Mestrado em Controladoria Empresarial

Solicite informação sem compromisso Universidade Presbiteriana Mackenzie

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Mestrado em Controladoria Empresarial

  • Modalidade
    Aulas presenciais e com a realização na sede em São Paulo.
  • Duração
    A carga horária é disponibilizada diretamente na instituição.
  • Certificado oficial
    A universidade outorga um diploma de Mestre em Controladoria Empresarial.
  • Considerações
    A formação busca capacitar o profissional no que há de mais avançado dentro desse segmento. Teorias e práticas do ramo incluem matérias como Análise de Cenários Econômicos, Contabilidade Empresarial e Societárias,Direito Empresarial e Tributário, Estratégia Empresarial,Matemática Financeira e Estatística Aplicada,Administração do Capital de Giro, entre outras.
  • Dirigido a
    Para todos os profissionais graduados que desenvolvam atividades nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Finanças, Custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de Serviço, Indústria, Comércio e Alta Tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
  • Área de atuação
    Todas as empresas com fins lucrativos ou não e de setores públicos ou privados.

Comentários sobre Mestrado em Controladoria Empresarial - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial tem como objetivo a formação de pós-graduados na área de Controladoria para se desenvolverem como executivos ou assessores de elevado padrão de desempenho, capacitados para gerir informações estratégicas e operacionais objetivando a geração de valor para tornar a empresa mais competitiva.



    Entende-se a Controladoria como a área ou função da empresa que tem como finalidade identificar, mensurar, avaliar e comunicar as informações necessárias para o planejamento, execução e controle de ações que visem a criação de valor para a empresa. Em síntese, a Controladoria é entendida como responsável pela agregação e disponibilização das informações necessárias ao processo decisório dos stakeholders e pelo estabelecimento das bases para a concepção, construção e manutenção dos Sistemas de Informações Contábeis (SIC) nas empresas.



    A área de concentração do Mestrado Profissional é Controladoria Empresarial desdobrada duas linhas de pesquisas: Contabilidade para usuários internos e Contabilidade para usuários externos, através das quais são desenvolvidos os projetos de pesquisa dos professores e dos alunos. As disciplinas do Curso também se vinculam a essas linhas de pesquisa.
  • Dirigido a
    profissionais que desenvolvem atividades na área de controladoria, contabilidade, finanças, custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
  • Titulação
    Mestre em Controladoria Empresarial
  • Conteúdo
    Linhas de Pesquisa
    Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Internos
     
    Objetivo e Temas de Estudos
    Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários internos, voltada identificar e mensurar as informações contábeis visando a potencializar o seu uso, de maneira a otimizar recursos e agregar valor para as empresas. Para isso, utiliza-se uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando fundamentos das áreas de psicologia, sociologia, economia e filosofia com os da contabilidade gerencial e seus respectivos usos empresariais.
     
    Esta linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas a seguir indicados:
     
    Medição de performance empresarial:
     
    Esta temática busca estudar os seguintes temas: balanced scorecard, mensuração de ativos intangíveis; metodologias de gestão integrada de riscos e sua relação com desempenho empresarial, mensuração dos custos e seus impactos, orçamento empresarial e seus relacionamentos organizacionais.
     
    Comportamento e contabilidade:
     
    Esta temática busca o estudo de temas como: processo decisório em ambientes de informação contábil, perfil dos usuários e dos profissionais da contabilidade e seu relacionamento com a informação contábil, competências dos contadores e seus relacionamentos. 
     
    Controladoria no ambiente institucional:
     
    Esta temática busca o estudo de temas como: cultura e o uso dos instrumentos de planejamento e controle, a relação de poder e a contabilidade, motivações e dificuldades do uso de instrumentos de contabilidade gerencial nas organizações, entre outros temas.
     
     
    Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos
     
    Objetivo e Temas de Estudos
    Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários externos. Está focada em analisar como a informação contábil afeta e é afetada pelos interesses difusos dos agentes nos ambientes econômico, político, social e legal. Para atingir esse objetivo a linha utiliza uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando conhecimentos da contabilidade com os das áreas de administração, economia, psicologia e sociologia.
     
    Essa linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas:
     
    Regulamentação Contábil:
     
    Esta temática busca estudar o conjunto das medidas legais ou regulatórias que interferem nas práticas e procedimentos da contabilidade de uma entidade. São abordados diversos assuntos tais como: normas nacionais e internacionais emitidas pelos organismos reguladores da contabilidade, legislação tributária, legislação comercial e societária, funcionamento do mercado financeiro e de capitais, auditoria, entre outros temas.
     
    Qualidade da Informação Contábil:
     
    Esta temática busca identificar e avaliar os fatores endógenos e exógenos que afetam a informação contábil reportada ao público externo, bem como, os relatórios da contabilidade que interferem no processo de avaliação e/ou decisão dos usuários. São abordados diversos assuntos tais como: escolhas contábeis, características da informação contábil, c
    O Curso destina-se aos profissionais que desenvolvem atividades na área de controladoria, contabilidade, finanças, custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
     
    onservadorismo, persistência, value relevance, disclosure, teoria da agência, governança corporativa, ativos intangíveis, aspectos comportamentais sobre a informação divulgada, entre outros temas.
     
    Valuation e Informação Contábil:
     
    Esta temática busca estudar a relação entre as informações contábeis e valor de mercado dos títulos financeiros (ações e dívidas) emitidos por uma empresa. São abordados diversos assuntos tais como: análise econômica e financeira das empresas, análise fundamentalista, análise técnica, instrumentos financeiros, risco e retorno, modelos contábeis para precificação de ativos, entre outros temas.
     
    A partir dessas linhas de pesquisa e de seus respectivos temas ocorre a escolha do tema da dissertação do aluno. Essa escolha será feita após a admissão do candidato no Programa, não sendo aceitos temas prévios ou que não tenham conexão com aqueles das linhas de pesquisas.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber maiores informações sobre o Mestrado em Controladoria Empresarial, como processo seletivo, período, valores e outras. "

Gecilene para Mestrado em Controladoria Empresarial

Minas Gerais

"Gostaria de saber qual o período de seleção, qual o assunto cai na prova, o preço do mestrado e suas formas de parcelamento e qual o período das provas para o ingresso no Mestrado em Controladoria Empresarial. "

Hogana para Mestrado em Controladoria Empresarial

Piauí

"Gostaria de saber período do Mestrado em Controladoria Empresarial, se existe a possibilidade de fazer semi-presencial, dias de aula, investimento e exigência para o ingresso. "

Aristoteles para Mestrado em Controladoria Empresarial

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com auditoria de qualidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |