MBA Executivo em Energia: Gestão e Negócios

Solicite informação sem compromisso Trevisan Escola de Negócios Sede Rio de Janeiro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA Executivo em Energia: Gestão e Negócios - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo

    MBA EXECUTIVO EM ENERGIA: GESTÃO E NEGÓCIOS


    Este curso visa  oferecer aos alunos um conhecimento abrangente dos diversos aspectos Regulatórios, Tecnológicos, de Gestão, com especial foco em Negócios, presentes no Setor de Energia no Brasil.

    O MBA tem o objetivo de contribuir no processo de gerenciamento e tomada de decisão no Setor de Energia, buscando capacitar profissionais no processo de análise estratégica dos riscos regulatórios e tecnológicos, no entendimento e análise de mercado, nos aspectos de desenvolvimento de novos negócios, na avaliação de viabilidade econômica e financeira de projetos, aliado a uma visão sustentável das extremidades ambientais e sociais geradas pelo negócio.

    Carga horária: 408 horas-aula.
    Duração: 17 meses.
    Horário: Sábados das 9h às 18h.


    Objetivos

    O MBA tem o objetivo de contribuir no processo de gerenciamento e tomada de decisão no Setor de Energia, visando capacitação no processo de análise estratégica dos riscos regulatórios e tecnológicos, no entendimento e análise de mercado, nos aspectos de desenvolvimento de novos negócios, na avaliação de viabilidade econômica e financeira de projetos, aliado a uma visão sustentável das externalidades ambientais e sociais geradas pelo negócio.

    A quem se destina

    O MBA é indicado para profissionais com formação superior, atuando em funções corporativas diversas como analistas, coordenadores, gerentes, executivos ou gestores vinculados a órgãos reguladores e governamentais assim como empreendedores e tomadores de decisão, que atuem em Mercados de Energia ou não. O MBA também é aberto para profissionais em início de carreira que busquem especialização no Setor de Energia.

    Matriz Curricular

    Conheça o programa completo do curso:
    • Políticas e Planejamento Energético 32h
    • Análise de Mercados em Energia Elétrica 24h
    • Regulação e Comercialização de Energia Elétrica 24h
    • Supervisão, Controle e Operação do Sistema Elétrico. 24h
    • Gerenciamento de Riscos Corporativos em Ativos de Energia 24h
    • Metodologia Científica I_TCC 24h
    • Tecnologia de Geração de Energia Elétrica 32h
    • Gestão do Desempenho Energético 24h
    • Tecnologia de Exploração e Explotação de Petróleo e Gás Natural 32h
    • Sustentabilidade e o Setor de Energia 32h
    • Mercados de Carbono e o Setor de Energia 24h
    • Desenvolvimento de Novos Negócios em Energia Elétrica 24h
    • Fundamentos de Avaliação Econômico-Financeira de Projetos 24h
    • Avaliação Econômico-Financeira de Projetos de  Energia Elétrica 24h
    • Metodologia Científica II _ Apresentação preliminar dos TCC 24h
    • Tópicos Especiais _ 4 Seminários (a definir conforme perfil da turma)16h
    TOTAL  408


    Coordenação

    Coordenação Acadêmica:

    Prof. M. SC Ricardo Fontenele.

    Graduado como Engenheiro Mecânico, "Certified Quality Engineer" pela American Society for Quality (USA), Pós Graduado em Gestão Ambiental pelo Open University (UK), M.Sc em Análise de Risco Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Auditor Líder certificado nas áreas de Qualidade/Meio Ambiente/Saúde e Segurança, tendo atuado desde a primeira certificação ambiental no Brasil. Atuou como Tutor dos cursos de formação de Auditor Líder Ambiental reconhecido pelo IRCA (UK). Atuou como Validador de Projetos de Créditos de Carbono de acordo com as resoluções da ONU no âmbito do Protocolo de Kyoto e mercado voluntário (VCS). Atuou como Verificador de Relatórios de Sustentabilidade de acordo com os requisitos do Global Reporting Iniciative (GRI). Atuou como instrutor do Ministério do Meio Ambiente para formação de auditores ambientais atendendo a Resolução Conama 306. Trabalhou no Grupo "Bureau Veritas" na Divisão de Certificação como Gerente Técnico para a América Latina posteriormente como Gerente de Produtos Customizados foi responsável pelo desenvolvimento de negócios nas áreas de Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Eficiência Energética de acordo com requerimentos da UNFCCC (ONU), Princípios do Equador/IFC (Banco Mundial), IHA (International Hydropower Association), Global Reporting Iniciative (GRI), ISO 50001 entre outros, especialmente com Grandes empresas do Setor de Energia. Atualmente trabalha no Grupo EBX na Diretoria de Sustentabilidade Corporativa atuando na implantação do Plano de Sustentabilidade das empresas do Grupo.


    Metodologia Trevisan

    Com o objetivo de formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado, a Trevisan Escola de Negócios oferece conteúdos e programas constantemente atualizados e em estreita relação com o mundo corporativo. Sempre fiel ao princípio de unir a sólida base teórica com a aplicação prática do aprendizado, os cursos dão ênfase às simulações e aos estudos de casos.

    Para isso, a Metodologia Trevisan alia difusão do conhecimento através de aulas-conferência, intercâmbio de idéias através do fomento do debate em sala e aplicação de exercícios e atividades vivenciais focadas na prática corporativa.


    Processo seletivo

    Conheça o fluxo do processo seletivo.
    1. Preencher Ficha de Pré-inscrição.
    2. Enviar CV a comissão avaliadora da Pós.
    3. Entrevista com o Coordenador do Curso.
    4. Aprovação.
    5. Matrícula.

    * Seu vínculo com a Instituição só estará efetivado ao término de todo o processo.


    Informações

    "A programação das aulas poderá sofrer alterações para melhor adequação ao calendário escolar fixado pela Instituição. Aulas suspensas em razão de feriados ou afins poderão ser agendadas em horários diversos dos inicialmente oferecidos pelo curso. Todas as alterações serão comunicadas aos alunos."

    Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Trevisan Escola de Negócios cumprem as normas constantes na legislação educacional, principalmente as previstas na Resolução CNE/CNS nº 01/2007.

Outro curso relacionado com mba executive

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |