Mestrado em Engenharia de Materiais

Solicite informação sem compromisso Universidade Presbiteriana Mackenzie

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Mestrado em Engenharia de Materiais

  • Modalidade
    As aulas são presenciais na sede em São Paulo.
  • Duração
    A carga horária pode ser informada diretamente na instituição.
  • Certificado oficial
    A universidade oferece um diploma de Mestre em Engenharia de Materiais, ao final do curso.
  • Considerações
    Este programa tem como objetivo possibilitar a formação do aluno de mestrado,e dar condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica com o intuito de dominar os vários conceitos e metodologias da grande área de Ciência e Engenharia dos Materiais, qualificando-o à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado.
  • Dirigido a
    Destinado a Portadores de diploma / certidão de conclusão do ensino superior, nas diversas 'areas de engenharia, e também arquitetura, sendo química, mecânica e de construção civil
  • Área de atuação
    Empresas de engenharia, de produção de produtos de consumo, maquinários, sendo indústrias ou consultorias de planejamento empresarial e de estratégia de produção industrial.

Comentários sobre Mestrado em Engenharia de Materiais - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Visando formar profissionais altamente qualificados, o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como objetivos: Consolidar os conhecimentos tecnológicos, capacitando o profissional das áreas de Engenharia de Materiais e correlatas na produção de conhecimento e na pesquisa de problemáticas específicas a sua área de atuação; Preencher lacunas existentes no campo de Engenharia de Materiais, no que diz respeito à produção de conhecimento e resolução de problemas tecnológicos, objetos de pesquisa; Promover a produção de conhecimento em bases atualizadas do setor produtivo na área de concentração "Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais".
  • Dirigido a
    Este curso atende a profissionais graduados em Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica e Bacharéis em Química e Física e áreas afins, que pretendam solucionar problemas tecnológicos no desenvolvimento e caracterização de materiais necessários às crescentes exigências de mercado com relação à utilização dos diferentes materiais.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia de Materiais
  • Conteúdo
    Áreas de Concentração
    O Programa é estruturado por uma Área de Concentração: Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais, e por duas linhas de pesquisa dentro dessa área de concentração. Um conjunto de 15 disciplinas curriculares (2 obrigatórias e 13 eletivas) e duas atividades programadas compõem a estrutura curricular do Curso. Essas disciplinas e as duas linhas de pesquisa têm como meta a busca da produção de conhecimento aplicado a um projeto do campo de investigação e atuação em Engenharia de Materiais. É importante enfatizar que os conteúdos desenvolvidos no Programa são de caráter tecnológico, não estanque, relacionando-se às disciplinas propostas com os projetos de pesquisa.
    Atividades programadas obrigatórias
    Metodologia Científica Aplicada à Pesquisa em Engenharia de Materiais:
    Esta atividade visa fornecer subsídios para a elaboração de Projetos das Dissertações de Mestrado Profissional em moldes científicos, tais como o recorte do objeto de estudo, a estruturação de quadros de referências teóricas, a proposição de planos de trabalho e assim por diante. Esta atividade, desenvolvida durante o primeiro semestre, permite que o aluno construa seu Projeto de Dissertação. Esta atividade é coordenada por um docente permanente do programa com o apoio dos respectivos professores- orientadores.
     
    Seminário Geral de Área:
    Cada mestrando, durante o segundo semestre do curso, deve apresentar em data programada no início do semestre, um seminário versando sobre o seu projeto de pesquisa, indicando o plano de trabalho a ser desenvolvido, com introdução, revisão bibliográfica, materiais e métodos, cronograma de atividades, e resultados esperados. O material apresentado é avaliado e discutido por três docentes doutores, sendo um, o docente Coordenador do Seminário Geral de Área, e os demais docentes pertencentes ao quadro permanente do Programa.
     
    Observações: as atividades programadas obrigatórias, Iniciação à Produção Científica e Seminário de Área, têm objetivo de auxiliar o mestrando no desenvolvimento de seu trabalho de dissertação
    Linhas de Pesquisa
    As duas linhas de pesquisa, Correlação entre Microestrutura e Propriedades dos Materiais para Aplicações Tecnológicas e Reciclagem e Processamento de Materiais, têm como diferencial seus específicos e respectivos objetos de estudo.
     
    Correlação entre Microestrutura e Propriedades dos Materiais para Aplicações Tecnológicas:
    Esta Linha de Pesquisa permitirá ao aluno um melhor entendimento das correlações existentes entre microestrutura e propriedades dos materiais, visando resolver um problema e/ ou situação específico relacionado com a sua atuação profissional.
     
    Reciclagem e Processamento de Materiais:
    A Linha de Pesquisa Reciclagem e Processamento de Materiais estuda a reciclagem e/ou o processamento de diferentes materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos), visando à diminuição ou, se possível, à eliminação de resíduos industriais, contribuindo para um desenvolvimento sustentado.
    A reciclagem e conseqüentemente o reprocessamento dos materiais recicláveis representam um aspecto extremamente importante para o setor produtivo, permitindo que o aluno, possa desenvolver e adequar processos em materiais recicláveis ou materiais que possam hospedar rejeitos indesejáveis.

    Disciplinas Obrigatórias:
    - Caracterização de Materiais
    - Ciência dos Materiais

    Disciplinas Optativas:
    - Alumínio e suas Ligas: Processamento e Aplicações
    - Análise de Falhas e Prevenção
    - Blendas e Compósitos Poliméricos
    - Cerâmica Avançada
    - Cerâmica Refratária
    - Corrosão e Tecnologia de Modificação de Superfície
    - Degradação e Estabilização de Polímeros
    - Processamento de Materiais Cerâmicos
    - Processamento de Materiais Metálicos
    - Processamento de Materiais Poliméricos
    - Reciclagem de Materiais
    - Tecnologia de Tratamentos Térmicos
    - Tópicos Avançados em Aços Inoxidáveis

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de receber informação de todos os mestrados que a Mackenzie possui na área de engenharia civil com a duração de cada um e os valores, se possível. "

Wanderson para Mestrado em Engenharia de Materiais

Goiás Estado

"Sou engenheiro mecânico e estou interessado em fazer o curso de Mestrado em Engenharia de Materiais. Trabalho na área, como engenheiro do produto na Volkswagem e gostaria de saber o preço deste curso e qual o prazo para inscrição e processo seletivo. "

Fabio para Mestrado em Engenharia de Materiais

São Paulo

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de Mestrado em Engenharia de Materiais, como por exemplo, numero de dias por semana de aulas, se possível o horário das aulas, pois sou de americana e precisarei viajar para fazer o curso. "

Rodrigo para Mestrado em Engenharia de Materiais

São Paulo

Outro curso relacionado com engenharia material

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |