Conteúdo
Sobre o curso
O curso, que começou a funcionar na UPF em 2003, é aprovado pela Capes. O público-alvo são engenheiros civis, arquitetos, profissionais de outras engenharias e profissionais de nível superior de áreas afins.
Entende-se como infraestrutura a área da Engenharia Civil dirigida à construção e manutenção de sistemas construídos que ofereçam suporte aos assentamentos humanos e às atividades produtivas, englobando na proposta do programa: projeto, construção e gerenciamento de sistemas viários e de subsistemas de infraestrutura correspondentes (pavimentação, pontes, viadutos, drenagem), sistemas de abastecimento de água e de saneamento ambiental (tratamento e controle de efluentes, gerenciamento de resíduos) e outros elementos no meio rural e urbano. A implantação de sistemas de infraestrutura, inevitavelmente, provoca alterações no meio que, às vezes, podem ser danosas ao desenvolvimento da vida e à preservação das espécies dos sítios naturais, exigindo gestão e soluções tecnológicas de engenharia adequadas.
As turmas do mestrado são anuais com inscrições iniciando no mês de novembro. As aulas iniciam sempre em março. A duração de cada turma é de 24 meses e as aulas são concentradas de quartas às sextas-feiras.