresarial. Regime Jurídico da livre iniciativa. Registro de empresa. Livros comerciais. Estabelecimento empresarial. Nome Empresarial. Propriedade empresarial. Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Sociedades mercantis. Classificação das sociedades mercantis. O empresário e os direitos do Consumidor.

    Disciplina: MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: O gestor compreenderá o que é motivação, suas várias teorias bem como sua aplicação no ambiente de trabalho. O profissional saberá identificar os estilos de liderança, bem como será desenvolvido o perfil do gestor. Estudará as diferenças entre gerente e líder, bem como seu papel dentro da organização.

    Disciplina: FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA E DA GESTÃO DE SERVIÇOS

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Operações de uma organização. Análise conceitual da função Logística. Logística Global e vantagem competitiva. Benchmarking de processos logísticos. Estágio anual de desenvolvimento da Logística (logística integrada, operações logísticas, tecnologias de informação/comunicação, cross-docking, transit point, logística reversa etc.). Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos: as organizações líderes. A infra-estrutura logística brasileira. A participação dos serviços nas operações de uma empresa. Definição e hierarquização de serviços. Avaliação econômica, financeira e estratégica quanto à terceirização e quarteirização. Análise de custo x benefícios. Contratação de serviços. O uso de serviços externos para atividades logísticas (operadores logísticos). Indicadores de desempenho dos serviços.

    Disciplina: NORMALIZAÇÃO TÉCNICA E AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DE PRODUTOS E SISTEMAS

    Carga horária: 30 horas
    Ementa: Avaliação da Conformidade. Normas Técnicas. Auditoria.

    Disciplina: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO LEAN e PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)

    Carga horária: 30 horas
    Ementa: Desafios para a competitividade empresarial na economia globalizada; Integração da empresa em cadeias de valor global e a busca da excelência operacional; Expectativas dos clientes/consumidores e requisitos para o negócio; Identificação de prioridades competitivas e estruturação do sistema produtivo para a competitividade; Estratégia e posicionamento; Novos paradigmas da administração da produção; benchmarking de indicadores de práticas e performances de excelência em gestão; Conceitos e ferramentas da produção lean; Conceito de desperdícios e melhoramento contínuo; Focalização da produção; Planejamento e controle da produção lean; Sistema kanban; Redução de lead times produtivos; Células de produção e polivalência; Flexibilidade na produção lean; A cadeia logística lean; Papel estratégico do desenvolvimento de produto na indústria da variedade; Estudo de caso; Casos práticos e trabalho em grupo.

      Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA

    Carga horária: 30 horas
    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

Outro curso relacionado com mba executive

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |